Desenhista recorreu à infância para criar cartaz oficial de Barretos

Festa do Peão mais famosa do Brasil premiou os atletas com mais de R$ 100 mil em 11 dias de muito entretenimento, esporte e cultura

Um apaixonado por pinturas de touros e desenhos de cavalos é o artista plástico autor do cartaz oficial da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Paulistano, o desenhista, pintor e programador visual Paulo Sayeg foi convidado pela organização do evento para assinar o cartaz de divulgação da edição de 2019 após a diretoria ter visto trabalhos seus na decoração de uma empresa.

“Recebi o telefonema e me senti honrado. É uma festa que todo mundo conhece e tem sua importância socioeconômica cultural”, disse Sayeg. Antes de chegar à imagem final – uma aquarela em têmpera sobre papel – o artista criou outras opções e reportou todas para Os Independentes.

“A ideia inicial era um desenho com touros, mas conversando com um amigo mais ligado com a agropecuária passei a entender mais dessa cultura. Ele me contou o que a festa de Barretos representa e a partir daí mudei a característica do desenho”, explicou.

Estudioso da cultura paulista, Paulo Sayeg tem 60 anos e disse que buscou inspiração em filmes de faroeste americano que assistia quando criança. Na imagem, traços remetem a três cavalos montados com os competidores de chapéu e as mãos para o alto.

“Veio essa lembrança forte da infância, dos filmes de faroeste americano que eram tão presentes naquela época. No desenho não há algo especifico, cada um tem uma maneira de ver”.

A produção de um cartaz oficial da Festa do Peão de Barretos acontece desde 1956 quando a arte foi feita pela artista plástica Conceição Borges. Todos os cartazes estão expostos em uma galeria no Memorial do Peão, localizado no Parque do Peão, e também podem ser vistos no site Os Independentes.

Colaboração: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário