Eudimar Novais conquistou o tricampeonato no Rodeio de Ariquemes

O feito permitiu que ele construísse uma história inédita de vitórias dentro dos Rodeios.

Mais uma edição da Expoari foi encerrada com sucesso, em evento realizado pela APA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, em sua 35ª edição. A festa está no TOP 3 do Brasil no quesito premiação e, este ano, inovou na parte de competições na arena, com provas todas as noites.

A Expoari envolve toda a comunidade e tem um leque de atrações para todos os gostos com rodeio, provas cronometradas, shows, camarotes, boate, leilões, expositores, muito entretenimento, negócios, movimentando a cidade, região, a maior evento do estado, do Norte, e um dos mais importantes do Brasil.

Rodeio
“Fizemos poucas mudanças, trabalhamos com uma estrutura base e as inovações não foram facilmente adequadas dentro da estrutura da festa”, comentou Antônio Duran, presidente da APA. “O sucesso do evento vem do empenho de nossa diretoria, dos patrocinadores e do público que participou da festa”.

Rodeio

Alguns fatos são inéditos, mas alguém ganhar o mesmo rodeio três vezes seguidas é muito além do inédito, é incrível! Foi o que Eudimar Novais fez em Ariquemes/RO, na Montaria em Touros, durante a Expoari, que aconteceu de 26 a 29 de julho. Ele tornou-se o primeiro tricampeão da festa, o primeiro tricampeão de forma consecutiva e, para quem não sabe, ele conseguiu a vaga do primeiro título, 2016, sendo campeão do rodeio regional, ou seja, quatro títulos.

Ariquemes foi o começo de tudo para Eudimar. Foi lá que ele ficou conhecido e conseguiu ir para a ACR, ganhou a Liga Nacional de Rodeio – LNR, foi para o The American nos Estados Unidos, depois fez uma temporada este ano na Professional Bull Riders. Literalmente, ele foi de Ariquemes para o mundo.

A verdade é que o tempo passou e Eudimar Novais, de Cerejeiras/RO, ganhou experiência. Hoje, seu discurso é outro, não é mais aquele menino tímido com poucas palavras nas entrevistas. Ele teve mais uma vez como aliado a torcida ao seu lado, que vibrou com todas as montarias, pois sabiam que, se ele não vencesse o touro da final o título ficaria com os paulistas.

Rodeio
Eudimar Novais em apresentação no Rodeio

Mas, nem Eudimar nem o público falharam, foi uma viagem emocionante de oito segundos e pela terceira vez ele saiu da Arena da Expoari como o grande campeão. “Esse foi o título mais difícil porque todos os competidores andaram no mesmo ritmo, boiada esteve igualada do início ao fim, qualquer uma poderia ser campeão na final se um touro pulasse mais difícil. E esse rodeio acaba sendo minha casa, gosto muito de montar aqui, essa energia é inexplicável”, comentou o campeão.

Ele diz ainda que vai dar um tempo no Brasil, mas pretend, no começo do ano, voltar para os Estados Unidos. “Eu tenho uma coleção de fivelas aqui da Expoari, entre títulos e diárias, mas eu preciso contar para saber.”

Eudimar Novais somou 429,25 pontos. O segundo lugar ficou para Elvis Vinícius, de Floreal/SP, com 421,25 pontos. Edmilson Gonçalves, São J0sé do Rio Preto/SP, foi o terceiro, com 420 pontos. Com 333 pontos, Alan de Souza, de Taubaté/SP, foi o quarto. Encerrando o pódio com Anderson Lucas Martins, de Alto Taquari/MT), com 331,50.

Com organização de Vinícius Custódio, uma prova de Laço em Dupla e outra de Laço Individual reuniu grandes nomes do laço nacional. Uma prova rápida, bem organizada, envolvendo o público. “Graças a nossa amizade no meio, conseguimos trazer, grandes nomes, com o desafio de agradar o público e ser uma prova rápida na arena, já que era a primeira vez que fizemos elas todos os dias na arena”, explicou Vinícius. “Acredito que o desafio foi vencido, estamos muito felizes com o resultado.”

No Team Roping, a vitória ficou para Mikael Cassiano e Alemão, seguido por Thiago Polizelo e Digo Paes, Baiano e Lucas Tangará, Alexandre Peres e Vinícius Custódio. No Laço Individual, Mário Francisco, São Simão/SP, levou a fivela, com Edgar Ferreira, de Goiânia/GO sem segundo e Vinícius Custódio, de Ariquemes, em terceiro.

Por Eugênio José
Foto: Leandro Kazuo

Deixe um comentário