Festa do Peão de Barretos: confira as emoções do 1° fim de semana

Edição histórica reúne tradição da cultura sertaneja, emoção nas provas e montarias de rodeio e uma maratona de 130 shows musicais, em celebração aos 70 anos, de 21 a 31 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP

Para quem ama rodeio, estar na Festa do Peão de Barretos é um sonho. Mesmo ‘batendo cartão’ todo ano, cada edição tem uma emoção diferente. E em 2025, a comemoração dos 70 anos do maior evento do gênero na América Latina está levando as pessoas a se emocionarem e sonharem com cada atração em cada metro quadrado do Parque do Peão, em Barretos/SP.

Além dos 130 shows marcados, na arena a emoção das montarias e provas equestres está sendo garantida por cerca de 3,5 mil competidores. A Festa do Peão de Barretos 2025 distribuirá R$ 1,5 milhão em prêmios em nove modalidades, consolidando-se como uma das maiores competições do mundo do rodeio.

Na programação dos 11 dias, o tradicional Rodeio Internacional, com R$ 385 mil em prêmios, as finais da PBR Brazil (Professional Bull Riders), da Liga Nacional de Rodeio (LNR) e da Supercopa do Campeonato Barretos de Três Tambores. Além disso, o público poderá acompanhar provas de Team Penning, Team Roping, Ranch Sorting, Breakaway Roping, Bareback, Sela Americana e Cutiano, com destaque para o Barretos International Rodeo, principal disputa de montarias em touros.

Festa do Peão de Barretos-Gustavo campeão-Alberto Gonzaga
O campeão da PBR Brazil durante a Festa do Peão de Barretos 2025, Gustavo (centro), ao lado do tricampeão mundial de Montaria em Touros Adriano Moraes (esquerda) e Rafael Vilela – Foto: Alberto Gonzaga

Campeões do 1° final de semana

Um jovem de 19 anos se consagrou na arena da Festa do Peão de Barretos: o jovem talento Gustavo Luiz da Silva, de Inocência/MS, ganhou o título nacional da PBR Brazil por antecipação, venceu a etapa final em Barretos e também levou a fivela de melhor Estreante do Ano. Com isto ele se tornou apenas o terceiro competidor na história da PBR no Brasil a conquistar a Tríplice Coroa, feito alcançado anteriormente somente por Luciano de Castro (2015) e José Vitor Leme (2017).

Depois do sucesso todo na temporada, mantendo-se constante em todas as etapas, chegando inteiro na final, mostrando porque é o melhor da PBR Brazil, o sul mato-grossense nem volta para casa. Gustavo embarca para os Estados Unidos dia 26/08, onde competirá pelo Nashville Stampede, no campeonato mundial de times da PBR americana. Confira toda a história da final brasileira da PBR clicando aqui.

O campeão do rodeio em cavalos pela modalidade Sela Americana foi o competidor Hendrik Baldissera, de Capão Bonito/SP, filho do supercampeão da modalidade, Leandro Baldissera. É sua primeira fivela na Festa do Peão de Barretos e, se depender da carga genética, vem muito mais por ai.

O rodeio em cavalos no estilo Bareback conheceu o campeão após uma final disputada ponto a ponto. O mineiro de Guaxupé, Gustavo Cyrino, voltou para casa com o título por apenas um ponto de vantagem em cima do segundo colocado.

Festa do Peão de Barretos - Hendrik Baldissera -Sela Americana - André Monteiro
Hendrik Baldissera, campeão da Sela Americana na primeira semana da 70a. Festa do Peão de Barretos – Foto: André Monteiro

A grande final do Ranch Sorting contou com 11 duplas classificadas através das eliminatórias de quinta, sexta, sábado. Com o tempo de 28s182, os mineiros João Paulo Caixeta (Patos de Minas) e Paulo Henrique da Silva Mesquita (Bom Despacho) sagraram-se campeões da categoria Aberta.

A notícia não muito boa, é que eles não ganharam fivela nem premiação em dinheiro, segundo desabafo feito por João Paulo nas redes sociais. Na categoria Amador, o título ficou com os paulistas Júnior Tadayoshi Rodrigues Murakami (São Paulo) e Felipe Rosielo (Ribeirão Preto), que marcaram 33s267 na final.

O Ranch Sorting foi destaque ainda pela quebra do recorde mundial da modalidade, quando a dupla formada por Marcos Medeiros, de Avaré/SP, e Marcelo Barbosa, de Ji-Paraná/RO, cravou o tempo de 18s289 na primeira classificatória.

A 70ª Festa do Peão de Barretos conheceu também os campeões do Team Penning. Com 10 trios classificados, na Soma 11, o título foi para Túlio Goulart Soares, João Vitor Franco Junqueira Gomes da Silva e João Pedro Pereira (66s771); e na Soma 6, venceram os mineiros Fernando Gabriel Silva Paiva, Paulo Henrique de Lima Vinhal e Juarez Antônio da Cruz Júnior (51s207).

A disputa dos Três Tambores conheceu os campeões, após reunir 15 concorrentes, sendo 10 no Feminino e 5 no Mirim.  Na Feminino, título para a já consagrada competidora de Potirendaba/SP, Eduarda Ferreira Peres (35s311), montando o cavalo César 3 6 HRZ.  Na categoria Mirim, o campeão foi o jovem Lorenzo Gumieiro Mansanaro Salvador, de Piratininga/SP (36s203).

A noite de 21 de agosto também marcou a volta do Team Roping, depois de 20 anos, à arena do Parque do Peão, dentro das competições do rodeio cronometrado. Os competidores participaram de classificatórias e eliminatórias, definindo dez duplas que farão a final no próximo sábado, dia 30 de agosto. Clique para ver os classificados.

Bem-estar animal está entre os grandes compromissos da Festa do Peão de Barretos

Reconhecida como o maior evento do gênero na América Latina, a Festa do Peão de Barretos reforça seu compromisso em garantir as necessidades físicas, psicológicas e comportamentais de um animal.

Durante os 11 dias de evento, touros e cavalos recebem acompanhamento diário de uma equipe multidisciplinar formada por médicos veterinários, fisioterapeutas e zootecnistas. O trabalho segue protocolos rígidos de manejo, documentações médicas que certificam saúde que incluem aquecimento, alongamento, desaquecimento pós-prova, monitoramento de sinais vitais e terapias de recuperação.

A estrutura nos bastidores inclui baias arejadas, áreas de descanso e equipe de prontidão 24 horas. Todo o trabalho é voltado para garantir segurança, saúde e bem-estar, reforçando o papel de Barretos como referência em rodeio moderno, responsável e alinhado às exigências da atualidade. Além do acompanhamento clínico, os animais contam com fisioterapia preventiva e de reabilitação.

Festa do Peão de Barretos Ana Castela Estadio
Ana Castela não economizou em simpatia, inovação e paixão pelo rodeio encantando os fãs da Festa do Peão de Barretos – Foto: Alisson Demetrio

Outros destaques da 70ª Festa do Peão de Barretos

Com os ingressos esgotados, o primeiro sábado do Barretão (23/08), foi marcado pela apresentação da ‘Embaixadora’ Ana Castela, que abriu a programação de shows do dia e demonstrou sua felicidade em estar no evento, com uma performance marcada por muita dança, efeitos especiais, uma apresentação de 600 drones que deram forma a ícones ligados à cantora, além do tradicional cavalo no palco.

A festa conta com um projeto cenográfico inédito, que mescla a força da tradição sertaneja aos recursos mais avançados de tecnologia, um dos destaques nos palcos dos shows, pórticos de entrada e jumbotron. Cada estrutura foi pensada para ser parte da narrativa do evento e criar um design de experiência, valorizando as competições, os shows e a da marca com o público.

Acontecendo desde a primeira edição, o Concurso de Berranteiros consagrou os campeões no domingo (24/08). Ao todo, participaram 25 competidores — 15 homens e 10 mulheres — vindos de diferentes regiões do país, que executaram os cinco toques tradicionais do berrante diante da comissão julgadora. Leandro Soldera, de Cajamar/SP, sagrou-se bicampeão, enquanto Monique Aragão Junqueira conquistou seu primeiro título.

A valorização da cultura sertaneja segue viva no Concurso da Queima do Alho, em sua disputa oficial também no dia 24 de agosto. Entre 20 comitivas, a campeã foi a Devotos do Tião Carreiro, de Riolândia/SP, que após 14 anos de participações e conquistas de segundo e terceiro lugar, levou pela primeira vez o título. A seletiva para 2026 está marcada para 31 de agosto.

Além da disputa entre as comitivas, até o próximo domingo, há a possibilidade de os visitantes saborearem a tradicional comida tropeira preparada em fogões improvisados, resgatando costumes que fazem parte da história sertaneja. No cardápio, não faltam clássicos como arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco.

De volta a Barretos após 20 anos, o Cavalo Crioulo realizou a 1ª Exposição Morfológica no Parque do Peão, reunindo 50 exemplares da raça, de diversas regiões do Brasil. Organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Cavalos Crioulos, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Associação Os Independentes, a mostra avaliou características como costela, garupa, cabeça, pescoço, andamento e aprumos.

Quem faz a cabeça das crianças todos os anos, durante a Festa, é a Montaria em Carneiros, no Rancho do Peãozinho, dentro do Parque do Peão. A competição é séria, contando com eliminatórias e final, como um ‘mini rodeio’ voltado a crianças de até 8 anos e 23 kg. A atividade é gratuita, integra a 70ª edição da Festa do Peão de Barretos e garante toda a segurança com colete, calça e capacete especiais.

Quer ficar por dentro de outras novidades, clique aqui.

Fonte: Os Independentes e Abner Henrique
Foto de chamada/crédito: Alisson Demetrio
Leia mais notícias aqui