No quinto ano realizado pela ARFTI, uma premiação maior que 40 mil reais para o rodeio
O campeão Rafael José de Brito e no touro Medelin. Foto: Ricardo MariottoA cidade de Ibirarema, interior de São Paulo, distante 488 km da capital, recebeu os apaixonados por rodeio de 14 a 17 de setembro para a 5ª edição do Ibirarema Rodeio Fest. Foi o quinto ano consecutivo em que a Associação de Rodeio e Festas Tradicionais de Ibirarema, tendo Juvenal Pontremolez como presidente, realizou o rodeio no formato que tem hoje. Muitos anos atrás, a cidade foi uma das etapas da extinta Copa Unioil e realizava uma festa de portões abertos. Essa tradição se mantém até hoje devido ao apoio da prefeitura.
Com R$ 25 mil em prêmios, 36 competidores começaram a disputa da 19ª etapa do Campeonato Rancho Primavera de Montaria em Touros. Na locução, o experiente Almir Cambra e ainda Raphael Ramos. Com 100% de aproveitamento, Rafael José de Brito de Potirendaba/ SP, foi o grande campeão esse ano, com 447 pontos no total. Na final, ele suportou os oito segundo em cima do touro Medelin (2M) e marcou 88,75 para garantir o título. No sábado, na semifinal, ele mostrou que estava com tudo para levar essa fivela e o prêmio marcando 91,5 no touro Fim do Mapa (CLF).
O atual campeão da PBR Brasil, José Vitor Leme, de Ribas do Rio Pardo/MT, foi o segundo colocado em Ibirarema ao somar 436,5 pontos. Em terceiro, Caic Cassio de Carvalho, de Três Ranchos/GO, com 428,5. Os atletas foram julgados por Mauro Antônio Brosco e Neto Oger. Resultados completos: www.eugeniojose.com.br.
As campeãs pela ANTT Maria Eduarda(Mirim) e Ana Carolina Cardozo
(Feminina). Foto: Ricardo Mariotto
“Aqui no Ibirarema Rodeio Fest nosso foco principal é, e sempre será, o rodeio. Ao contrário de muitas festas que investem e só pensam em grandes shows artísticos, lucrar e deixar o rodeio de lado, aqui nosso foco principal é o rodeio, trazendo sempre os melhores profissionais, o melhores peões da atualidade no cenário nacional, o melhor campeonato de Três tambores do Brasil, a ANTT, onde estão as melhores competidoras, o melhor locutor, som, etc. Esses são os verdadeiros artistas, heróis, campeões que dão show e aqui deram show dentro da arena! Só tenho a agradecer a todos que acreditaram no Ibirarema Rodeio Fest”, comentou Juvenal.
A prova de Três Tambores também teve sua vez na área. A primeira etapa do Campeonato Nacional de Três Tambores – ANTT levou para Ibirarema 93 inscritas nas categorias Feminina, Mirim e Exibição e distribuiu R$ 17 mil. Abrindo o campeonato que irá comemorar 15 anos de ANTT, a associação marcou presença pelo quinto ano consecutivo. “Foi um final de semana muito especial, pois iniciamos uma nova temporada e junto com ela as comemorações pelo nosso 15° ano de existência. Nenhuma outra entidade de rodeio está ativa a tanto tempo como a ANTT e isso nos deixa muito orgulhosas”, comentou Graziella Agnes, vice-presidente da ANTT.
Na Feminina, Ana Carolina Cardozo, de Araraquara/SP, tornou-se bicampeã da ANTT em Ibirarema. Com a vitória na abertura da temporada passada, ela veio novamente para o campeonato este ano brigando pela liderança no ranking logo de cara. Montando Cromo Down Jet WA, sua somatória de tempos foi 47s330. O segundo lugar foi de Fatiana Ferreira Pignanelli, campeã de Ibirarema em 2013 e tetracampeã nacional ANTT, com Exclusive Moon e o tempo acumulado de 47s715.
Na Mirim a vitória foi de Maria Eduarda Laurini Cardozo, filha de Ana Carolina. Elas, que viajam juntas para as disputas das etapas da ANTT desde o ano passado, foram campeãs numa mesma etapa pela primeira vez. As duas também foram finalistas da temporada 2016 e brigam por uma vaga novamente. Com Little Claire HDN, a pequena somou 48s030. Em segundo, Ellen Sayuri, campeã desta etapa ano passado, com Venas Bee Peppy, e 48s149. Resultados completos: www.sgpsistema.com
O 15° Campeonato Nacional de Três Tambores tem sequencia já nesta semana, com a realização da etapa bônus em Maringá/PR, durante a Copa SGP. As provas válidas pela ANTT serão realizadas no sábado, dia 23, e no domingo dia 24. Estarão pontuando todas as categorias até 12 anos pela Mirim, além da Feminino, desde que a competidora assinale no momento da inscrição que deseja pontuar pela ANTT. Outras informações: www.antt.org.br.
Por Luciana Omena