Terminou na noite de domingo, 25 de novembro, a sexta edição do rodeio na cidade de Ibirarema/SP
O evento que foi uma realização da ARFTI – Associação de Rodeio e Festas Tradicionais de Ibirarema. Com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal e Sindicato Rural de Ibirarema, foi realizado no recinto de rodeio Altair Pontremolez de 22 a 25 de novembro.
Recebeu na arena Montarias em Touros, com etapa do Circuito de Rodeio Rancho Primavera, e a prova feminina dos Três Tambores, etapa de abertura oficial da temporada 2019 da Associação Nacional dos Três Tambores.
A história do Ibirarema Rodeio Fest começou com um desafio entre dois amigos. Um deles é tropeiro, dono de boiada, e o outro vereador reeleito em Ibirarema, presidente da Câmara. O amigo tropeiro, Juvenal Pontremolez, desafiou Thiago Briganó, o amigo vereador, para se candidatar a prefeito.
Um dos rodeios que mais cresceu nos últimos anosEm contrapartida, Thiago desafiou o amigo tropeiro a ser presidente do rodeio, caso ele ganhasse. A ideia era de juntos voltar a realizar o rodeio no município. O desafio se transformou em um dos rodeios mais estruturados e qualificados do Brasil. Com Thiago no cargo de prefeito e Juvenal no de presidente do rodeio.
Após um começo difícil, tanto para administrar o município, como arrumar um local para fazer o evento, as coisas se ajeitaram. Após realizar as primeiras edições, o evento terminou sua sexta edição em uma grande dimensão e com projeção de crescimento.
Com a confirmação e compromisso de trazer um show nacional para 2019, que será de Bruno e Marrone no último dia de festa, e melhorar a premiação do rodeio, com um carro ‘zero’ km para o campeão de 2019.
“O rodeio não é algo politizado, é algo que pertence a população, é para eles que fazemos”, explica Thiago. “Nosso recinto é todo pavimentado, o público não fica exposto a pisar na lama por exemplo, e ainda montamos uma estrutura coberta para os visitantes”. E eles querem ir mais longe: “Queremos construir estrutura fixa, indoor. A ideia é crescer e que meus sucessores executem essa progressão”.
O prefeito conhecia o rodeio de frequentar as festas que já existiam no passado, porém, muito vem muito da amizade com Juvenal. “Esse ano visitamos Colorado/PR, uma referência, e vamos sempre aprendendo e tentando qualificar ainda mais”.
Para Juvenal, “Graças a Deus aconteceu tudo como planejado, um rodeio bonito, disputado, qualificado em ambas as modalidades. Estou muito feliz com os resultados, agradeço ao Thiago e toda nossa comissão pelo empenho de meses de trabalho, agora já começamos a pensar na edição de 2019”.
Disputas
Foi em Ibirarema a primeira etapa da temporada 2018/2019 da Associação Nacional dos Três Tambores. Pela Categoria Mirim, a competidora Luana Bastos foi a grande campeã. “Pretendo seguir na ANTT, continuar buscando resultados. Estou feliz com a vitória e quero parabenizar toda a comissão por esse rodeio bem organizado”.
Já na categoria Feminina, a campeã já ganhou várias vezes pela ANTT, porém na categoria Mirim. Nessa temporada, ela migrou para a adulta e essa sua primeira vitória nessa nova fase. Também a primeira com seu animal Mr King Fame. “Foi a primeira vez que consegui competir com ele. Eu nunca tinha ido bem nesse rodeio, é o quarto ano que venho. Mas agora deu certo. Esse evento é muito organizado e competitivo, estou muito feliz de conquistar essa fivela de campeã”.
Samuel vs Xodó na finalNa Montaria em Touros, Samuel Thiago, de Mirante do Paranapanema/SP, foi o campeão incontestável do Ibirarema Rodeio Fest. Esta é a segunda vez que ele vence na cidade. Nesta edição, ele começou e terminou o rodeio como líder. “Agradeço ao Juvenal e toda comissão, estou muito feliz com essa vitória”, disse o competidor.
“Ganhar esse rodeio é algo inexplicável! É uma festa que só cresceu, isso só ajuda nossa confiança. Principalmente eu que fiquei um tempo parado, mas agora estou confiante como antes. Ganhar aqui só aumenta essa confiança e nos deixa muito orgulhoso. Para ganhar aqui precisa estar montando bem”.
CRP
No Circuito Rancho Primavera, foi a décima quinta fivela de Samuel Tiago. O CRP segue para a conclusão de sua temporada 2018 e Ibirarema foi uma etapa importante. Na quarta posição da etapa de Ibirarema ficou o atual campeão de Barretos e líder do Circuito Rancho Primavera, Rafael Ribeiro.
Ele ficou três etapas sem entrar na final, deixando todos os concorrentes encostarem no ranking, diminuindo a diferença que ele havia conquistado. Uma etapa antes de Ibirarema, em Oriente/SP, ele foi campeão, conquistando a quinta vitória da temporada.
Samuel ThiagoEm seis temporadas, só dois competidores conseguiram vencer cinco vezes no mesmo ano pelo CRP. Rafael Marcelino, campeão de 2017, e Rafael Ribeiro, que ainda tem dois eventos pela frente e pode quebrar este recorde.
Em Ibirarema Rafael mostrou que está focado, montando leve, técnico e agressivo para cima dos touros. Muito semelhante ao que ele estava apresentando quando ganhou Barretos em agosto. Agora ele abriu 1.815,70 pontos para o segundo colocado. A final do CRP será em Quintana/SP, de 13 a 16 de dezembro.
Por Eugênio José
Fotos: Ricardo Mariotto
Resultados completos: www.eugeniojose.com.br