As montarias decisivas começam amanhã, 7 de novembro. Títulos em Touro e Cutiano serão decididos no dia 11
Será no Rodeio Tavorense, em Joaquim Távora/PR, a grande final da temporada 2018 da Ekip Rozeta, nas modalidades de montarias em Touros e cavalos estilo Cutiano. A cidade, localizada no norte pioneiro do estado, tem um dos maiores e mais tradicionais rodeios do Paraná.
E este ano realiza sua 27ª edição. Os melhores competidores da temporada estarão na arena disputando os títulos da Copa Wrangler Ekip Rozeta (Touros) e também da Copa Wrangler Panther (Cutiano).
Fábio Bráz, líder Copa WranglerEsta será a primeira vez que as finais dos dois campeonatos acontecem no mesmo evento. “O Rodeio Tavorense já é tradição no nosso calendário. Ano passado realizamos a final da Copa Panther e foi um grande sucesso. Este ano a comissão organizadora aceitou o desafio de realizar as duas finais e não tenho dúvidas que será um dos maiores rodeios que o Brasil já viu”, declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
Para a decisão e a definição dos títulos, foram selecionados os principais animais da atualidade, que certamente não deixarão o caminho fácil para os competidores que pretendem colocar as mãos nas fivelas de campeão.
A Ekip Rozeta encerra uma temporada histórica, onde esteve presente em mais de 60 eventos ao longo do ano. Ao todo, foram 71 etapas na Montaria em Touros e 20 na Montaria em Cavalos, incluindo algumas das arenas mais famosas do Brasil.
Rodrigo Pedro Rosa, líder Copa PantherNovidades
Uma das novidades que o público poderá ver é que pela primeira vez na Montaria em Touros os tropeiros também farão a escolha dos animais que cada competidor irá montar. “É uma ideia que tenho já há alguns anos e vamos conseguir colocar em prática agora. Acredito que isso dará um tempero a mais não só na disputa entre as boiadas, mas também na disputa sadia entre os tropeiros e os competidores”, disse Enrique Moraes.
A competição terá início amanhã, dia 7. No primeiro dia, as montarias seguem o tradicional sorteio. Já no segundo round, na quinta-feira, cada competidor poderá escolher o touro que irá montar, seguindo a ordem de classificação da noite anterior. A grande novidade será colocada em prática na sexta-feira, onde cada tropeiro ou responsável pela boiada é quem definirá os confrontos da noite.
Para a escolha, será seguida a ordem de classificação das boiadas no ranking geral do campeonato. “O tropeiro que tiver cinco touros escalados para a noite, terá que escolher cinco competidores da lista e definir a montaria de cada um, podendo ser em seus próprios animais ou em animais das boiadas concorrentes”, explicou o presidente da Ekip Rozeta.
Acredita-se que dessa forma a competição ficará ainda mais acirrada, pois as escolhas podem ser decisivas para o título da temporada também no Curral de Elite. Já que as três primeiras boiadas estão tecnicamente empatadas e a decisão será montaria por montaria durante a final.
“A escolha dos competidores será tão importante quanto a escalação dos touros, já que em alguns casos o estilo de montaria do competidor pode influenciar na apresentação do animal”, completou Enrique.
No sábado, último dia da competição, será realizada a rodada final, e novamente os competidores poderão escolher qual touro irão montar. Seguindo a ordem de classificação das três noites anteriores.
Já para o Cutiano, as três primeiras noites serão realizados os tradicionais sorteios e no sábado, no round final, os competidores também poderão fazer a escolha dos animais que irão montar.
Colaboração: Agência PrimeComm
Fotos: Ekip Rozeta – JW Foto Arena