Jovem competidora disputa título Nacional de Três Tambores

Ellen Sayuri, atual campeã ANTT Mirim, em sua primeira temporada na Feminina chega para a final entre as seis melhores

Considerada como uma das principais revelações da modalidade Três Tambores nos últimos anos, Ellen Sayuri teve uma temporada com grandes desafios. Após conquistar o título nacional na categoria Mirim em 2018, este ano ela migrou definitivamente para a categoria adulta. Apesar da pouca idade, fez história e está entre as dez finalistas Gold Race classificadas para a etapa decisiva da ANTT, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro em Jaguariúna/SP.

Competir na Feminina não foi, exatamente, uma novidade na carreira da competidora de 14 anos. Desde que iniciou na ANTT, mesmo se dedicando à Mirim, ela também competia na categoria principal, onde foi finalista Silver Race no ano passado. O grande desafio este ano, porém, foi se readaptar e superar a ‘pressão’ de ter que competir de igual para igual com os principais nomes da modalidade no Brasil.

“Não foi fácil, pois a Feminina tem muitas meninas mais experientes do que eu, mas foi um ano com grandes resultados”, revela. Na temporada que está se encerrando, Ellen conquistou o título nas etapas bônus no Congresso Brasileiro da ABQM e na Super Semana do Tambor, dois dos eventos mais acirrados do calendário. Com isto, se tornou a primeira, e até agora, única competidora revelada na categoria Mirim a vencer duas vezes na adulto em toda a história da ANTT e está na sexta posição do ranking.

Ellen Sayuri em sua primeira temporada na categoria adulta chega à final entre as seis melhores. Fotos: Elaine Kodama

Natural de Bastos, interior de São Paulo, ela começou a competir nos Três Tambores aos cinco anos, quando foi levada pela avó a um centro de treinamento para tentar amenizar um desejo um tanto quanto perigoso da pequena garotinha. “Desde que eu tinha uns dois anos, eu falava que queria montar em touros, então como era perigoso me apresentaram aos Três Tambores. Com seis anos eu já estava competindo e nunca mais parei”, comenta.

A carreira nas categorias de base da modalidade foi marcada por muitos títulos em provas da região e até mesmo em rodeios. Há quatro anos, Ellen Sayuri estreou na ANTT, realizando um dos seus primeiros grandes sonhos. O primeiro título no campeonato veio na etapa de Assis/SP, então com apenas dez anos de idade. Na sequencia, ela foi campeã na arena de Colorado/PR, a etapa mais tradicional da ANTT e um dos rodeios mais cobiçados do país.

Porém, foi na temporada 2017/2018 que a estrela da pequena competidora brilhou como nunca. Montando Venas Bee Peppy, ela venceu oito das 16 etapas do campeonato, liderou praticamente a temporada toda e conquistou o título nacional na mesma arena de Jaguariúna. Além do nome na galeria de campeãs da ANTT, ela é a segunda maior vencedora de etapas da categoria Mirim de todos os tempos e também igualou o recorde de oito vitórias em uma mesma temporada.

Ellen Sayuri

Com a temporada 2019, vieram muitos desafios. Ellen trocou de animal, passando a correr com as éguas Sabida Cody Whiz, treinada por Juninho Palma, e Designer by Signed, treinada por Marinaldo Pegos. Com os resultados nos novos animais, ela está entre as seis melhores competidoras do principal campeonato de Três Tambores do Brasil, marca expressiva para a idade dela.

“Como eu tive algumas temporadas de experiência na categoria Mirim, estava muito ambientada com a ANTT, acredito que isto facilitou a não sentir tanto a pressão dos desafios deste ano”, comentou Ellen. Para esta temporada, ela espera concluir o campeonato na melhor posição possível, novamente fazendo história, mas não esconde qual é seu próximo grande sonho.

Otimista com seu desempenho, ela releva que o título nacional na categoria Feminina faz parte de seus planos, o que a tornaria a primeira a vencer em duas categorias diferentes na ANTT. Pra isto, ela diz que irá continuar competindo com o amor e a dedicação que sempre teve pela modalidade. “É preciso sempre ter foco naquilo que faz para poder alcançar seus objetivos e independente do resultado nunca desanimar e acreditar que você é capaz”, finalizou.

Por Abner Henrique

Deixe um comentário