Após passar as festas do final de ano se exercitando, competir colhe frutos de seus esforços
Julio Cesar Rodrigues participou das duas primeiras etapas do Circuito Rancho Primavera. Dessa forma, o competidor sul-mato-grossense assumiu a liderança do campeonato. Credita, portanto, os resultados a sua disciplina nas festas de final de ano.
É comum, e muito normal, que todo mundo saia da rotina para comemorar as festas de final de ano. Em outras palavras, muita comida e bebida a vontade. Por outro lado, há quem opte por descansar o corpo. Afinal, um ano todo de trabalho suga as energias, principalmente para um competidor em touros.
Além de passar o ano enfrentando animais de uma tonelada, enfrenta também longas horas de estrada e o stress diário da competição. Sendo assim, o descanso é merecido no final do ano. Contudo, um atleta de montarias em touros pode perder o condicionamento em uma ou duas semanas ao sair de sua rotina habitual.
Dessa forma, Júlio Cesar Rodrigues, de Novo Horizonte do Sul/MS, foi na contramão de tudo que relatei acima. Intensificou seus treinamentos no final de ano e já colhe os frutos desse esforço. É o líder do Circuito Rancho Primavera, após a segunda etapa da temporada em Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
História
Sempre morou no sitio, junto com pais e avós. Gostava de andar a cavalo. Aos cinco anos seu pai já o levava ao rodeio. Além disso, montar em bezerros era seu brinquedo favorito. “Toda semana eu assistia rodeio na TV. Quando acabava o programa, eu saia com uma corda na mão no meio do pasto empolgado”, lembra Júlio Cesar.
De acordo com ele, quando mudou para Naviraí/MS passou a frequentar um local chamado Puro Leite. “Íamos um dia antes, dormíamos embaixo da Mangueira, tirávamos leite da vaca e depois laçávamos os garrotes. Montávamos neles, nas vacas e em tudo que aparecia a nossa frente”.
Assim sendo, montar em touros apareceu para Julio Cesar de forma natural. Aos 14 anos conheceu a corda americana e locais de treinamento. Sua primeira oportunidade de treino foi na Fazenda Naviraí, onde passou a praticar em touros de nível dos rodeios profissionais.
“Minhas primeiras vitórias foram em bolões. Logo depois, meu primeiro título no rodeio profissional foi em Planalto do Sul/SP. Era 2014, já em 2015 venci na minha cidade, Novo Horizonte do Sul/MS. Daí em diante minha carreira decolou”.
Ao mesmo tempo, uma meta para ele é ganhar um carro ‘zero’ km como prêmio no rodeio. Julio Cesar ainda não alcançou esse sonho, contudo passou perto duas vezes em 2019. “Mas este ano estou confiante que virá, afinal terei muito mais oportunidades”.
Expectativas
Montando no Circuito Rancho Primavera, Julio Cesar tem chance, portanto, de ir a grandes rodeios. Em fevereiro aposta na primeira oportunidade de chegar ao objetivo do carro. “O CRP oferecerá muitos automóveis, então estou me dedicando. Não adianta querer sem merecer, preciso estar pronto, por isso preparo meu físico intensamente”.
Primeiramente, praticar exercícios é algo que faz parte da vida de Júlio Cesar Rodrigues. Pelas redes sociais, por exemplo, ele sempre expôs suas rotinas de treinamento e seu condicionamento físico. Com a finalidade de se manter em forma, o atleta sempre pesquisou vídeos de montarias e exercícios na internet.
O recurso digital facilitou a vida do competidor, já que precisava viajar – e gastar – para poder treinar. Dessa forma, pensando na nova temporada, que ele não parou no final de ano. “Treinei até dia de Natal e de Ano Novo. Acredito que se a gente para o corpo desprepara. Então, intensifiquei os exercícios em uma época em que a maioria descansa”.
Conforme Julio Cesar reforça, “o campeonato está valorizando, boas premiações, muitas oportunidades. Entendi que eu tenho que corresponder, me dedicar. Por isso preciso não perder a concentração”. Para ele, chegar ao CRP não é difícil, se manter no meio deles é o mais complicado.
Liderança
Colhendo os frutos da dedicação, Julio Cesar conta que está feliz em fazer parte do CPR. Antes de mais nada, feliz de estar, pela primeira vez, na liderança. “Não acredito em dificuldade, quer seja da parte dos touros, que seja do nível dos competidores estão chegando. Sei que tenho que estar pronto para o nível do campeonato”.
De fato, uma boa estratégia é não se preocupar tanto com o nível dos outros, mas sim estar preparado e focado nos objetivos. “Se eu não tiver isso, não conseguirei nada”. E é por isso que ele se entrega tanto aos exercícios. Para ter condicionamento físico com o fim de evitar lesões.
De tal forma, que nem durante os rodeios ele descansa. “Se por perto tiver alguma boiada para treino e vou lá treinar. O competidor não pode dar desculpas e não pode ter medo de machucar. Penso que precisamos estar prontos e foi essa profissão que escolhemos. Assim sendo, temos que assumir os riscos. Então eu faço a opção de estar em forma”.
Por fim, Julio Cesar Rodrigues relata que está onde sempre quis. “Então tenho que me condicionar para permanecer entre os competidores do CRP.”
TOP 5 RANKING CRP
1 – Júlio Cesar Rodrigues – 2015,75
2 – Samuel Tiago – 1924,25
3 – Afonso Junior Quintino – 1770,75
4 – Diego Fernando Sandre – 1505,00
5 – Natanael Biribili – 1427,75
Ranking Completo, clique aqui.
Colaboração: Eugênio José
Foto: Joice Helena / Ricardo Mariotto