Líder absoluta do ranking Mirim, Luana Bastos se prepara para a final

Competidora do Mato Grosso do Sul foi um dos destaques da temporada 2018/2019 da ANTT

Com sete vitórias pela categoria Mirim na atual temporada da ANTT, líder absoluta do ranking e favorita ao título nacional, a jovem Luana Lima Bastos já escreveu seu nome entre as estrelas dos Três Tambores. A sul-mato-grossense chega para a final da temporada, que será disputada nos dias 13 e 14 de setembro em Jaguariúna/SP, dependendo apenas de seu bom desempenho para conquistar o título.

Estreante na ANTT e com apenas três anos de carreira na modalidade, a competidora natural de Bataguassu, no estado do Mato Grosso do Sul, teve uma temporada brilhante, subindo ao pódio entre as cinco melhores em nove etapas, incluindo sete primeiros lugares, sendo quatro de forma consecutiva. “Já acompanhava o campeonato pelas redes sociais e competir na ANTT sempre foi um sonho pra mim”, revelou ela.

Competir no campeonato mais disputado do Brasil, também tem outros desafios a ser superado como a distância das cidades onde as etapas são realizadas, o que exige muita dedicação. Luana explica que logo que estreou e viu o potencial de seu cavalo Mr. King Fame em competições de alto nível, ela e os pais decidiram que seguiriam o campeonato em busca de grandes resultados.

Luana Bastos tres tambores
A jovem amazona sul-mato-grossense lidera o ranking da Mirim pela ANTT. Foto: Leidy Guimarães

Um dos diferenciais, que chama atenção, é a quantidade de bons tempos que ela marca, iguais aos da categoria adulta, o que não é comum entre as competidoras Mirim. Em conjunto com Mr. King Fame e em algumas ocasiões com Dashin Dee Jay, ela marcou tempos de fato ‘imbatíveis’, que lhe trouxeram bons resultados e vantagem no ranking durante todo o ano. “Acredito que os tempos que conquistei são devido a muito treino, dedicação, aliado a um excelente animal, um pouquinho de sorte e principalmente a Deus”, comentou.

Apesar dos tempos serem compatíveis com a categoria Feminina e ela ter competido entre as adultas em algumas etapas, o foco de Luana Lima Bastos ainda está totalmente voltado à Mirim. Ela busca conquistar o título nacional, já que como completou 13 anos de idade terá que passar para a categoria adulta na próxima temporada.

“No momento meu pensamento está voltado para a grande final em Jaguariúna, mas claro que sei o quanto terei que me dedicar ainda mais quando for competir somente entre as adultas, com as melhores competidoras da atualidade”, explicou.

Luana Bastos tres tambores  ANTT
Luana Lima Bastos na etapa da Guaíra

A influencia para competir nos três tambores veio através do irmão Matheus, que já praticava provas. Acompanhando-o, ela foi cada vez mais pegando amor pelos animais e alimentando a vontade de estar dentro das arenas, até que aos dez anos passou a estar presente nas provas também dentro das pistas.

Atualmente ela treina no Centro de Treinamentos Carlos Fernandes, sob os olhares do treinador Carlinhos, a quem ela atribui boa parte do sucesso nesta temporada, assim como também sua família, que está sempre ao seu lado. Para ver mais conteúdo como esse clique aqui.

Por Abner Henrique
Foto de chamada: Luana na etapa de Divinópolis/MG. Crédito: Rodolfo Lesse

Deixe um comentário