O rodeio em Touros mais famoso do Brasil comemorou 60 anos de Expoagro

Rio Verde, município brasileiro do interior do estado de Goiás, na região Centro-Oeste do país, é sinônimo de qualidade no esporte mais radical

A primeira exposição Agropecuária de Rio Verde foi realizada em 1954 e teve como palco o campo de futebol em uma área ocupada por alguns órgãos públicos, como representações estaduais do Fisco, da Educação e do Martins Borges, o pioneiro curso ginastal do Sudoeste. A ideia veio do município de Franca em São Paulo e a primeira exposição de Rio Verde contou com bovinos, galinhas, suínos e produtos de horta e lavoura.

Adauto Ribeiro de Menezes Filho

Com o passar dos anos as estruturas foram melhorando, novas aquisições foram surgindo e além da exposição de animais, começaram a surgir empresas interessadas em expor os produtos, bem como patrocinar a feira. Os shows e o rodeio foram surgindo e o crescimento foi tão grande, que o salto elevou Rio Verde a uma das grandes potências em realização de Exposições Agropecuárias, tudo idealizado e organizado pelo Sindicato Rural de Rio Verde, com a ajuda de patrocinadores.

De 12 a 22 de julho, no Parque de Exposições Garibaldi da Silveira Leão, foi realizada a 60ª edição da Expoagro, com o ‘Melhor Rodeio em Touros do Brasil’, título que Rio Verde ganhou 12 troféus ‘Arena de Ouro’. Oito de melhor rodeio em Touros, um de melhor público e três de melhor diretor de rodeio. Sabe quem já foi campeão lá? Adriano Moraes, nosso tricampeão mundial. Em 1997, Adriano ganhou o prêmio máximo do rodeio e a partir desse ano, a cidade entrou de vez para o calendário do circuito brasileiro.

O maior diferencial é que no final de semana do rodeio não tem show. A atração principal são sim as provas e montarias e o público sempre comparece em peso. A qualidade é indiscutível. Desde a montagem da estrutura, solo, bretes, até a contração das boiadas, profissionais e convite aos competidores. A premiação foi de R$ 130 mil e as emoções foram narradas por Almir Cambra e Daniel Tibiriça.

Alex Cerqueira Ribeiro

A tensão ficou visível nos olhos dos 20 competidores que encararam a semifinal na noite de domingo, 22 de julho. Somente dez teriam direito a disputar o título – dos 45 que começaram – e levar R$ 50 mil para casa. O que se viu foi qualidade em cada montaria. Chegaram à final Alan de Souza, Adauto Ribeiro de Menezes, Alex Cerqueira Ribeiro, Ederson de Oliveira, Fernando da Conceição, João Ricardo Vieira, Keny Roger de Oliveira, Luciano de Castro, Magno dos Santos Alves e Vanicélio de Paiva Lima.

Repare que ai nesse lista tem dois atletas que estão no topo do ranking mundial da PBR. Conseguimos avaliar o nível da disputa final! Adauto Ribeiro de Menezes entrou no brete sabendo que seus adversários tinham caído dos touros. Se apresentou no touro Xodó e fez uma belíssima apresentação, com técnica e firmeza. O título ficou na mão, com apreensão do público até o término das montarias.

Com média total de 438,75 pontos, o paulistano acabou ficando com a fivela. “É muita alegria conquistar este título, faz três anos que venho para a competição em Rio Verde e conseguir esse título para mim é uma vitória muito importante”, afirmou.

O segundo lugar ficou com Alex Cerqueira Ribeiro, de Iguatemi/MS, seguido por João Ricardo Vieira, Vanicélio de Paiva Lima e Luciano de Castro. João Ricardo e Luciano estão no Brasil por conta do recesso de verão da PBR e se preparam para retomar a disputa do mundial agora em agosto. Luciano é o atual número cinco do mundo e João ocupa a 22ª posição.

Na avaliação da organização, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Estávamos receosos com a crise que assola o país e que nosso evento não tivesse a dinâmica de todos os anos, mas graças ao público, que lotou o parque de exposições todos os dias, fizemos uma belíssima festa e o nosso rodeio, mais uma vez ficou marcado”, disse o presidente do Sindicato Rural Luciano Guimarães.

Para o diretor do rodeio Lauro Dias, as montarias foram excepcionais e a final marcante, com a melhor boiada e competidores de alto nível. “Estou muito contente com o resultado, conseguimos trabalhar com planejamento e trouxemos para o nosso rodeio os melhores profissionais, reunimos os melhores campeonatos do Brasil, com os melhores competidores. O resultado não poderia ter sido outro, se não, esse gabarito que apresentamos na final do rodeio”.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: Sindicato Rural de Rio Verde

Deixe um comentário