Associação Os Independentes comemora 69 anos de fundação realizando o maior evento do gênero na América Latina

Primeira Festa do Peão de Barretos foi realizada em 1956, sob a lona de um velho circo. Aniversário de fundação é celebrado neste dia 15 de julho.

A Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos, comemora nesta segunda-feira, dia 15 de julho, 69 anos de fundação. Uma brincadeira de jovens se tornou uma referência do gênero no mundo. Em 1955, um grupo formado por 20 jovens criou o então clube Os Independentes, que no ano seguinte, promoveria um evento para arrecadar fundos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário de Barretos. Para fazer parte do grupo, os pretendentes deveriam ser maiores de idade, solteiros e independentes financeiramente.

Um ano depois, em 1956, foi lançada a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Sob a lona de um velho circo – no centro de Barretos, surgiu o modelo do evento rural de maior sucesso do país. Já na primeira festa, a principal atração foi o rodeio, e os peões que passavam o ano viajando pelo país com as comitivas de gado tornaram-se estrelas da festa.

Os Independentes

O clube Os Independentes, que depois se tornou Associação, foi fundado por Abdo El Karin Gemha, Antônio Renato Prata, Dino Scannavino, Edson Gemha, Élio Alves Garcez, Floriano Machado Coutinho, Horácio Tavares de Azevedo, Hosny Daher, Jamil Nicolau Mauad, Joaquim Luis Goulart, José Sebastião Domingos, Licínio Gomes, Luiz Agostinho da Silva Brandão, Orlando Araújo, Osvaldo Monsef, Paulo Coimbra, Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Rubens de Oliveira e Saulo Junqueira Franco. A esse grupo, somaram-se mais 12 membros: Carlos J. T. de Andrade, Carlos Roberto Galli, Cássio Junqueira Nogueira, Cyrano Diniz Pereira, Hélio Bruno Barbosa, João dos Santos Filho, José de A. Lima, José Brandão Tupynamba, Orestes de Ávila, Otávio F. Andrade, Rhateb Cury e Udelson Gemha, que juntos realizaram a primeira Festa.

O primeiro presidente do clube foi o Sr. Antônio Renato Prata, autor da ideia de criação do clube. A primeira Festa foi presidida pelo Sr. Joaquim Luis Goulart.

Crescimento e construção Parque do Peão

Na medida em que o evento ganhou notoriedade fora da região, pela divulgação da imprensa e da presença de artistas, autoridades do Estado e da União, a programação se expandiu para cinco dias e a cidade passou a atrair peões de outros países, como Uruguai, Argentina e Paraguai, além de várias regiões do Brasil.

Para atender ao número crescente de visitantes, as arquibancadas montadas foram ficando cada vez mais altas no Recinto Paulo de Lima Correa nos anos 1980. Com um grande público, ano após ano, o espaço do recinto ficou pequeno. Em 1984, a diretoria iniciou a mudança para propriedade – fora da cidade e adquirido anos antes pela diretoria do clube. O local abriga o Parque do Peão.

Desde 1985, Os Independentes realizam a festa em um enorme parque cuja área de mais de 110 hectares foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço conta com uma arena de rodeio com capacidade para 35 mil pessoas sentadas ou 50 mil ocupando todo o espaço da arena e arquibancada.

Tradição e modernidade

Símbolo de representação da cultura e tradição sertaneja, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos se modernizou, mas sem deixar as raízes para trás. O evento recebe apresentações e manifestações que resgatam a história como Catira, danças do folclore brasileiro, Concurso de Berrante e Violeiros, Queima do Alho, entre outras atrações.

Atualmente, a Festa tem repercussão internacional e faz parte do calendário mundial de atletas das modalidades presentes nos rodeios, são elas, montaria em touros, Bareback, Sela Americana, Cutiano, Team Penning, Três Tambores e Ranch Sorting, que projetam os competidores para o mundo de oportunidades no esporte.

“É um grande orgulho fazer parte desta história cheia de grandes conquistas de Os Independentes e honrar os objetivos dos fundadores. De uma amizade criaram esse evento que mantém viva a tradição da cultura sertaneja, inclusive papel social na comunidade de contribuir com as entidades de nossa cidade. É um motivo de honra defender o legado dos nossos fundadores”, diz o atual presidente Hussein Gemha Junior, sobrinho de três fundadores de Os Independentes, Abdo El Karin Gamha, Edson Gemha e Udelson Gemha.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Festa do Peão de Barretos

Leia mais notícias aqui.