PBR: Brasil soma agora 11 títulos mundiais

O primeiro em 1994, por Adriano Moraes; e o mais recente foi conquistado em novembro de 2020 por José Vitor Leme

A PBR é uma organização internacional profissional de montaria em touros, com sede em Pueblo, Colorado. Dessa forma, mais de 600 cowboys dos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Austrália e outros países são membros da entidade.

Em 1992, 20 atletas se reuniram pela primeira vez para montar a PBR. A reunião foi em um quarto de hotel em Scottsdale, Arizona, e cada um contribuiu com US$ 1.000,00. Em outras palavras, o objetivo era tornar o esporte ainda mais profissional e reconhecido. Hoje, mais de 25 anos depois, meta mais do que atingida.

O modelo da PBR como empresa é um case de sucesso. Formato, antes de mais nada, pensando nos fãs e nos patrocinadores. Entretenimento através do esporte montaria em touros. Só pra ilustrar, o prêmio para o campeão mundial é de US$ 1 milhão.

PBR: Brasil soma agora 11 títulos mundiais; o primeiro em 1994 e o mais recente foi conquistado em novembro de 2020 por José Vitor Leme
Ednei Caminhas, Kaique Pacheco e José Vitor Leme – Fotos: PBR/Cedidas

A PBR e o Brasil

Nesse cenário entra o Brasil, hoje com 11 títulos mundiais. Adriano Moraes venceu na primeira temporada da PBR em 1994 e ‘puxou uma fila’ de impressionantes talentos ao longo do tempo. Ele voltou a vencer em 2001. Em seguida foi a vez de Ednei Caminhas, em 2002. Ídolo mundial, Adriano Moraes carimbou seu terceiro título em 2006.

Guilherme Marchi comemorou sua fivela de ouro em 2008, enquanto Renato Nunes levou em 2010. Silvano Alves, é único tricampeão ao lado de Adriano. Assim sendo, conquistou seu primeiro título em 2011. De tal sorte que repetiu a dose em 2012. Tornou-se, na oportunidade, o único bicampeão consecutivo. Em 2014 deu Silvano mais uma vez.

A nova geração entrou em cena e Kaique Pacheco marcou seu nome nessa galeria em 2018. Venceu machucado logo após uma linda temporada. Chegamos a 2020 e encontramos José Vitor Leme com a taça na mão. Esse ano, atípico por conta da pandemia, foi o recorde de classificações de brasileiros na PBR World Finals, 20 atletas na lista.

Por Luciana Omena
Fonte: PBR
Crédito da foto de chamada: Divulgação PBR Brazil/Alberto Gonzaga
Na foto de chamada, 8 títulos mundiais: Adriano Moraes, Guilherme Marchi, Renato Nunes e Silvano Alves

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus