Primeiro rodeio 100% feminino do Brasil acontece essa semana

Uma festa de peão que já entrou para a história do rodeio nacional
Competidoras em Touro: Jéssica Aline Pereira,
Alessandra Maiara Vorpagel, Flávia Hideaki Leite
, Rosimeire de França. Foto: divulgação

Fabiana Terra Bento se lançou em um desafio dos grandes: planejar e executar um rodeio onde somente mulheres estivessem à frente de todos os setores. Culturalmente um meio masculino, em que as mulheres já estão inseridas de maneira importante, o rodeio é uma das festas tradicionais no Brasil, em diversos formatos. Um modelo inédito, no entanto, acontecerá este final de semana, de 26 a 29 de outubro, no Rancho JR, em Araçoiaba da Serra/SP, município vizinho a cidade de Sorocaba.

O 1º Rodeio Rosa reunirá renomadas competidoras de todas as idades e experiências em esportes equestres e com bovinos, para estrear o primeiro rodeio totalmente feminino da história do Brasil!  São esperadas 300 competidoras de Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Brasília e São Paulo, e mais de 200 animais nas nove provas programadas: Montaria em touro, Bareback, Team Penning, Ranch Sorting, Três Tambores, Team Roping, Breakaway, Laço comprido, Carneiro Infantil Feminino.

Graziella Agnes estará à frente dos Três
Tambores. Foto: Dani Venturini

“O Rodeio Rosa é um evento esportivo e cultural direcionado para a família e contará com a participação de grandes competidoras de renome nacional, campeãs em diversas modalidades, que serão as grandes estrelas da atração. Um dos objetivos do nosso evento é ressaltar a competência e o profissionalismo da mulher em um universo visto como exclusivamente masculino, valorizando as atletas que fomentam esta importante atividade econômica, que gera empregos diretos e indiretos, sustentando famílias inteiras que sobrevivem dos rodeios”, adianta Fabiana.

Toda a organização, incluindo equipes operacional e administrativa, são formadas por profissionais mulheres. A locução do rodeio, também será de uma mulher, a famosa Mara Magalhães, como não podia deixar de ser. Quem for ao Rodeio Rosa poderá acompanhar esse grande evento que está sendo preparado com todo carinho. Além das competidoras, da locutora, também é feminina toda equipe administrativa das provas equestres, e ainda juízas, sonoplastas, tropeiras de boi e cavalo, seguranças, apoio, entre outras.

Lucy Fazzio estará na pista e na organização
das provas de Breakway. Foto: cedida

Se juntam à Fabiana na realização  do Rodeio Rosa, Lucy Fazzio (Breakaway e Team Roping), Jeanne Reis (Diretora Comercial), Leila Rodrigues (Diretora de Mídia), Rose Ferreira (Montarias em Touro e Bareback), Jéssica Aiello (Team Roping), Jessica Ricci Sartorelli (Laço Comprido), Juviliana Silva (Team Penning), Grazilla Agnes (Três Tambores), Lilian Pereira (Diretora Executiva), Dra Luciana Sandei e Tatiana Parada (Equipe veterinária).

As provas terão classificatórias durante o dia. Em todas as noites, a programação na arena será intensa, com a realização do rodeio completo, seguido de uma atração musical para encerrar a noite de forma animada. A premiação total chega a R$ 40.000,00, e as competidoras, em suas categorias, serão premiadas do primeiro ao quinto lugares.

UPDATE:
O evento foi adiado. Leia mais em: cavalus.com.br/modalidades/rodeio/rodeio-rosa-e-adiado

Por Luciana Omena
Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário