Um dos mais tradicionais do calendário brasileiro do gênero encerrou com sucesso sua edição 2018
A 30ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival, que aconteceu dias 14, 15, 21 e 22 de setembro, foi decisiva para atletas que sonham em montar em Las Vegas, nos Estados Unidos. Isso porque a PBR, principal liga de montaria em touros, esteve mais uma vez presente no evento.
Os resultados da fase que aconteceu em Jaguariúna, no encerramento do rodeio esse ano, definiram o líder do ranking nacional. A disputa vem acirrada, durante toda a temporada, entre Fernando Novais e Bruno Scaranello. E um deles teve passaporte garantido para uma das competições mais tradicionais do universo do esporte.
Fernando Henrique Novais. Foto Alberto GonzagaQuem se deu melhor, dessa vez, foi Fernando, que garantiu a vaga. Como a final da temporada brasileira ocorrerá somente em dezembro, a vaga de um representante do nosso País na final mundial ficou definida após os resultados do JRF. A PBR americana tem braços também em México, Canadá e Austrália. Todos os campeões das associações filiadas têm a mesma chance.
Para quem acompanha rodeio certamente conhece a trajetória de Jose Vitor Leme. Campeão da temporada 2017 da PBR brasileira, Vitinho agarrou com unhas e dentes essa mesma oportunidade. Não só brilhou na final da segunda divisão como arrebentou na PBR World Finals e vem fazendo uma temporada 2018 brilhante. É o terceiro melhor do ranking mundial no momento.
A arena do Red Park recebeu 25 competidores, que passaram por eliminatórias nos dias 21 e 22. Após a somatória desses dois rounds, aconteceu uma terceira disputa, no mesmo dia 22, reunindo os oito melhores para a final da etapa. Depois de Jaguariúna, os competidores ainda passarão por Goiânia/GO antes de completarem o circuito.
Joander Donato. Foto Alberto Gonzaga/PBR Brasil“Jaguariúna tem muita tradição em montaria. A PBR Brasil está orgulhosa por mais um ano trazer uma etapa tão importante do Campeonato Brasileiro para a festa. Ainda mais por ser aqui que um dos nossos atletas garantiu vaga para Las Vegas”, afirmou Adriano Moraes, diretor de Competições da PBR Brasil e tricampeão mundial de montaria em touros.
O campeão da etapa foi Joander Donato. Com 248 pontos, o competidor de Patrocínio/MG, garantiu sua primeira fivela do Monster Energy PBR. Na final, ele encarou o touro Energético, garantindo 88,00 pontos. “Dedico totalmente a Deus essa vitória. É a primeira vez que ganho um título pela PBR Brasil e orei muito para que fosse aqui, para ser ainda mais especial”, disse.
O segundo lugar ficou para Amadeu Campo, 174 pontos, seguido por Victor Soares, 173,5 pontos. Fernando Novais foi o sétimo colocado e manteve a liderança no ranking geral. Bruno, que vem lutando ponto a ponto pelo título, ficou em nono. A final do Real Time Pain Relief Velocity Tour, a segunda divisão da PBR nos Estados Unidos, que Fernando irá disputar, acontecerá dias 2 e 3 de novembro.
Grade de shows teve nomes como Jorge e Mateus (foto), ALok, Luan Santana, DJ Samara, Gusttavo Lima,Chitãozinho e Xororó, entre outros. Foto Pedro Amatuzzi/G1
A etapa do JRF foi a última antes do evento que acontecerá nos Estados Unidos. Os competidores de Jaguariúna também pontuaram para a classificação à final nacional do torneio. Depois da etapa de Goiânia, a final acontecerá em Belo Horizonte/MG, em dezembro.
Três Tambores
O primeiro final de semana do JRF esse ano ficou reservado para a final do Campeonato Brasileiro de Três Tambores ANTT. A associação comemorou o encerramento da sua 15ª temporada, premiando com R$ 100 mil as finalistas.
Ana Carolina Cardozo. Foto: Lucas Campos/ANTTEm noite igualmente histórica, Ana Carolina Cardozo dominou toda a etapa final e conquistou o título da categoria Feminino Gold Race, levando para casa, Araraquara/SP, um carro ‘zero’ km. Após se destacar em todo o circuito, a amazona, mostrou mais uma vez o porquê era a principal favorita para ganhar o título. Unindo velocidade e precisão, ela terminou com 1300 pontos, 80 acima de Fatiana Ferreira, vice-campeã.
Rafaela Slaviero, de Curitiba/PR, ficou com o título da Feminino Silver Race. E Ellen Sayuri, favorita absoluta, confirmou seu título na Mirim. Resultados completos, clique aqui. O Jaguariúna Rodeo Festival recebeu a primeira etapa do campeonato no ano passado e foi responsável por fechar com chave de ouro a trajetória das melhores amazonas do país.
No segundo final de semana, as disputas dos Três Tambores tiveram mais um capítulo no JRF desse ano. Prova aberta com chancela da ANTT. A competição deu a chance para qualquer competidora entrar na disputa, nas categorias Mirim e Feminina. Julia Chin Hi Yu, com Bulls Trouble PTF, foi campeã na Feminina ao somar 49s034. Em segundo ficou Dani Andreotti, 49s048, e em terceiro Gabriela Ferro, com 49s230.
Julia YuJullya Vicentini, montando Two Frekpley, somou 49s874 para chegar ao lugar mais alto na Mirim. O segundo lugar ficou para Maju Bariani, com 53s680, e em terceiro, Maria Manuela Nogueira, com 56s877. Foram registradas 81 inscrições e quem gerenciou a prova foi Graziella Agnes. “Jaguariúna sempre foi um rodeio onde todas competidoras queriam correr, queriam estar naquela arena. Por um tempo isso foi perdido e agora com a ANTT em parceria com JRF isso está voltando. Foi um sucesso absoluto a final dos 15 anos e a prova chancela, só elogios”, comentou Graziella. Resultados completos, SGP Sistema.
Team Penning
As finais do Team Penning, conhecido como ‘o esporte da família’, no primeiro final de semana, foram equilibradas e emocionantes. Porém, para a família Miranda, o sábado (15) no Jaguariúna Rodeo Festival foi só de alegrias. Nas três categorias disputadas, ao menos um membro da família ficou com o título.
Na categoria #Soma 8, a principal da noite, Leandro Miranda, junto a Gervásio e Caio Duó, ficou com o título. O trio sobrou, e somou, nas três passadas, 44s331 – três segundos à frente do segundo colocado.
No Feminino, Maria Elisa Miranda, filha de Leandro, Samantha Sierra e Daniela Duo ficaram com o título. Elas somaram 57s173 nos três tempos da etapa. Já na categoria incentivo, o título ficou com Diogo Scatolin, Leandro Miranda, e seu filho, Gabriel Miranda. Na somatória geral, o trio fez 55s052.
O Team Penning está cada vez mais presente nas festas de peão do Brasil. A competição em Jaguariúna garantiu premiação de seis motos ‘zero’ km e valores em dinheiro.
Por Luciana Omena
Colaboração: Press FC e PBR Brasil
Foto de chamada: Pedro Amatuzzi/G1