Nos dias 11 e 12 de janeiro a Professional Bull Riders realizou o 8° Seminário de Julgamento no Brasil, reunindo profissionais de diversas áreas em dois dias de aprendizados e troca de experiências. O evento foi realizado na Moraes Rodeo Academy, que fica no Moraes Ranch em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.
Com o objetivo de apresentar os parâmetros de julgamento e as regras da PBR a profissionais que tem interesse em compor o quadro de juízes da Liga, o Seminário contou com mais de 70 participantes. Além de juízes que já atuam na área, o evento reuniu também diretores de eventos e outros campeonatos, locutores, comentaristas e pessoas das mais diversas profissões ligadas ao esporte.
“Foi um fim de semana de troca de experiências onde tivemos a oportunidade de passar aos participantes a filosofia de julgamento da PBR, que é uma referência no mundo todo tanto na avaliação quanto na implementação de regras, além de conceitos disciplinares e éticos que devem moldar um verdadeiro profissional,” explicou o tricampeão mundial Adriano Moraes, presidente da PBR no Brasil.
Seminário de Julgamento PBR
O Seminário foi dividido em nove módulos de aula teórica com temas ligados ao julgamento e a aplicação das regras, onde os participantes puderam ouvir e tirar suas dúvidas sobre os mais diversos temas. Na parte final do Seminário também foram realizadas aulas práticas, com os participantes conhecendo os procedimentos utilizados pela PBR antes e durante as competições, e podendo avaliar as montarias que foram realizadas na arena da Moraes Rodeo Academy.
Um dos módulos contou com a palestra de “Arbitragem Esportiva”, ministrada pela árbitra de futebol Tatiane Sacilotti, que atuou na Copa do Mundo Feminina de 2019 e é professora da CBF Academy, comparando os conceitos básicos da FIFA com a PBR. Outro ponto interessante do Seminário foi a palestra de Gustavo Yoshiak, professor da EBV – Em Busca da Verdade, que atua na formação de líderes e falou sobre a “Filosofia do Esporte”.
Já os temas diretamente relacionados a Montaria em Touros tiveram palestras de Royd Doyal e Justin Maples, juízes das etapas da principal divisão da PBR nos Estados Unidos que falaram sobre “Julgamento Internacional” e do Dr. César Fabiano Vilela, médico veterinário oficial da PBR no Brasil e ABQM, que falou sobre a relação do juiz com o bem-estar dos animais nas competições.
Ainda na parte teórica o tricampeão mundial Adriano Moraes, que já fez parte do Conselho de Competições da PBR nos Estados Unidos, ministrou os módulos que abordaram temas como a função dos juízes e julgamento de maneira geral, infrações na Montaria em Touros, equipamentos, julgamento do competidor e touro, além de um módulo de análise de vídeo com a apresentação de diversas montarias.
Na parte prática os participantes foram para a arena onde os juízes Bruno Moraes e Marcelo Pereira, que atuam na PBR do Brasil abordaram a checagem de equipamentos e dos animais, além dos procedimentos padrões da PBR nos bretes. Para encerrar, após as aulas práticas com Adriano Moraes, os participantes puderam fazer uma análise do julgamento, no módulo que encerrou as atividades do Seminário.
Para o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes, o 8° Seminário de Julgamento foi muito proveitoso e marcou época na história do nosso esporte no país. Ele ressalta que um dos princípios da PBR é profissionalizar todas as áreas que envolvem um evento de Montaria em Touros, para o crescimento e a valorização do esporte como acontece nos Estados Unidos.
“A função dos juízes é extremamente essencial para o bom andamento do nosso esporte, não apenas no julgamento das competições, mas na aplicação das regras e normas. Por isto idealizamos este Seminário, com conteúdos inéditos, que trouxeram conhecimento em diversos assuntos aos participantes, que poderão aplicar em suas funções daqui em diante, sempre pensando na evolução e no fortalecimento do esporte,” completou ele.
Em mais de 30 anos de atuação desde que foi criada por um grupo de atletas nos Estados Unidos, a PBR se tornou uma referência mundial em todos os aspectos que envolvem a Montaria em Touros. Conceitos como a padronização do julgamento, a criação de regras, o fracionamento das notas, regulamentação de equipamentos e procedimentos, são alguns dos trabalhos feitos pela PBR em prol a evolução do esporte e que hoje são adotadas de maneira geral na Montaria em Touros.
Fonte: PBR Brazil/Abner Henrique
Foto: Divulgação/Flavio Lima
Leia mais notícias internacionais aqui.