A associação americana de rodeio realizou quatro etapas por aqui nos últimos dois meses, encerrando a participação no Jaguariúna Rodeo Festival esse final de semana
Competidores brasileiros de montaria em touros tiveram oportunidade de disputar a chance de ir para um rodeio nos Estados Unidos válido pela Professional Rodeo Cowboys Association. Isso porque, pela primeira vez, a PRCA, a mais antiga associação de rodeios do mundo, colocou o Brasil em seu calendário, realizando quatro etapas do Xtreme Bulls.
Sete Lagoas, Cláudio e São Sebastião do Oeste, todas em Minais Gerais, e Jaguariúna, São Paulo, foram sedes dessas etapas. Para os competidores que tiveram interesse em adquirir o Permit Card (um cartão de acesso a competir em etapas da PRCA), além dos títulos desses rodeios, disputaram também 15 vagas para o RAM National Finals Rodeo, em Kissimmee, na Flórida, de 5 a 8 de abril de 2018. A grande final do Xtreme Bulls, um campeonato paralelo somente de montaria em touros, realizado pela PRCA, distribuirá US$ 1.500.000,00 em prêmios.
Vanderson Alcantara.Foto: Divulgação JRF
Jaguariúna Rodeo Festival, por si só, já é um rodeio que todos querem competir e ganhar. Agora, some-se a isso a chance de estar classificado para um grande rodeio na terra do tio Sam. Sucesso! O JRF, nos dias 22 e 23 de setembro, foi considerado a final do Xtreme Bulls PRCA no Brasil e contou com a presença de 22 bull riders. Valia o título da etapa, que ficou para Ângelo de Souza Neto, de Jaguariúna/SP, com 177,25 pontos; e ainda o título brasileiro do Xtreme Bulls, que quem levou foi Vanderson de Oliveira Alcântara, de Aldeia do Buriti/MS, por somar mais pontos nas quatro provas.
Ângelo, melhor também na primeira noite de disputas, sofreu uma queda mas se recuperou para vencer. Foi o único entre os dez finalistas a conseguir ficar os oito segundos no touro. Montando Balaio de Gato, ele se mostrou recuperado da queda e fez 87,75 pontos. “Essa etapa é muito importante e foi emocionante ganhar aqui. É gratificante vencer na minha cidade. Tive dificuldades hoje, mas consegui superá-las e fui bem na última montaria.”
Com 80 anos de existência, a PRCA tem sede em Colorado Springs (EUA) e sanciona cerca de 600 rodeios em 36 cidades na América do Norte e ainda México e Canadá. Por intermédio da Joana Bueno, da Brazilian Rodeo Cowboys Association – BRCA, com a parceria de Pablo Ribeiro, da LUCS Promoções, foi possível trazer o maior campeonato do rodeio completo no mundo para o Brasil.
Por Luciana Omena
Fonte: Assessoria de Imprensa