4ª Semana Prudentina do Cavalo de Trabalho reúne provas, leilões e workshop com juiz internacional em Presidente Prudente (SP)

Evento acontece de 16 a 24 de agosto no Rancho Quarto de Milha e contará com a presença do norte-americano Gary Wells

A 4ª Semana Prudentina do Cavalo de Trabalho será realizada entre os dias 16 e 24 de agosto, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP). A programação reúne provas oficiais, dois leilões, além de workshop técnico gratuito para juízes e sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), ministrado pelo juiz e treinador norte-americano Gary Wells, referência internacional no Laço.

Segundo Celso Cuba, competidor, treinador, juiz e um dos organizadores juntamente com Paulo Sérgio Machado, a expectativa é de crescimento na participação e na qualidade dos animais. “A cada ano a gente vem crescendo mais o evento, tanto no número de inscrições quanto na qualidade dos animais nos leilões.”

Workshop gratuito para juízes e sócios da ABQM com Gary Wells

A grande novidade deste ano é o workshop gratuito com Gary Wells, referência internacional, que tem mais de 25 anos de experiência pela AQHA (American Quarter Horse Association) e será o juiz oficial da SPCT 2025. O curso é voltado aos juízes e sócios da ABQM, que apoia diretamente a iniciativa. “A ideia sempre foi trazer um americano para essa troca de experiências, oportunidade de aprendizado técnico para competidores, treinadores e apaixonados pelo cavalo Quarto de Milha. Agora, graças à parceria com a ABQM, conseguimos viabilizar essa ação”, destaca Celso. Em breve a associação quartista irá disponibilizar o link para inscrições do workshop.

Workshop gratuito com Gary Wells durante a 4ª Semana Prudentina do Cavalo de Trabalho

Leilões durante a 4ª Semana Prudentina do Cavalo de Trabalho

Além das provas e atividades técnicas, a Semana contará com dois leilões. No dia 21, o 2º Leilão Estrela do Laço oferecerá animais já treinados ou em início de trabalho. Como incentivo, o cavalo mais pontuado entre os vendidos terá uma premiação garantida de R$ 15 mil para o próximo ano. “Queremos fortalecer a região com bons leilões, para quem vende e para quem compra”, afirma o organizador.

No dia 23, ocorre a 3ª edição do Leilão Semana do Cavalo, com foco em animais com genética de destaque. “É uma oportunidade para os criadores adquirirem exemplares de alta qualidade da raça”, completa Celso.

Para ele, o evento já é referência no calendário da raça. “O Laço Técnico no Brasil tem poucos eventos oficiais, e a Semana do Cavalo leva o nome de Presidente Prudente para fora do Estado, movimenta o turismo e atrai competidores de várias regiões”.

Celso também reforça a importância das parcerias para viabilizar o evento. “Agradeço à ABQM pelo apoio fundamental nesta edição, aos patrocinadores que acreditam na proposta e ajudam a custear as despesas, e à mídia que sempre esteve ao nosso lado. Um evento como esse só cresce com o envolvimento de todos”.

Programação oficial:

16 e 17/08 – Prova dos Três Tambores

18 a 20/08 – Workshop com Gary Wells (Laço Cabeça, Pé e Individual – exclusivo para juízes e sócios ABQM)

21/08 – Laço Cabeça Técnico ABQM; Prova ETR; 2º Leilão Estrelas do Laço

22/08 – Laço Pé Técnico e Cronômetro ABQM; Laço 100 anos ou mais; Prova de Cavalete

23/08 – Laço Individual Técnico e Cronômetro ABQM; Potro Futuro Técnico ABQM e ANLI; 3º Leilão Semana do Cavalo

24/08 – Breakaway; Laço Individual ANLI

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com Celso Cuba (18) 99742-0164 ou Paulo Sérgio Machado (18) 99773-4972.

Por Giovanna Catanho/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Murilo Filmador

Leia mais notícias aqui.