Do consultório médico as pistas de Team Penning, o prazer de competir e estar entre amigos!

Natural de São Simão, interior de São Paulo, o médico José Júlio Balducci tem uma ligação com os cavalos desde criança, da época em que passava as férias na fazenda dos avós. E alegria de aproveitar a liberdade e a natureza montando em um cavalo ele trouxe com ele para sua vida.

O contato com cavalo sempre esteve presente na vida da sua família, que apenas teve alguns distanciamentos devido aos estudos dos filhos.

“Com o passar dos tempos fui me afastando durante a  época de estudos, principalmente na faculdade, mas logo apos me formar se uni a uns amigos e fundamos o Clube do Cavalo de São Simão, que promovia cavalgadas e algumas provas, entre elas as de Hipismo Rural e comecei a participar da Regional do Alto do Rio Pardo, ligada à ABHIR. Nestas provas conheci pessoas cuja amizade perdura até hoje e que fazem parte do nosso convívio no Team Penning.

José Júlio Balducci

Casado e pai de três filhos: Patrícia Bernardes Balducci, Juliana Bernardes Balducci e Pedro Luís Benelli Balducci, reside em Poços de Caldas, MG, há 32 anos, onde foi morar após alguns anos de formado, sempre levou o conceito do prazer de se montar a cavalo e estar em família onde quer que fossem, e nessa união conheceram a modalidade do Team Penning.

“Apos vários anos as minhas filhas cresceram, foram para faculdade e se afastaram um pouco dos animais. Felizmente o então Pedrinho com pouco mais de oito anos também virou um apaixonado por cavalos e em uma visita á São Jose do Rio Pardo  para rever amigos, conhecemos o Team Penning  e nos interessamos pelas provas. Logo apareceu um curso aqui em Poços dado pelo cavaleiro Lié, participamos  e passamos a nos envolver na modalidade. Logo em seguida a Patrícia que tinha acabado de se formar em veterinária e a Juliana em enfermagem, voltaram à origem, se esqueceram  do hipismo e também começaram no tem penning,” conta Balducci.

E o Team Penning acabou mudando muitas coisas da vida de Júlio e da sua família proporcionando momentos inesquecíveis e muitos desafios, como ele completa. “O team penning nos apresenta desafios e dificuldades a cada prova. A vontade de fazer uma boa apresentação traz uma grande ansiedade e sempre um friozinho antes de cada passada. A alegria de rever todos os amigos e companheiros, estar junto da família e ainda fazendo o que gosta é sem duvida o grande momento da nossa vida renovado a cada prova.”

Júlio tem uma filosofia dentro das competições e passa aos filhos que o prazer de se fazer o que se gosta, e que a vitória é uma consequência do que se faz em pista, mas o importante é se divertir.

“Desde a nossa primeira prova procurei mostrar  a todos na minha família que a vitória é sempre consequência de uma serie de fatores. Ninguém tem a obrigação de ganhar, mas sim de procurar fazer o melhor. Tenho comigo um lema muito simples: o team penning entrou na minha vida para me trazer alegrias, lazer e amigos, o dia que trouxer preocupação e dissabores é hora de parar. Felizmente meus filhos tem tido bons resultados, cada um na sua categoria e na oportunidade certa. Já ganhamos provas como Eapic, a de Mococa, Campeonatos na Liga Leste, classificamos em lugares importantes como: Jaguariúna , Barretos e ABQM.”

Mas o prazer de se competir e a vontade de estar entre amigos e aproveitar o máximo aquele dia de lazer junto aos cavalos, vai muito além, pois Júlio começou com um, dois animais e hoje tem cinco Quarto de Milha, sendo eles: Smart Chic Boy TMR, Tara Ofa Pine, Jay Solano, Colt Playboy, Rocky Hyctori SLB, além de outros.

“Meu maior prazer  com o Team Penning é a convivência com este grupo de pessoas que a cada fim de semana se juntam para curtir um esporte que envolve emoção, adrenalina, competência, sorte, dedicação, mas tudo em volta do CAVALO. Tive ainda a oportunidade de por dois anos ser o presidente da Liga Leste Paulista  e fazer parte por outros anos da sua diretoria, um grupo de pessoas compromissadas com o esporte e com o cavalo e que se dedica  muito para fazer deste, O ESPORTE da FAMILIA!” finaliza Júlio Balducci.

Escrito por : Verônica Formigoni .

Escreva um comentário