Neona Cat é a atual líder do ranking ABQM de fêmeas no Team Penning

A égua vem fazendo uma campanha espetacular, especialmente em provas da raça Quarto de Milha na modalidade

Neona Cat é filha de Cat Little Pistol e Merada’s Playgirl, nascida em 27/09/2012. De pelagem rosilho, é nascida no Brasil, criação de Juscelino Antônio Dourado e propriedade de Lucas Santana Hisbek. Sua campanha vem sendo feita desde 2017, onde competiu Congresso, Copa Nacional, Copa dos Campeões e Derby da ABQM nesse período, com dez títulos de primeiro lugar.

Team Penning
Alojada na propriedade de Lucas, Estancia Engenho de Santa Rita, na cidade de Cajuru/SP, ela tem em ganhos, até o momento: Um carro ‘zero’, várias motos, foi, recentemente, segunda colocada no Team Penning do Rodeio de Barretos 2018. Sem contar toda a campanha extraordinária nas provas da ABQM. Lucas lembra que só em 2018, soma 102 pontos nas modalidades Team Penning e Ranch Sorting.

“A Neona foi adquirida, primeiramente, por amigos que estavam montando plantel na cidade de Altinópolis. Veio na barriga da mãe, criatório do Haras Soledade. A aquisição dela realmente foi por acaso. Fiz um comentário com um amigo, representante de rações, que me indicou o haras que estava vendendo potros desmamados”, conta Lucas.

Team Penning
Neona estava nesse lote e logo o proprietário foi em busca de mais informações. “Entrei em contato com o administrador do rancho e realizei a compra. Na verdade, ‘comprei por comprar’. Pela cor, a pelagem que todos desejam. Quando a busquei, ela estava com oito meses. Não era muito bonita (risos)”, lembra.

Mesmo sem apostar muito alto, eles acertaram na compra. “A criamos com todo carinho e Neona se transformou nessa máquina. Linda, uma égua adorável, encantadora, mansa demais, se adéqua a qualquer cavaleiro”. Quando ela tinha dois anos e dois meses, foi para doma. Nessa época Lucas já conseguia enxergar o potencial de mansidão da égua.

Team Penning
Lucas, Neona e família

“Eu, muito curioso, com ajuda de um funcionário, a selei e montei para senti-la. Ela foi para doma e depois de três meses retornou para minha sela. Comecei a coloca-la no boi. Devagar, também fui levando ela para as provas e logo o potencial aflorou”. Lucas lembra que ela já se destacava em meio aos outros de animais já bem ‘empistados’.

Neona Cat possui um cow sense apurado. E isso foi perceptível logo no começo. “Ela é fora do normal, muito ligada no boi. Uma égua fiel, faz o que pedimos. Hoje é o animal principal que eu e minha esposa Carolina corremos. E, se Deus quiser, será a professora da minha filha Helena, que já monta ela”.

Como todo esse sucesso, nada mais justo que pensar nela como reprodutora. Nessa estação de monta, Lucas já tirou dois embriões com o garanhão deles, Tardy Fire JA. Um deles não deu certo, o potro faleceu. Então, eles aguardam o nascimento do segundo, agora para dezembro.

Team Penning
“Estamos aguardando ansiosos, pois o primeiro nasceu rosilho. Nossos planos são de continuar com ela nas pistas e começar a trabalhar ela na reprodução. Aproveitar suas características fortes, como a índole, para fazer bons produtos”.

O objetivo de Lucas e Carolina é cada vez mais tentar melhorar a genética de trabalho e também passar essa genética para amigos. “Já temos vários embriões dela vendidos para este ano. Sem esquecer que tudo que vem acontecendo devemos às boas classificações obtidas por ela dentro das pistas”, finalizou.

Por Luciana Omena
Colaboração: Analucia Araujo
Fotos: Arquivo Pessoal/ABQM

Deixe um comentário