Neste quarto dia de competições, títulos em Três Tambores, Laço Cabeça, Laço Pé, Ranch Sorting e Team Penning
O primeiro Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha aconteceu de 21 a 24 de março de 1991, na cidade de Bauru/SP, durante a gestão do presidente Érico Braga. Na época, a maior prova reunindo cavalos da raça em um só local, com 1300 inscritos. Naquela época, os destaques eram os cavalos Obvious Command, Chavalero, Tucupi SKR, Cromita MA 10, Caim Sasa, Tiano Solano, Briganlena, Anjin San, El Baron, Mr Mola Made, entre outros de igual importância.
Vagner SimionatoE 28 anos depois, a ABQM está celebrando o maior Congresso da história, com mais de 6400 inscritos, 2100 animais e 1200 competidores. As provas em todas as modalidades de Conformação e Trabalho acontecem de 23 a 29 de abril, no Parque Dr Fernando Cruz Pimentel, a EMAPA, em Avaré/SP. Movimento intenso pelas ruas, arquibancadas, estandes, pistas, cocheiras e camping. E os títulos de hoje?
Os competidores de Três Tambores nas categorias Aberta Castrado, Profissional Light, Aberta Master e Cavalo Iniciante foram as estrelas na Arena Organnact desde as 8h da manhã. Na Profissional Light, os aspirantes a treinadores de primeiro escalão, aqueles que ainda estão iniciando suas carreiras, quem se deu melhor foi Guilherme Thame Mateus montando Linda Aguia Victory. Eles marcaram 16s882 para dar o galope da vitória em primeiro lugar, superando 124 inscritos. Vaguinho Simionato foi o campeão da Aberta Castrado com sua estrela WV Mickey Of Flig e o tempo de 16s919. Miguel Dias e B2B Maximus Rolls, que venceram ontem a Aberta Junior, foram segundo na Iniciante, com 17s002. No momento corre a Cavalo Iniciante.
Na Arena Vetnil foi dia de começar a disputa do Laço em Dupla, com as provas técnicas de Laço Cabeça em suas categorias: Aberta Junior, Aberta Sênior, Aberta Castrado, Profissional Light, Cavalo Iniciante e Aberta Master, além do Laço Pé e suas categorias: Aberta Júnior, Aberta Castrado e Aberta Master. Os potros fizeram suas estreias nas categorias Junior e só deu JD Yates. O norte-americano, figurinha carimbada nos eventos da ABQM dos últimos anos, levou primeiro e segundo. Com Hydrive Bad Boy marcou 224 pontos e com Heavens Wind, 219 pontos. Ele ainda foi quarto com Zeck Shady EK e a nota 216,5. O dono de 34 títulos do AQHA World Championships também foi o campeão da Senior ao montar Hello Chexy e marcar 219 pontos.
No Laço Pé Aberta Junior, deu Adevan Lourenco de Souza, com Smoother Red Boy, ao marcar impressionantes 225 pontos e tornar-se o destaque do dia nessa pista. JD mais uma vez no pódio, em segundo, com Heavens Wind e a nota 224. Marcelo Rizi, o Pepa, foi terceiro e quarto com 224,5 (Quick O’Lena TMR) e 224 (Bob Cat Cielo), mostra que essa foi a categoria mais apertada do dia. No Pé Aberta Castrado, foi a vez de Pepa ficar em frente à placa de primeiro lugar. Com Magico Jay Bee marcou 224,5, empatando com JD e Dual Red Player PDL. Rafael Paoliello empatou com ele mesmo em terceiro lugar. A nota foi 224 e os cavalos Whiz Dunero e GSP Starlight.
JD Yates (esquerda) e Rafael PaolielloLogo no início da manhã a Arena RAM encerrou as competições de Ranch Sorting, que começaram ontem, definindo as categorias Amador Master B, Jovem B e C, Jovem principiante e Família. Na sequência começaram as provas do Team Penning, com as categorias Aberta, Aberta Master, Cavalo Iniciante, Amador, Amador Master A e B, Amador Principiante, Jovem, Jovem Principiante e Feminino. Pela Aberta Livre, título para Eduardo Vicente de Azevedo (Dakota Playgirl), João Salla Neto (Money Black) e Thiago Paiva Moreira (Red Love Smart Mil), que fecharam os três bois em 21s689. Na outra categoria mais cheia de hoje, Amador, a vitória ficou com Leandro Alves De Queiroz (Cigana Dee IP), Luiz Augusto Ribeiro Tranquillini (Somebody Missy JTR) e Lucas Santana Hisbek (Neona Cat) com 18s714 e três bois no curral.
A programação de hoje ainda tem o 3° Leilão Trabalho & Cia, pela internet no site da MBA Leilões, ou presença direto no tattersall, para quem tiver no recinto da EMAPA. Outras informações acesse o http://www.abqm.com.br/congressobrasileiro.
Por Equipe Cavalus
Fotos: Cedidas ABQM/Arquivo