Pela primeira vez, um animal nascido, criado e treinado no Brasil vai competir lá fora com um dos mais premiados laçadores americanos, JD Yates
Habilidade, velocidade, beleza e docilidade! Shinning Beaver MA tem um currículo recheado dos mais importantes títulos nas modalidades Laço Cabeça e Pé, além de conquistas no Laço Individual. É um animal dos sonhos e se mostrou um excelente reprodutor.
Reúne as melhores qualidades de um grande atleta e assim chamou atenção de JD Yates, que já é praticamente radicalizado no Brasil, por suas frequentes apresentações nas grandes provas de Laço em Dupla do país e inclusive já laçou nele por várias vezes.
“JD Yates de fato me disse que tem muita vontade de apresentar ele nos Estados Unidos e considero a possibilidade de fazer isto. O convite do JD foi uma consequência natural de ele conhecer e já ter montado e ganho Campeonato Nacional no Shinning, além da amizade que temos há muitos anos”, conta Marcello Gros, criador e proprietário do animal.
Shinning Beaver MAMarcello, um dos pioneiros do Laço no Brasil, morou no Colorado quando jovem e competiu os mesmos rodeios que Dick Yates, grande cavaleiro treinador, pai do JD. “Ficamos amigos desde essa época. Conheço o JD desde pequeno”.
A vontade tomou forma e à ida de Shinning Beaver para os Estados Unidos tornou-se realidade. Após conversar com seus colaboradores Rafael Paoliello, no treinamento, e Luciano Beretta, na reprodução, o criador levou adiante a ideia e concretizou o que é um sonho para muitos criatórios.
“Eu apoiei a ideia desde início. E o meu envolvimento é na reprodução. Então, com a ida dele vamos programar ano de 2018 para atender todos os compromissos que tenha. E a ideia é também fazer um estoque de sêmen congelado, para atender os cotistas e o mercado no período de um a dois anos, tempo que acreditamos que ele ficará fora do Brasil”, explicou Luciano Beretta, da LUB Breeding, onde atualmente está alojado o garanhão.
Já Rafael Paoliello destaca as qualidades dele como atleta. “O Shinning é uns dos melhores cavalos que já montei, se não for o melhor! Muito manso, além de ter uma habilidade que poucos cavalos apresentam. Se transforma quando entra em pista, ele gosta do que faz e nunca teve uma lesão”.
O treinador recorda que Shinning já deu ao seu proprietário e a eles, que o montam, muitos títulos, ganhou tudo que podia. “A decisão dele ir para os Estados Unidos foii em conjunto, estamos muito felizes com essa nova fase dele. Com certeza, fará uma excelente campanha nas pistas americanas na sela do JD Yates. JD vai laçar Cabeça e eu irei para lá laçar Pé”. Os planos também incluem o Laço Individual, com o americano Jeff Chapman.
Preparação
Garanhão brasileiro pronto para fazer históriaSegundo Luciano Beretta, a preparação para a ida do garanhão começa em janeiro de 2019. De agosto a dezembro, a preocupação é em manter os compromissos de venda de coberturas e fazer o um estoque de sêmen.
“O projeto é de terminar a estação de monta dele em janeiro. Nesse período, até março, fazer a coleta para sêmen congelado. A venda de coberturas vai ser normal, apenas cotas de coberturas que não vendemos mais. Vamos trabalhar com ele até fevereiro e 1º de março ele entra em quarentena”, reforça Beretta.
Ele ainda faz um lembrete: “quem quiser investir numa genética de um super cavalo, que provavelmente quando voltará dos Estados Unidos com currículo muito melhor, a hora é essa! O Shinning tem uma capacidade de sêmen muito boa e ele fica disponível até fim dessa estação de monta no Brasil”.
Genética
Filho de Steps Little Sparks – produto do lendário Shining Sparks – em égua Docs Remedy, o reprodutor Shinning Beaver MA foi escolhido ainda no pé da égua por Marcello Gros para se tornar o garanhão chefe de seu criatório.
Comprovado nas pistas por importantes profissionais, ele foi o cavalo mais pontuado de 2013 pela ABQM recebendo o título de Superhorse e, além das conquistas no Laço Cabeça e Pé, também venceu no Laço Individual, mostrando sua grande versatilidade nas pistas.
Registro de Mérito Aberta e Registro Superior Aberta Laço Cabeça e Laço Pé, Shinning Beaver ainda está iniciando na reprodução e seus filhos mais velhos nasceram em 2012.
Por Verônica Formigoni
Fotos: Miguel Oliveira