O Circuito Paranaense de Laço em Dupla, que por seu sucesso já é uma prova nacional, se prepara para encerrar 2017
Foto Canal Horses SportComo faz desde que foi instituído há dez anos, o CPLD inova e busca sempre abrir suas fronteiras. Inicialmente com etapas apenas no Paraná, já recebendo competidores de todo o país, o campeonato diversifica e realiza algumas etapas em outros estados. Por trazer para o Brasil uma visão bem profissional, com algumas regras que mudaram o rumo da modalidade, dá para considerar o CPLD o nosso campeonato brasileiro de Laço em Dupla.
A 4ª etapa da temporada 2017 aconteceu em Avaré/SP, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. Foram R$ 35 mil em prêmios, cerca de mil inscritos e duas pistas para os laçadores. “Sempre que fazemos etapas em um novo local, uma nova região é um desafio muito grande, pois não conhecemos o comportamento dos laçadores do entorno. Mesmo que sendo marcada para um local que todos conhecem, onde ocorrem as provas da ABQM, era uma incógnita para nós”, comentam os organizadores, reforçando que ir para Avaré era um pedido antigo de muitas pessoas, que eles conseguiram atender agora.
Foto Canal Horses SportO desafio era o de também se aproximar da estrutura que é montada paras os eventos do Quarto de Milha. A pista 1 ficou toda reservada para o aquecimento, a pista 2 foi a oficial, com preparação de solo e tudo que tem direito. Entre uma pista e outra, as pessoas puderam transitar sem correr o risco de molhar com a chuva, já que foram instaladas tendas nessa ligação. Muito espaço para cavalos, cavaleiros e público circularem. “Outro desafio grande, além da estrutura, era o de levar o público e os laçadores, fazer as coisas bem organizadas, para podermos voltar e trazê-los novamente. Tivemos muitos elogios, mesmo sabendo que sempre temos o que melhorar. Queremos que quem esteve conosco e gostou do que viu, volte na próxima e ainda traga mais gente com eles.”
Na parte técnica, prevaleceu muito o equilíbrio. Em todas as somatórias, todos tinham chances de ganhar. Do primeiro ao vigésimo, segundo os organizadores, a diferença era de poucos segundos. Isso mostra que correr no CPLD não é ter a vitória concentrada na mão de poucos e anima, principalmente quem está começando, a ir para a prova. Todas foram bem disputadas e ninguém voltou para casa desmotivado. De uma forma geral, todas as categorias deram show. Uma laçada mais bonita que a outra!
“Nosso balanço é extremamente positivo. Foi uma decisão bastante acertada virmos para essa região. O que nos anima a expandir mais ainda e ano que vem estarmos em outras localidades, abrir mais mercado e caminho no CPLD para tentar mostrar quem somos para quem nunca pode ir a uma das nossas etapas. Nosso objetivo, entre outros, é ter essa fidelização. Quem for a uma etapa, tenha o desejo de seguir o campeonato.”
A 5ª etapa e a Mega Final estão marcadas para os dias 23 a 26 de novembro, em Londrina/PR. Saiba mais: www.cpldbrasil.com.br
Resultados
Incentivo
1º – Caca Cassiano / Binho Avaré
2º – Matheus Almerin / Renato Zanin
3º – Vinicius Silva /Thiago Azenha
4º – Bruno Cavalhiero /Ronaldo Jr
5º – Xem Xem Da Silva/ Leo Frizzo
6º – Guihlerme Lazaro / Henrique Guimaraes
Soma 4
1º – Vitinho Miguel / Jr Avaré
2º – Franco De Sa/ Du Melo Brandao
3º – Caca Cassiano / Vinicius Lima
4º – Antonio Santos / Jorge Cury
5º – Neno Cabralia / Caico Rosas
6º – Silvio Rorato / Thiago Da Silva
Soma 6
1º – Vitinho Miguel / Eduardo Darghan
2º – Guilherme Zampar / Kinho Araujo
3º – Paulo Giuziu / João Henrique da Silva
4º – Ze Soares / Bolinha Sanchez
5º – Christian Scatalon / Marcelo Mota
6º – Ze Soares / Felipe Ageleli
ETR
1º – Gabriel Lima / Cassiano Moraes
2º – Cristiano Souza / Pedro Borges
3º – Junior Alegria / Anderson Proença
Por Luciana Omena
Foto principal Ricardo Mariotto