Solo da pista de laço determina cavalos vencedores

Com muitos anos de estudo e verificação in locco em eventos, chegou-se a conclusão de que um fator primordial para o sucesso dos cavalos é a qualidade da pista

Com toda a certeza, o solo de uma pista de laço é uma cosia muito séria. No projeto de construção dessa parte de um haras ou centro de treinamento, antes de mais nada, é o terreno onde os cavalos trabalharão que deve ser a primeira coisa a planejar.

O treinador de cavalos de laço e médico veterinário Cleber Zanovelo, do Haras EZ, comenta que durante muitos anos as pessoas viam seus animais com algum tipo de dificuldade de movimento ou dores. Até mesmo cometendo erros que não aconteceriam em condições normais sem entender o motivo.

“Estou nesse negócio há mais de 30 anos e todos nós já erramos no quesito solo da pista de laço. Então, conforme o passar do tempo, todos nós ganhamos mais experiência. E o fator piso entrou como um dos mais importantes no dia-a-dia do treinamento e provas”, afirma.

Ademais, entre as modalidades, comenta Cleber, o piso muda um pouco. “Por exemplo, no Tambor, mais areia nos viradores, para proteção do animal e do competidor, a fim de que o conjunto não escorregue. Já na Rédeas, a pista é mais lisa, geralmente compactada, para o animal ter mais facilidade de fazer os movimentos. A de laço é intermediária. Não pode ser pesada e nem muito dura”.

De acordo com ele, que também é laçador, todos os cuidados com o solo se baseiam na proteção e integridade física de cavalo e competidor. “Com o decorrer do tempo, trabalhando em solo inadequado, o cavalo desenvolve lesões de tendão e musculoesqueléticas, entre outras. O correto para cada modalidade é uma pista compactada e complementada com areia solta, na quantidade especifica que os movimentos pedem”.

Ele ainda lembra, especificamente para o laço, que a melhor forma de ensinar um cavalo a trabalhar é ter uma pista grande, de no mínimo 40x70m.

Com muitos anos de estudo, chegou-se a conclusão de que um fator primordial para o sucesso dos cavalos é a qualidade da pista de laço

Dicas

No meio equestre, muitos fatores levam um conjunto a atingir seu ápice de performance e um deles é a qualidade da pista, como falado acima. Juntamente com a evolução da criação de equinos, treinamento, melhoramento genético, cuidados veterinários, entre outros, o cuidado com o solo também tem sua importância em toda essa questão.

  • Assim, a diferença do resultado final entre os atletas é extremamente pequena. Um dos fatores é a regularidade da pista durante uma competição. O que se busca é diminuir ao máximo a influência externa sob o desempenho;
  • O maior vilão para o solo de uma pista é o clima. Não somente a chuva ou o sol que são os extremos, mas também a porcentagem de umidade do ambiente que interfere diretamente;
  • Se isso tudo já é algo a se considerar quando temos pistas cobertas com estruturas modernas, imagine em um rodeio, aberto e com milhares de outras atrações na mesma arena onde acontecem as provas de laço.
  • Planeje: escolha bem o local onde construirá a pista. Preocupe-se com a drenagem e a qualidade das propriedades naturais do solo. Pense na qualidade dos materiais e escolha os melhores fornecedores. Certifique-se das dimensões estarem de acordo com a sua modalidade. Por fim, reserve o período mais seco do ano para a construção.

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Divulgação/Dream Barn

Veja mais notícias da modalidade Laço em Dupla no portal Cavalus