Temporada de Equitação de Trabalho chegando ao fim

As duas últimas etapas estão programadas para outubro e novembro
Karla Junqueira e Fantástico da Prata. Foto: cedida

Modalidade criada por italianos e franceses com o objetivo de reunir, numa única competição, cavaleiros de diferentes países montando cavalos de diversas raças, a Equitação de Trabalho tem como finalidade demonstrar o trabalho diário de campo, num simulacro de obstáculos e situações reais. O percurso deve ser cumprido com eficiência e segurança. Exige agilidade, entrosamento e equilíbrio entre cavaleiro e cavalo. É praticado por homens, mulheres e crianças.

A competição é composta por quatro etapas distintas, três delas disputadas individualmente – Ensino – Maneabilidade – Velocidade, nas quais o cavaleiro monta sempre o mesmo cavalo. A quarta fase – Prova da Vaca, um prova semelhante ao Team Penning, somente é disputada nas provas que tenham competições por equipe.

A fase de Ensino é similar a prova de Adestramento e demonstra as habilidades atléticas do cavalo, atendendo aos comandos do cavaleiro. Na Maneabilidade, o objetivo é por em evidência a capacidade do conjunto em superar com tranquilidade, precisão, estilo e regularidade. Alguns obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Similar a fase de Maneabilidade, a Velocidade precisa ser cumprida ao cronômetro. Na Prova da Vaca, a meta é separação de uma rês de um lote e sua condução a outro extremo da pista.

Fase de Maneabilidade. Foto: cedida

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho 2017, válida para o Ranking ABPSL de Equitação de Trabalho 2017, aconteceu dia 26 de agosto, no Haras Crystal, e marcou a troca de reprises na fase de Ensino para a segunda metade do campeonato, e também a introdução das pistas com maior dificuldade técnica para as fases de Maneabilidade e Velocidade, seguindo a tradição dessa reta final do campeonato, organizado pela CIA de Equitação de Trabalho.

Um dos destaques da prova foi Karla Junqueira e Fantástico da Prata, representando o Haras Du Jardim, de Poços de Caldas/MG, que venceram a categoria Aberta.

As duas últimas etapas da temporada já têm data marcada: 21 de outubro, em Bragança Paulista/SP, na Conexão Equestre; e 25 de novembro, em Atibaia/SP, no Rancho 2K. Todas as informações e os resultados completos: www.ciadeequitacaodetrabalho.com.br.

Deixe um comentário