Das tarefas do dia a dia dos ranchos ao rodeio
Embora a Montaria em Touro seja o início do que muitos chamam de ‘desafio’, algumas modalidades que vemos hoje têm raízes nas tarefas da pecuária nos primeiros dias do Velho Oeste. Nos Estados Unidos. A origem de todas as modalidades que conhecemos veio de lá, exceto o Cutiano – Montaria em Cavalos.
Embora o tempo e a tecnologia tenham mudado a paisagem dos Estados Unidos, e do resto do mundo, tudo que é ligado ao rodeio parece inalterado. Muitos dos competidores que você vê na arena não são apenas atletas profissionais de rodeio – eles geralmente são fazendeiros em tempo integral ou parcial.
Trabalhar com seu gado, pastorear bois e laçar bezerros são tarefas do dia a dia dos ranchos. Uma das ações mais antigas da atividade pecuária é o laço. Naquela época, por volta do Século 18, quando o Oeste ainda estava subdesenvolvido e novo, os fazendeiros não tinham as comodidades de cercas elétricas e medicina moderna para lidar com o que tinham pela frente.
Quem tinha fazenda precisava, principalmente, confiar em seus instintos, nos seus cavalos e, eventualmente, em alguns bons amigos. Era preciso colocar a ‘mão na massa’, ‘sujar’ as mãos, e as roupas (risos), para fazer o trabalho de manejo que qualquer propriedade rural necessitava.
Uma das maiores, e provavelmente mais importantes, tarefas é garantir que: 1 – seu rebanho seja saudável e 2 – que seu gado não se perca no pasto de seus vizinhos. Para evitar que essas coisas acontecessem, o pessoal daquela época aprendeu rapidamente como laçar seus bois para administrar remédios, criá-los ou marcá-los – com a marca de sua família.
Seria apenas uma questão de tempo que uma coisa levasse a outra e fosse criada uma modalidade de laço nos rodeios. Os vaqueiros da fazenda se orgulhavam da rapidez com que faziam as tarefas e passaram a fazer apostas entre eles, e competições.
Ao contrário dos campos gramados dos tempos antigos, o tie-down roping moderno geralmente ocorre na terra. Pois é mais seguro para o bezerro, para o competidor e seu cavalo. Para se ter um parâmetro, nos rodeios na Flórida, sancionados pela PRCA, os bezerros devem pesar entre 90 a 127 kg (220 a 280 libras).
Todos são inspecionados pelos juízes e veterinários da PRCA antes de cada rodeio, para garantir que cada bezerro seja forte e saudável. Depois de liberados, os bezerros entram no brete. Depois que o laçador dá o sinal ‘verde’, pedindo a liberação do bezerro, a porta o brete é aberta e eles correm em direção à pista. Os bezerros são sorteados para cada laçador.
Cada bezerro, quando chega na ponta do brete, é adornada com uma corda leve ao redor do pescoço, que desata quando a porta abre. Em frente ao brete do competidor, também é armada uma barreira. A barreira é usada para garantir que o bezerro tenha uma vantagem inicial.
O competidor não pode ultrapassar sua barreira antes que o bezerro tenha atravessado a dele. Se o laçador conseguir que seu cavalo corra no momento certo, tudo transcorre de forma tranquila. Mas se o cavalo parte antes e ‘quebra’ a barreira, o conjunto recebe dez segundos adicionados ao seu tempo.
Quando o laçador sente que está pronto, dá um aceno ao operador de brete para abri-lo e soltar o bezerro. Este então disparar e libera sua barreira, enquanto o cavalo atravessa sua disparando o relógio. Laçador joga a corda ao redor do pescoço do bezerro, o cavalo faz uma parada, o cavaleiro desmonta e segue em direção ao bezerro.
O laçador deve suspendê-lo, levantar as patas do chão, para ‘peiar’ três delas. Feito isso, levanta a mão, o cronômetro para, e ele faz o caminho de volta ao seu cavalo. Enquanto isso, p juiz espera seis segundos para garantir que as pernas do bezerro permaneçam amarradas. Caso isso acontece, a laçada é invalidada.
Na maioria das vezes, todo esse processo é feito em média de sete segundos. O recorde mundial é de pouco mais que seis segundos. Nos Estados Unidos, a principal associação é a Professional Rodeo Cowboys Association. No Brasil, não temos mais uma somente para os rodeios. A Associação Nacional de Laço Individual é a que rege a modalidade em sua maioria.
Fonte: Silver Spurs Rodeo
Fotos: Cedidas