“O esporte significa muito amor e dedicação com os animais”
Praticante de Team Roping até 2008, Átila Mendes Destro, 24 anos, de Capão Bonito/SP, teve o primeiro contato com o Laço Individual em 2005, quando seu pai, Mário César Destro, fez um curso da modalidade e lhe ensinou conceitos básicos do esporte. Na época, ele laçava Team Roping e Laço Comprido e passou a praticar o Laço Individual.
No início de 2018, ele trancou o curso de Medicina Veterinária no 4º ano, para trabalhar profissionalmente no treinamento de cavalos de Laço e Três Tambores no MD Ranch, de propriedade de sua família. “Espero concluir a faculdade futuramente. Foi uma decisão difícil, mas acredito que certa”, salientou.
Atualmente, ele treina 15 animais e menciona quais são seus companheiros de prova: “Look Likes Pine (Mister Slydun Pine x Dellas Wild Rose), me deu o início nas provas desde 2008, quando comecei a ir em competições; Vegas Resort (Popular Resortfigurex Athena Pistol Peppy) e Beny Dun It (Country Dun It x Doc’s Stylish Jay), os dois que completarão dois anos na minha sela, estão comigo desde de julho de 2016”.
Átila é pentacampeão Brasileiro, bicampeão da Copa dos Campeões e Campeão Nacional. Entre seus títulos, ele cita ainda: “Sou Campeão Nacional com Vegas Resort, uma égua que me completa a cada prova e que me dá esperanças de um futuro; sou Campeão Prorelax Calf Roping 2016, pela Amador e 5º colocado na Aberta com o animal PG Hobby Doc Z (PG Doc Jay x Miss Hobby Doc), um dos melhores animais que já montei, de propriedade do meu amigo Pacifico da Costa Vieira Neto”, salienta o laçador.
Para galgar tais conquistas ele se espelha em Daniel Lopes e Marcos Alan Costa. “O Daniel além de amigo, é um parceiro de profissão que me ajudo muito e me ajuda sempre quando preciso. E o Marcos é o maior laçador mundial de Laço Individual, com quem também tenho uma boa amizade”, apontou o treinador.
Átila considera que o esporte “significa muito amor e dedicação com os animais”, e tem como sonho “ser um super campeão e estar entre os melhores, nos melhores eventos. Também almeja ser Campeão do Potro do Futuro e competir nos Estados Unidos”. Ele agradece à Deus, sua família, amigos e a todo MD Team pelo suporte e torcida em sua carreira.
Por Juliano Antonangelo
Foto: Rodolfo Lesse