Copa Costa do Sol faz sua primeira etapa em Macaé

Circuito pontua para o campeonato nacional ANLI e nasceu em substituição às provas da RJLI

O Rio de Janeiro volta a ficar bem representado na modalidade Laço Individual. Após notícias da criação de um novo campeonato, o Circuito Carioca de Laço Individual, que já realizou duas etapas nesta temporada, agora temos a retomada da antiga RJLI como Copa Costa do Sol. Segundo informações, a Copa Rio e posteriormente RJLI atuou por 11 etapas em Silva Jardim/RJ.

Após sofrer com o momento atual do Brasil e perder um pouco de força no Estado, o Laço Individual voltou com tudo esse ano. Além das provas já tradicionais da RJQM, associação do Quarto de Milha carioca, o Rio conta com a Copa Costa do Sol, dos diretores Phelipe Salgado e Durval Queiroz, sendo gerida por João Vellasco, também diretor do JV Sistema, atuando com resultados e gerenciamento de provas.

A primeira etapa da CCS de Laço Individual aconteceu na Agropecuária FVA, em Macaé/RJ, no dia 16 de junho, e contou com 39 competidores, 37 cavalos e 46 inscrições. No mesmo dia, em conjunto, aconteceu a última etapa da RJQM de LI, com 59 inscrições, totalizando um evento com 105 inscrições no geral. Os organizadores receberam laçadores de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

“Foi uma prova ágil, contando com a locução de Lia Anacleto, e com acompanhamento em tempo real das ordens e tempos dos competidores pela TV do JV Sistema. As duas provas pontuando pela ANLI e pela RJQM, classificando para a Copa dos Campeões da ABQM 2018. Excelente boiada padronizada, escolhida cuidadosamente, e competidores de âmbito nacional, incluindo por exemplo Bruno Renna, campeão deste ano do rodeio de Divinópolis/MG”, conta João.

A premiação foi de R$ 16 mil reais para as duas provas e a próxima data já está marcada, dia 25 de agosto no mesmo local. Aproveitando o ponta pé inicial da Copa Costa do Sol, foi feita uma homenagem a Silas Herdy, que tocou por 11 anos a RJLI. “Ele foi o pioneiro de tudo isso no nosso Estado. Ele que iniciou com as provas, e hoje elas só acontecem por ele ter começado lá atrás, ter batalhado para que tudo fosse como foi. E temos o sucesso de hoje devido justamente a tudo que ele fez, as provas que ele organizou”, ressalta João, que esteve ao lado de Silas nessa jornada durante dez anos.

Foram campeões dessa primeira etapa da CCS: Master – Paulo Mazzoni – Diferent Pep – 11s40; Iniciante – João Victor Pitondo – Maldonado Peppy – 12s08; Amador – Paulo Victor Rangel – Djarum Black – 10s21; Aberta – Ademir Daniel de Oliveira – Dutchess Maple RFA – 9s54. Aconteceram também provas de Breakaway Roping e os campeões foram: Mirim – Yann Abreu – JR Peeko Dan Doc – 44s76; Feminino – Sandra Vellasco – Docs Leo Bars FNS – 45s70.

Premiação da Master: Paulo, Elcinho e João Vellasco

Para Élcio de Sá, um dos diretores do Circuito Carioca de Laço Individual, em que João Vellasco também participa da diretoria, “a prova foi muito boa. Vale destacar bezerrada, estrutura da pista coberta, recepção. A homenagem ao Silas pelos anos que lutou pelo Laço Individual. Realmente o nosso esporte tomou um fôlego muito bom esse ano e vamos fazer de tudo para que não mingue novamente.”

Os resultados completos encontram-se no jvsistema.com.br e os da RJQM no seqm.com.br.

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

Deixe um comentário