No palco das competições de Laço Individual, algumas histórias se destacam não apenas pelos títulos, mas pela conexão especial entre cavalo e cavaleiro. Este é o caso de Kenny Cunha e Caipirinha Sapucaia, uma parceria marcada por anos de dedicação, superação e muitas vitórias, que tornaram a dupla de muito sucesso na modalidade.
Durante o 33º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, realizado no mês de abril em Araçatuba (SP), o conjunto conquistou a categoria Aberta Livre com o menor tempo no Laço Individual Cronômetro (8s09) e, de quebra, também ficou com o título da Aberta Castrado. Essas vitórias não apenas coroaram a parceria entre treinador e cavalo, mas também demonstraram a genialidade e o talento do animal.
“Sem dúvida foi uma vitória inesquecível na minha carreira, no meu currículo e muito especial por ter sido ao lado do Caipirinha, um cavalo que eu tive o prazer de treiná-lo desde que era um potro. Passamos um tempo distantes um do outro, mas há dois, três anos, voltamos a competir juntos e essa vitória foi para coroar a nossa parceria”, conta o treinador Kenny Cunha.
Filho de Smart Gray Pistol e Mamie Whiz (Gizmo Whiz), Caipirinha Sapucaia agora acumula em seu destacado currículo 134,25 pontos na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O animal é de propriedade e criação de Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, da Fazenda Sapucaia. No ano passado, durante o Congresso Brasileiro, o cavalo, montado por seu proprietário, conquistou três títulos de campeão no Laço Técnico (Am. Master B e Master B Castrado), além do Show AQHA.
Conexão única entre Kenny Cunha e Caipirinha Sapucaia
Caipirinha Sapucaia é mais do que apenas um cavalo para Kenny Cunha, ele é parte integrante de sua trajetória e de suas maiores conquistas. “Meu primeiro título de campeão Potro do Futuro Aberta foi montado nele. É um cavalo de um coração enorme, sempre pronto na hora que você mais precisa. É sempre muito bom quando eu o tenho no meu time de cavalo. Ele é um cavalo que me passa confiança, segurança. É um cavalo de um coração enorme.”
A vitória no Congresso Brasileiro foi o ponto alto dessa parceria, uma conquista que emocionou e surpreendeu a todos. “A vitória no Congresso Brasileiro foi maravilhosa. Recebemos dois títulos numa prova disputadíssima, que tinha maior número de inscrições ali no Laço Individual. A concretização de muito treino, muitas pessoas envolvidas em tudo isso. E quando você chega lá com uma vitória tão expressiva e emocionante como essa, é maravilhoso.”
Para Kenny Cunha, Caipirinha Sapucaia representa não apenas um cavalo talentoso, mas um símbolo de esperança e determinação. “Eu acredito que o Caipirinha tenha muita lenha pra queimar, ele é um cavalo jovem e que ama o que faz. Vamos continuar trabalhando enquanto Deus nos permitir, competindo em alta performance”, finaliza o treinador.
Por Natália de Oliveira/Revista Roper’s Sports
Fotos: Arquivo pessoal/Miguel Oliveira
Leia mais notícias aqui.