A parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Nacional do Laço Individual (ANLI) na modalidade de Laço Individual no 31º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha – Trabalho e Conformação foi um sucesso.
Nesta edição, a modalidade de Laço Individual contou com 1030 inscritos, um crescimento de 30% com relação a edição anterior. No Breakaway, outro recorde surpreendente: aumento de 70% das inscrições.
Segundo o presidente da ANLI Fábio Parizi, o Congresso foi muito positivo para a ANLI. “Foi um evento histórico, com recordes de inscrições, conjuntos com muita qualidade nas pistas. Essa parceria colabora para fomentar nosso esporte no Brasil”, comenta.
O apoio da ABQM foi muito importante para a modalidade de Laço Individual no Congresso. As associações realizaram uma congruência e os competidores que ganharam dinheiro na modalidade cronômetro, tiveram seus valores adicionados no ranking final da ANLI.
“No final do ano selecionamos os 15 melhores laçadores para a grande final da ANLI, aliás, a edição deste ano será histórica. O ranking é resultado da soma dos valores conquistados ao logo do ano, e o resultado do Congresso será adicionado a este ranking, colaborando ainda mais com nossos atletas”, afirmou o presidente.
A ABQM adicionou ainda uma premiação extra à modalidade, para incentivar ainda mais os laçadores. “Para se ter uma ideia do apoio, o primeiro colocado da categoria Aberta Livre somou mais de R$ 26 mil”, ressaltou.
Resultados do Laço Individual
A modalidade de Laço Individual estreiou na quinta-feira (21) na Arena RAM. O grande destaque dessa edição ficou para o laçador Kenny Cunha, que pasmem, ganhou apenas as quatro primeiras colocações na categoria Laço Individual Técnico Aberta Junior.
Shinning Tari LFRB, VPJ Blacked Out Pop, MR Spark Pop e Ronda Roosters RCR, respectivamente, foram os animais que ele montou e o ajudaram a bater essa surpreendente marca.
E não parou por ai. O laçador ainda conquistou o primeiro lugar na categoria Aberta Sênior, montando Son Ofa Dunit RLE.
“Parece que cada vez que eu chego é a primeira vez, e quando você vem com uma constância boa, parece que cada vez você está com mais adrenalina, mais vontade de vencer”, ressaltou Kenny Cunha.
“Ver o Kenny em pista, para quem é apaixonado pela modalidade é muito prazeroso. Ele, com certeza, é um dos melhores laçadores do país na atualidade. Ele é um laçador muito técnico, conquistou muitos títulos tanto no cronômetro quanto no técnico, tem um trabalho diferenciado. Ele conta com o apoio incondicional da sua família, seu pai, irmãos Renato e Jeferson, eles têm um trabalho fantástico de treinamento de cavalos de laço. É uma excelente equipe que colabora com o desempenho de Kenny, um rapaz jovem, muito educado, fácil de conversar. Um atleta incrível”, apontou Fábio Parizi.
Outro destaque da modalidade foi o campeão da categoria Aberta Livre, Marcos Mendonça Andrade Nicolielo, que montado em Dream in Spooky conquistou o primeiro lugar com o tempo de 8s535.
Com o resultado, ele passa a liderar o ranking da ANLI.
Julgamentos do Laço Individual no Congresso
Ainda de acordo com o presidente, nesta edição os juízes do Congresso realizavam uma avaliação nos animais a fim de dar as mesmas condições aos atletas. “Se o animal não desse condições de pista ao atleta, o juiz oferecia uma nova oportunidade de laço com outro animal. Essa era uma argumentação constante e foi uma grande conquista”, declarou Parizi.
Confiança da ANLI
Das 640 inscrições realizada para a modalidade de Laço Cronômetro no Congresso, 313 foram agregados ao ranking da ANLI. Ao se inscrever na modalidade, o atleta optava se queria adicionar seus ganhos ao ranking. “Este número mostra o quanto os atletas estão confiando na nossa associação e enriquece nosso esporte”, finaliza Fabio Parizi.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Miguel O. Filho
Mais notícias no portal Cavalus