A temporada 2022 da Associação Nacional do Laço Individual (ANLI) está chegando ao fim e no próximo mês de novembro, o principal evento da associação fecha com chave de ouro a temporada: a Final do Campeonato Nacional.
A modalidade de Laço Individual vive seu melhor momento. Segundo Fábio Parizi, presidente da ANLI, o aumento de provas credenciadas a associação, aliado ao aumento de novos atletas, profissionais ministrando mais cursos e a realização de eventos mais organizados e com premiações expressivas, têm promovido o crescimento do esporte.
Para se ter uma ideia deste crescimento, faltam cavalos de Laço Individual no mercado, devido à alta procura.
Por isso, o portal Cavalus bateu um papo com Fábio Parizi para falar um pouco sobre o cenário atual da modalidade e é claro, as novidades da grande final. Acompanhe!
Portal Cavalus: Como está o atual cenário do Laço Individual no país?
Fábio Parizi: Hoje, o Laço Individual está no seu melhor momento, no que se diz respeito às provas, participação dos competidores, eventos mais organizados, seguindo regras de bem-estar animal e com premiações melhores, o que resultou em mais pessoas entrando na modalidade, principalmente as meninas do Breakaway, com um crescimento enorme.
Outra reação que a gente percebe e que mostra o nosso crescimento, são vários profissionais dando cursos, sinal que tem gente querendo aprender, gente buscando aperfeiçoamento e gente querendo começar na modalidade. Então, isso é um sinal muito positivo.
Estamos ainda com provas boas acontecendo no Paraná, São Paulo (estado com a maior concentração de profissionais do Laço), Brasília, Minas Gerais e Goiânia, então tudo isso é um sinal do momento bom da modalidade.
Portal Cavalus: Como estão as provas credenciadas? Houve um aumento do número de eventos apoiados pela ANLI?
Fábio Parizi: Com relação as provas credenciadas, até hoje nós estamos com 37 provas e vamos encerrar o ano com mais ou menos 45, girando em torno de 5 mil inscrições. Hoje, a grande maioria das provas de Laço Individual, realizadas no país, são credenciadas na ANLI. Isso é um sinal muito positivo, mostra que as organizações de provas estão confiando na ANLI, e com isso a associação evolui cada vez mais com essa união.
Portal Cavalus: Como está o mercado de cavalos de Laço Individual?
Fábio Parizi: Estamos em um ótimo momento para o mercado de cavalos de Laço Individual, com muita procura. Mas, faltam animais no mercado, temos compradores interessados, mas faltam animais de qualidade. Hoje o cavalo de Laço está muito valorizado.
Portal Cavalus: Em setembro, tivemos dois grandes eventos da modalidade: a final do PCRT e o Circuito Breakaway Roping. O que eles representam para o Laço Individual?
Fábio Parizi: Nós tivemos duas provas excelentes, a PCRT, idealizada pelo Renato Antunes, uma prova que valoriza o profissioonal do Laço Individual, e abriu uma prova no domingo para a categoria Amador, com uma boa premiação, então, é um tipo de evento que veio para ficar.
No mesmo final de semana tivemos outro evento, uma prova de Breakaway com recordes de inscrições, organizado pelas meninas do Breakaway Roping e com certeza essas provas fortaleceram mais o Laço Individual aqui no Brasil.
Está gostando da entrevista? Então acompanhe amanhã a segunda parte deste bate-papo com Fábio Parizi, presidente da ANLI.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Miguel Oliveira / Rodolfo Lesse / Ana Carolina
Leia mais sobre a modalidade de Laço Individual aqui.