Além de uma super prova, organização primou pelo bem-estar animal, assunto que está muito em alta nos últimos tempos
A Associação Nacional de Laço Individual promoveu nos dias 23 e 24 de novembro, o Campeonato Nacional e Potro do Futuro, no Rancho Quarto de Milha, em Presidente Prudente/SP. A grande final da temporada contou com uma premiação de R$ 220 mil, fruto da adesão dos cards de competidores durante todo o ano.
Essa premiação, segundo Caco Auricchio, presidente da ANLI, é proveniente também de importantes parcerias, como com a ABQM, Brewhood, Nutrivet Organnact e Fazenda Bartira. O alto nível técnico da competição, que era esperado antes da prova, se confirmou. Além do aperfeiçoamento dos participantes, os criatórios vêm investindo em melhorias genéticas dos animais, colocando à disposição dos competidores as melhores linhagens de cavalo de Laço do mundo.
Esses fatores permitem uma importante crescente da modalidade. A temporada contou, em todas as etapas, com grande zelo nas instalações, manejo adequado com os animais, além da qualidade e padrão dos bezerros. Fato esse relevante para o ano e que merece saudar os promotores das provas parceiras da ANLI.
“O ano de 2018 foi de consolidação para a Associação, com um novo modelo do Laço Individual no Brasil. Fortalecendo os estados que já contavam com importante participação do esporte. O desafio para os próximos anos será expandir esse projeto para os demais estados em potencial, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Nordeste do país”, reforça Caco.
E ele reitera: “O nosso objetivo de crescimento para o ano de 2018, em relação ao de 2017, era de 35%, superando as quatro mil inscrições. No entanto com os embargos judiciais ocorridos, que comprometeram grandes eventos, como o Congresso da ANLI, fechamos o ano com aproximadamente 3600 inscrições, consolidando um crescimento de aproximadamente 20%”.
Para o presidente, há ainda que se considerar, avaliando os resultados, que a ANLI está no caminho certo, “com uma estrutura econômica da Associação bem definida e sustentável, assim como uma visão de futuro muito clara para continuar nessa linha de crescimento da modalidade”.
Caco aponta como grande obstáculo a ser superado no Laço a insegurança jurídica que envolve o esporte. “É algo que já temos dedicado grande esforço nesse período, mas que ainda devemos continuar atuantes, a fim de alcançarmos a lei que definitivamente regule a nossa modalidade. Considerando que se trata de uma ampla cadeia produtiva”.
De fato, ainda existem grandes desafios pela frente. E, para isso, a união de todos os envolvidos da cadeia será determinante para que as metas sejam atingidas. Algo que se mostrou determinante nesse último evento de fechamento da temporada, com 193 inscritos. Os campeões do Potro do Futuro e Prova Técnica estão listados no SGP Sistema.
Colaboração: ANLI
Fotos: Rodolfo Lesse