Saber quais são os garanhões que estão produzindo os animais campeões nas pistas, sempre ajuda. Porém, a mãe é tão importante quanto o pai

Todavia, analisar as mães individualmente nos fornece dados muito subjetivos, pois às vezes o que dá certo é o acasalamento de dois indivíduos em específico. Por isso, analisamos o Ranking de Avô Materno da ABQM nos últimos cinco anos (2014 a 2018), para saber qual a genética materna têm se destacado em nosso país nesse período.

Escolher um potro na intenção de domá-lo, treiná-lo e apresentá-lo nas competições oficiais da ABQM não é uma tarefa das mais simples. Afinal, além de ter que se fazer um enorme investimento para tentar torná-lo um campeão, a concorrência na hora das competições tem sido muito grande. Geralmente os animais que são inscritos nas provas importantes são aqueles que têm chances reais de levar um troféu para casa. Obviamente, todos, desde o proprietário até o treinador, querem fazer bonito e obter reconhecimento em nível nacional.

Sendo assim, um dos fatores mais determinantes na hora dessa escolha é o pedigree. Claramente a morfologia, os aprumos e o temperamento também são extremamente valiosos na hora dessa seleção. Mas, ao longo do tempo, cada modalidade ‘criou’ o seu biótipo perfeito de animal. Por isso, dentre vários indivíduos ‘iguais’, aptos ao esporte, certamente será escolhido àquele que oferece um pedigree mais “provado” nas pistas de competição.

O primeiro detalhe que muitos observam é quem é o pai. Filhos de garanhões que comprovadamente são produtores de campeões tendem a se destacar. Mas, como todos sabem que a mãe tem tanta importância quanto o pai. A linhagem materna deve ser levada em consideração. Filhos de éguas craques possuem grandes chances de serem craques. Filhos de éguas produtoras de craques, também.

Porém, na minha opinião, avaliar uma égua de maneira individual pode ser muito subjetivo. Afinal, muitas vezes o que dá certo é o acasalamento, isto é, a égua ‘x’ com o cavalo ‘y’. E é por isso que sempre observo com atenção o ranking de melhor avô materno, onde creio que conseguimos obter dados um pouco mais ‘concretos’. Afinal, nesse ranking observamos quais cavalos fazem a ‘base materna’, quase que independente de acasalamentos específicos.

Por esses motivos, seguem abaixo os dez melhores avôs maternos dos últimos cinco anos (01/01/2014 a 31/12/2018) nos Ranking da ABQM em Laço Cabeça, Laço Pé, Laço Individual Técnico e Laço Comprido Técnico. É importante salientar que também dou muito valor nos acasalamentos mágicos, os chamados ‘Magic Cross’. Porém, pensei em informar quais são os melhores avôs maternos, para que o próprio possa tirar suas conclusões e definir quais serão as mais de seus próximos produtos.

A partir dos dados acima, podemos concluir que com exceção do Watch Reds Song nos Ranking de Laço Cabeça e Laço Individual Técnico; e do Trouble Two Times no Ranking de Laço Individual Técnico, a genética materna do cavalo de Laço Técnico Brasileiro baseia-se principalmente nos sangues de Apartação e Rédeas, mais predominantemente pelo sangue de Apartação.

Outro fator interessante é o domínio dos avôs maternos filhos do lendário Doc O’Lena, afinal, Keys To The Moon está entre os líderes em todas as quatro modalidades e Smarvelena só não é TOP 5 no Laço Comprido Técnico, além da presença de Makin A Play e That Dandy Doc no Ranking de Laço Pé. Outras genéticas consagradas como Peppy San Badger, Freckles Playboy, Hollywood Dun It e Doc Bar aparecem várias vezes nos Rankings.

Enfim, o assunto é interessantíssimo e renderia páginas e páginas de análise. Porém, nesse texto tive como intenção mostrar rankings importantíssimos e ainda pouco utilizados na hora da escolha de um animal. Despertar em todos o interesse em estatísticas para a modalidade Laço. Pois, embora a estatística não dê garantias de sucesso, ela certamente norteia as decisões mais acertadas.

Por Alonso Flores

Estudioso da Raça Quarto de Milha, foi responsável durante quatro anos pela elaboração das campanhas dos catálogos dos remates da empresa MBA Leilões e hoje presta serviços de elaboração de pedigrees individuais e campanhas de catálogos de maneira autônoma, assim como assessoria na compra, venda e marketing de animais

Fonte: Editora Passos
Foto de Keys To The Moon de Jefferson Araújo/Cedida

Escreva um comentário