“O Laço Individual termina o ano de 2022 de uma maneira sensacional. Nossos últimos eventos do ano, o Potro do Futuro e as Finais da ANLI, elevaram a modalidade pra outro patamar, uma evolução nunca vista. Tempos que marcaram época, novas provas que atraíram a atenção do mercado e premiações surpreendentes. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para a realização destes eventos, pois só recebemos elogios em todos os sentidos. Temos a convicção que nós ajudamos e contribuímos para a evolução do Laço Individual no Brasil”, comemora Fábio Parizi em seu último evento sobre a sua gestão na diretoria da Associação Nacional do Laço Individual (ANLI).
Assim como afirmou Fábio Parizi, ex-diretor da ANLI, o Potro do Futuro, Prova Técnica, Prova Cronometrada, Roping Futurities e a Grande Final do Campeonato Nacional da ANLI encerraram a gestão da atual diretoria com chave de ouro. As provas, realizadas nos dias 24 a 27 de novembro, no Haras HSG, localizado em São Pedro, interior de São Paulo, entregaram uma premiação histórica de R$ 600 mil.
Para se ter uma ideia da dimensão da premiação, explica Parizi, apenas um competidor, Daniel Lopes, no Potro do Futuro Cronômetro, conquistou o primeiro e o terceiro lugares (cada um com um animal), conquistou alguns rounds e somou em apenas um dia de competição a premiação de R$ 87 mil.
“Isso nunca aconteceu e traz uma valorização aos cavalos de Laço Individual, laçadores, comércio de cavalos, a cadeia como um todo. Essa premiação vai atrair mais e mais pessoas para a modalidade, mais pessoas investindo em potros, levando os animais para treinar com treinadores especializados na modalidade, movimentando a cadeia. Foi um marco, e tenho certeza de que 2023 vai começar de uma maneira ainda mais positiva”, exalta Fábio Parizi.
Recorde no Laço Individual
Além da maior premiação conquistada por apenas um competidor, o Potro do Futuro da ANLI contou com outra marca histórica. Marcos Souza e VPJ Powder POP, filho de Pop Superhorse, e propriedade de Valdomiro Poliseli, conquistaram a incrível marca de 234 pontos, a maior nota da história da modalidade no Brasil.
Marcos e VPJ Powder POP se classificaram para a final com uma nota muito boa, 229, terminando a classificatória em segundo lugar. Com isso, o conjunto seria a penúltimo a entrar na pista na final e com uma nota unânime dos três juízes, 78, somou 234 pontos. A emoção foi tamanha que Marcos, mesmo sabendo que ainda teria mais um competidor para entrar em pista, não conteve a emoção, afinal, o laçador tinha a dimensão do tamanho da conquista que acabava de se consagrar.
Copa Laçadores do Futuro
Visando incentivar novos laçadores, a ANLI promoveu a Copa Laçadores do Futuro. Cerca de 30 crianças e jovens com idades de 05 a 13 anos participaram da competição, com laçada limpa, diferentes distâncias em cavalete fixo.
Para os mais experientes, a prova contou com laçada e amarrada em bezerro com cronômetro.
“Mais de 200 pessoas estiveram em pista, entre competidores, pais e treinadores, mostrando a união de todos em prol do esporte. Uma competição que nos deixou muito emocionados, pois planta a semente do futuro no coração das crianças e jovens” comemorou Parizi.
A lista completa com todas as competições e seus respectivos ganhadores pode ser acessada no Instagram da ANLI.
“Estamos encerrando a nossa gestão frente a ANLI. Uma diretoria que trabalhou arduamente e contribuiu para o fomento do esporte e que com certeza colherá grandes frutos já no próximo ano. Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram a desenvolver nosso trabalho. Agora, será a vez de uma nova diretoria escrever a sua história junto ao esporte. Até o próximo dia 15/12, as novas chapas devem se inscrever e em breve teremos a eleição de uma nova diretoria. Obrigada a todos”, finaliza Fábio Parizi.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Rodolfo Lesse
Leia mais notícias sobre o Laço Individual aqui.