Prorelax Calf Roping comemora crescimento de evento

Uma das provas mais aguardadas e mais disputadas da temporada de Laço Individual no Brasil

“Quando finalizamos uma Prorelax Calf Roping, já começamos a pensar na prova do próximo ano. Para a edição de 2019 – a sexta – tivemos a ideia de aumentar a premiação e, consequentemente, haveria um aumento no valor das inscrições”, conta Marcio Peres, da família Peres, um dos organizadores do evento.

Conforme ele conta, “com o decorrer do ano, analisando a economia do país, apesar do crescimento, porém muito retraído, ponderamos em não realizar mudanças. Contudo, não deixamos de investir na qualidade da Prorelax e propiciar o melhor para os apaixonados da modalidade”.

A data precisou se antecipada de 9 de novembro para 26 de outubro. Embora tudo tenha se resolvido com maestria pela organização, tiveram um imprevisto a menos de 60 dias da data do evento. A partir de 31 de outubro a as divisas do estado do Paraná irão fechar para entrada de bovinos de outros estados.

A anfitriã família Peres sempre da um ‘show’ de organização

“Estamos com tudo preparado e inesperadamente tivermos que lidar com esse imprevisto. Visto que todos sabem que o gado que vem para a Prorelax é das Fazendas Bartira, que fica estado de São Paulo. Optamos por mudar a data da prova por não abrimos mão da qualidade oferecida”, reforça Marcio.

Expectativa e sucesso

Em virtude dessas incertezas e com a possibilidade que evento não acontecesse, a antecipação foi a melhor ideia para que ninguém perdesse uma das maiores provas da modalidade. Sobretudo, uma das mais aguardadas do calendário.

Prorelax Calf Roping comemora crescimento de seu evento
Kenny Cunha

“Ainda assim, mais uma vez, a Prorelax Calf Roping foi um sucesso! Tivemos maior número de inscritos em relação ao ano anterior, participação de competidores de vários estados do Brasil, como Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Paraná”.

Também laçou um estrangeiro, da Costa Rica. É comum que essa prova receba competidores de fora, sempre dos Estados Unidos. Com a mudança de data, esse ano não foi possível a vinda de nenhum americano, portanto.

Em resumo, os organizadores apuraram mais de 180 inscrições e distribuíram mais de R$ 100 mil de premiação em dinheiro. E ainda jaquetas importadas, brindes e a tão almejada fivela americana.

Kenny Cunha recebe premiação de Alexandre Peres e Eduardo Peres

Campeões

Kenny Afonso Cunha foi o campeão da Categoria A – Profissionais com a média final 10s17. Embora tenha participado em três outras oportunidades (2015, 21007-18), essa foi a primeira vez que ele voltou para casa como ganhador.

“É um sentimento indescritível ganhar a Prorelax. A gente se prepara, se dedica nos treinos e faz de tudo para que dê certo. Contudo a vitória é a ‘cereja do bolo’, vem de Deus. Ele que nos ilumina para as melhores escolhas”, comemora o campeão.

Prorelax Calf Roping comemora crescimento de seu evento
Breno Turato

Colecionando importantes títulos nessa temporada, certamente agora mais uma fivela de grande importância. “Consegui sortear os bezerros certos e foi uma prova redonda do começo ao fim. Laço nesse cavalo desde 2016 e tudo caminhou para dar certo dessa vez. Tudo se encaixou nessa prova”.

Sobre ganhar a Prorelax, Kenny garante, antes de tudo, que considera a mais prova mais importante no cronômetro hoje no Brasil. “É a mais bem organizada, boa premiação, tem laçadores de todo o Brasil. De fato, só tenho que parabenizar a família Peres, é um evento que agrega muito para todos os envolvidos, um verdadeiro show!”.

João Eduardo Carrmachi

Pela categoria B – Amador, o campeão foi Breno Turato, com 10s38; na Categoria C – Principiante, quem levou foi João Eduardo Carramachi, média 11s93; e Frederico de Faria Jardim ficou com o título na Categoria Master, 17s37. Todo mundo laçou quatro bezerros.

Assim como em outros anos, a Prorelax Calf Roping também contou com vagas para o poderoso rodeio milionário americano The American. Era cinco vagas em jogo na categoria A – Profissionais; e mais três vagas para laçadores amadores que estivessem lançando na A. Se classificaram: Marcos Gonçalves Jr, Daniel Lopes, Vinícius Custódio, Eduardo Peres e Adenilson Ferreira ‘Buiu’, Marcio Peres, Breno Turato e Gabriel Parizi.

Agradecimentos

A família Peres, todos os anos, fazem questão de agradecer a parceria com as Fazendas Bartira, representadas por Claudio Damasceno e equipe. “Como sempre, eles capricharam na qualidade do gado que trouxeram para a nossa prova. Desse modo, receberam muitos elogios dos laçadores”.

Confira outras notícias sobre Laço Individual no portal Cavalus

Prorelax Calf Roping comemora crescimento de seu evento
Frederico de Faria Jardim

Apesar de todas as surpresas pré-evento, na avaliação dos organizadores, sucesso garantido em mais um ano. “Deus nos abençoou com um dia lindo, sem incidentes e um ambiente, apesar de competição, muito familiar e amigável”, reitera Marcio.

E comemoração foi o que não faltou. Só para ilustrar, como nos anos anteriores, o dia terminou com a tradicional costelada, muito chopp, conversa e risadas. “Nossa gratidão a todos que colaboraram para que o evento fosse esse sucesso, em especial aos laçadores. A prova é pra vocês! “

Para 2020, tudo já está sendo orquestrado!

Por Luciana Omena
Fotos: Miguel Oliveira

Deixe um comentário