Reciclagem para juízes de Laço com treinador americano em São Paulo

O Workshop de Laço Individual foi realizado no Hotel Transamérica Executive, dias 2 e 3 de abril

A Diretoria Executiva da ABQM, juntamente com a Coordenadoria de Juízes Oficiais, buscando sempre melhorar e aprimorar o quadro de jurados da raça Quarto de Milha, trouxe para o Brasil CR Bradley, juiz AQHA, treinador e apresentador de cavalos de Laço, 16 vezes campeão Mundial, para um Workshop, exclusivo aos juízes oficiais da ABQM. Foram dois dias de reciclagem e muito aprendizado. Participaram 30 juízes oficias da ABQM, de diversas regiões do Brasil.

O objetivo da ABQM é o de manter seu quadro de juízes atualizado e bem treinado, visando um padrão de excelência nos julgamentos, tanto dos eventos oficiais como nos oficializados. Segundo informativo, a direção da ABQM não tem medido esforços em trazer os melhores especialistas no mundo para treinar e orientar os juízes. Sob a tutela de Fabricio Pinotti, Coordenador de Juízes da ABQM, somente juízes All-Around e específicos de Laço estiveram presentes.

“Essa foi uma iniciativa muito boa da ABQM e do Brasil, de atualizar mais o quatro de juízes. Foram dois dias, o que nos Estados Unidos geralmente aconteceria em duas horas, então foi bastante proveitoso. Acredito que lá na América precisaríamos de mais seminários como esse. São a melhor forma de preparar juízes e é bastante benéfico para a indústria do cavalo”, disse CR Bradley à nossa reportagem, com ajuda na tradução de Ary Rosa Casemiro Filho.

Ary Rosa, CR Bradley e Fabricio Pinotti

Filho de treinadores de cavalos, CR nasceu em Hilliard, Ohio, e hoje mora em Collinsville, Texas. Seus pais, Clark e Sarah Bradley, eram juízes AQHA e NRHA. Além disso, seu pai e seu avô foram introduzidos no Hall da Fama da NRHA, associação americana do cavalo de Rédeas. CR é ainda sobrinho de Dale Tubesing, um excelente treinador de Laço Individual. O treinador monta cavalos desde os três anos de idade, já foi finalista na NFR, um de seus sonhos. Além de ter uma carreira de sucesso nas pistas, ele escolheu também a veia educativa, quando passou a ser instrutor.

CR frequentou o North Central Texas College, em Gainesville, Texas, onde passou vários anos trabalhando e montando com muitos instrutores de sucesso. Ele também obteve um diploma em Educação Agrícola na Universidade de Oklahoma, a fim de melhorar suas habilidades de ensino para melhor instruir os outros sobre cavalos, equitação e laço.

Ary Rosa, CR Bradley e Cicinho Varejão (presidente da ABQM)

Entre os assuntos tratados pelo americano no workshop, a inserção de dois pontos na avaliação do julgamento da prova de Laço Técnica, que são o grau de dificuldade e a beleza da prova. “O bom cavalo de Laço que facilita as coisas consegue ter uma boa conexão com o laçador. Não tem um ponto importante a falar, tudo é importante, é um conjunto”, destacou CR.

Ele comenta também que durante a formação dos juízes, a orientação é que todas as manobras são importantes e ele considera que se tiver, por exemplo, dois bons cavalos, um tem que ter algo melhor que outro. “Julgar dentro das quatro manobras e enxergar o a mais daquele indivíduo. Na nova planilha que foi introduzida pela AQHA, tem duas citações, que é o grau de dificuldade e a beleza da prova, algo que não tinha em regulamento. Nesse ponto observamos qual cavalo foi o melhor de montar”.

Fabricio Pinotti reforça objetivos do Workshop: “a qualificação do quadro, padronização dos critérios de julgamento e treinamento na modalidade. O palestrante é um dos melhores treinadores nos Estados Unidos, campeão Mundial AQHA de Laço individual e juiz AQHA especifico nessa modalidade. Ter a oportunidade de estar com ele por dois dias consecutivos a nossa disposição, para compartilhar ideias, conceitos, experiências e opiniões, foi gratificante e proveitoso. Temos certeza que todos puderam aprimorar seus conhecimentos. Aproveito para agradecer e parabenizar a Diretoria Executiva da ABQM por ter propiciado a vinda desse profissional ao Brasil, esse intercambio é de extrema importância para todos e principalmente para o Laço individual.”

CR é conhecido por seu positivismo com todos com quem se relaciona, pessoal ou profissionalmente. Ele é 100% dedicado à sua profissão e demonstra seu compromisso com uma forte ética de trabalho, valores morais e uma atitude vencedora. Por seu conhecimento e domínio da modalidade, o workshop foi bastante proveitoso e válido.

CR Bradley já tinha estado no Brasil, apresentando cavalos em Avaré, durante evento da ABQM, e gosta muito da forma como os brasileiros se comportam em pista. “O pessoal laça bem e tem cavalos muito bons, percentual de bons cavalos aqui é melhor que nos Estados Unidos. E a razão é que Brasil cria cavalos para Laço, e lá nós não fazemos isso. Nos Estados Unidos a criação é mais direcionada para Rédeas, Cow Horse, Apartação, e o que não dá vai para o Laço. Aqui no Brasil especificamente para Laço e isso faz a diferença”.

E ele encerra com uma dica: “Dome bem o cavalo, depois treine e ensine o que é correto. As vezes vejo bons cavalos que não são bem treinados.”

Por Equipe Cavalus

Deixe um comentário