Quem esteve no Haras HSG, em São Pedro (SP) durante o Potro do Futuro da Associação Nacional do Laço Individual (ANLI) se surpreendeu com o resultado alcançado pelo treinador Marcos Souza e VPJ Powder POP, filho de Pop Superhorse, e propriedade de Valdomiro Poliseli. O conjunto simplesmente atingiu a marca de 234 pontos, a maior nota da história da modalidade no Brasil, um recorde nacional.
Ao término da prova, Marcos Souza não conteve a emoção e vibrou em pista ao ver o resultado alcançado. Mesmo ainda tendo um laçador para entrar na pista, Sousa tinha a dimensão marca que acabava de realizar.
“Powder tem um brilho próprio, como nós dizemos, ele tem estrela, na verdade, por esses dias ele anda sendo a estrela”, comemorou Marcos Sousa.
A caminhada do conjunto na competição foi impecável. Na classificatória terminaram a laçada com 229 de nota, conquistando o segundo lugar, consequentemente sendo o penúltimo a entrar em pista na final. Ao término da sua laçada os juízes foram unânimes, 78 pontos de cada um, resultando na nota 234.
“Não imaginava de forma alguma essa pontuação. Queria mesmo era ganhar o Potro do Futuro, treino profissionalmente há 15 anos e já marquei algumas notas boas, mas bater o recorde justo no meu primeiro Potro Futuro como campeão é algo inexplicável”, comentou.
Caminhada de Souza e VPJ Powder POP rumo ao recorde
Marcos Souza chegou ao VPJ em abril último e logo iniciou seu trabalho de treinamento com VPJ Powder POP. Segundo o treinador, ele logo observou que o animal tinha algumas dificuldades, mas que com treinamento em poucas semanas conseguiu reverter. “Com a nossa convivência, passei a conhecer o cavalo e como ele gosta de ser treinado. Ele é um cavalo muito simples, objetivo e assim, encaixei meu treino ao temperamento dele e em poucas semanas consegui notar evolução”, relembra.
Para preparar VPJ Powder POP para o Potro do Futuro, Sousa começou a leva-lo para participar de competições menores para que ele pudesse se acostumar aos poucos com a viagem, com as pessoas e assim “ir criando mais maturidade”, afirma o treinador.
Durante o Potro do Futuro da ABQM, Marcos e Diogo Polisseli montaram em VPJ Powder POP. “Chegamos bem no Potro Futuro da ABQM. Powder já tinha viajado e eu sabia que ele não iria se assustar com o barulho e as pessoas ao seu redor. Mas, na minha apresentação eu acabei mandando um pouco mal na barreira, e meu boi era bem rápido, lacei no final da pista e ele acabou puxando um pouco a mais do que precisava”, relembra o treinador.
Mas, com a sua experiência nos seus mais de 15 anos na área, sabia o que fazer para recuperar o animal. “Como a prova da categoria Amador era somente no outro dia, acordei bem cedo e acalmei o Powder no que precisava e assim deu certo, Diogo acertou tudo nele e ainda pegou dois bezerros muito bons”, relembra. O conjunto foi o grande campeão da categoria Amador.
Apoio da equipe foi fundamental
Para Marcos Sousa, parte de todo este sucesso de VPJ Powder POP é mérito dos proprietários do haras. “Toda a família tem muito mérito neste resultado, seja pela criação ou pelo carinho que todos eles têm com os animais e com nós colaboradores. Eu fui muito bem acolhido aqui na VPJ e isso me deu muita confiança para trabalhar, tive total liberdade para fazer o que precisava nos treinamentos”, afirma.
Além de todo o apoio da família VPJ, para o treinador, esta conquista é resultado de muito trabalho. “Eu trabalhei arduamente durante muitos anos, tive dedicação, esforço, aprendizado e resiliência. Fiquei quatro vezes em segundo lugar e este era um grande sonho. Na minha humilde opinião, pra conseguir um mérito desse você precisa acreditar que consegue e entender que isso vai levar tempo, mas que com certeza sua hora vai chegar”, finaliza.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Rodolfo Lesse
Leia mais notícias sobre Laço Individual aqui.