Tie-down Roping

Thiago Mazali entrou de cabeça no Laço Individual

“Meu maior sonho é nunca parar de laçar, mesmo com todas as dificuldades que muitas vezes enfrentamos no meio, e na vida!”

O laçador Thiago Mazali é envolvido no meio equestre desde sua adolescência. Nascido Thiago Augusto Rosada Mazali, 38 anos, é natural de São Paulo/SP, entretanto mora em Pirassununga/SP.

“Comecei no meio equestre por volta dos 15 anos, com cavalos de passeio comuns. Gostava, sobretudo, de estar no meio e cuidar dos animais. Uma vez vi algumas pessoas treinando laço de bezerro e gostei muito daquela modalidade”.

Apesar de ser uma modalidade desconhecida para ele, o interesse foi imediato. “Procurei me informar mais sobre o laço e cada vez ficava mais interessado em aprender”. Dessa forma, através do amigo Jair Fonrozo, seu primeiro incentivador e ‘professor’, começou.

Ante de mais nada, Jair passou a ensiná-lo laçar cavalete. Foi quando comprou seu primeiro cavalo. “Quando estava aprendendo, comprei meu primeiro cavalo Quarto de Milha. Aos 20 anos começava a laçar aquela modalidade pela qual tanto me encantei anos antes”.

Nunca mais parou. Mesmo com uma hérnia de disco e outras dores no corpo, Thiago Mazali se manteve forte. “Nunca fiz curso, sempre treinei com profissionais renomados no laço. Por exemplo, Paulo Saraiva, Marcelo Ferreira, Vivaldo de Brito. Sobretudo, mas recentemente tenho a oportunidade de treinar com Flavio de Oliveira e Hendel de Almeida”.

Desenrolar da história

Estando nesse meio há mais de 18 anos, convivendo com pessoas que gostam não somente do laço de bezerro, mas de modalidades equestres em geral, no ano de 2011 o laçador montou uma loja country.

Dessa forma, além de participar das provas de laço como competidor, sempre monta estande da M e M Moda Country nos eventos.

Nas provas, monta em três cavalos, Farelo, Bioquim Sands e Melodys Woods. Thiago Mazali fala um pouco sobre seus principais títulos. “Minhas principais conquistas no laço de bezerro são: campeão da ARLI (Pirassununga/SP) 2016, campeão do Campeonato Mineiro (CMLB – MG) 2017 e finalista da DivinaExpo (Divinópolis/MG) 2019”.

De acordo com ele, a melhor prova de laço é a Prorelax Calf Roping, no Paraná. Mesmo nunca tendo participado como competidor. “Acho uma competição muito bem organizada, com excelentes oportunidades para os competidores”.

Seu maior sonho é nunca parar de laçar. “Mesmo com todas as dificuldades que muitas vezes enfrentamos no meio, e na vida, quero continuar”!

Em todo esse tempo como laçador, atualmente o competidor vê um grande avanço na quantidade de provas e rodeios da modalidade. Assim como uma atenção maior à organização da forma com acontecem as provas.

Por fim, faz seus agradecimentos. “Agradeço a Deus e a todos aqueles que me apoiam na modalidade, e à M e M Moda Country, que me patrocina nas competições.”

Confira mais notícias no portal Cavalus

Por Verônica Formigoni
Foto: Arquivo Pessoal

X