Em grande estilo terminou neste último domingo (11/6), a 9ª edição da Super Semana do Tambor, organizada pela National Barrel Horse Association (NBHA Brazil), entidade internacional de fomento dos Três Tambores, no Complexo Haras Raphaela, em Tietê(SP). Ao total, foram mais de 400 mil reais distribuídos em premiações aos campeões de várias categorias além da realização do Campeonato Mundial Jovem, Panamericano e Copa dos Estados NBHA.
O Campeonato Mundial de Três Tambores contou com representantes de países como Bolívia, Argentina, Panamá, México, Estados Unidos, Alemanha, Paraguai, Uruguai e Brasil.
Vencedores comemoram vitória na Super Semana do Tambor
Direto do México, os campeões do Panamericano, Pepe Corral e Celeste, não esconderam a emoção pela vitória, que, segundo eles, coroa um trabalho de muita dedicação. “Saímos do nosso país e estamos muito felizes por esse título. A união de todos os países é muito importante por fomentar esse esporte e para que os demais países nos conheçam”, salientou Pepe.
Celeste também destacou a importância dos cavalos durante as provas da 9ª edição da Super Semana do Tambor. “A experiência com cavalos é um pouco complicada por conta do temperamento e agilidade deles. Temos que estar preparados para tudo que possa acontecer, porém com muito empenho, conseguimos bons resultados. Agora a meta é seguir nos preparando com muito empenho para o próximo ano”.
Já, na Copa dos Estados NBHA, ganhou a equipe de Santa Catarina formada pela dupla Hermano Neto e Marilene Conte. “Essa prova é muito importante para fomentar o Tambor pelo Brasil, então a gente fica muito feliz dessa vitória. Nunca imaginei que eu poderia estar aqui e agradeço a todos que nos apoiaram”, comemorou Marilene.
Os campeões do World Youth Championship foram a equipe do Paraguai formada pela dupla Tony Hammes e Gabriela Cristina que também não esconderam a satisfação pelo prêmio. “Achei que não conseguiria, mas batalhei, conquistei e agora estou levando o título pra casa”, vibrou o jovem ao lado da parceira. “É uma sensação inexplicável, já que treinamos dia e noite incansavelmente. Meu pai é treinador e também um grande investidor no nosso talento. Não foi fácil chegar até aqui, mas é uma grande vitória e graças a minha dupla, foi possível conquistar esse título”, reforçou Gabriela.
A sensação de dever cumprido foi compartilhada pelo presidente da equipe do Paraguai, Ernani Hammes.“Estar à frente de uma comissão é uma batalha, fazer campeonato como este aqui na Super Semana do Tambor é uma luta, mas eu sabia que a nossa dupla ia ser forte. Eles se dedicaram e fizeram bonito. É uma alegria imensa” .
O presidente da NBHA Brasil, Abelardo Peixoto, destacou a realização do evento, explicando que, mais uma vez, superou as expectativas de todos os envolvidos. “Tivemos 12 países, 16 estados e 48 jovens participando da Super Semana do Tambor. E foi muito bom ver o Haras Raphaela sempre cheio de pessoas que prestigiaram as provas”, avaliou ela, antecipando que 2024 promete ser ainda melhor. “Vamos comemorar 10 anos, então queremos fazer algo bem bonito e com uma grande premiação”, finalizou.
Mais sobre a prova neste link.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/Matheus Oliveira
Leia mais notícias aqui.