Três Tambores & Seis Balizas

Abelardo Junior conta sua experiência no Distrito Federal

Treinador de Três Tambores começou cedo na modalidade, segue os passos do pai e também já teve experiência nos Estados Unidos

Abelardo Itamar Peixoto Junior, 32, é natural de São Paulo e hoje mora e trabalhar em Arujá, interior do estado. Dessa forma, seu centro de treinamento mantém parceria com o Haras São Jorge, onde estão alojados os atletas de alta performance. Após atuar no Brasil em ‘vôo solo’ e Estados Unidos, Abelardinho fixou por um tempo seu CT em parceria com o Haras Valente Campos, em Brasília/DF.

“Recentemente tive essa experiência muito valiosa. De fato, trabalhei por três anos no Haras Valente Campos, no distrito de Planaltina, Brasília/DF. Uma estrutura maravilhosa para receber os cavalos de competição, sem dúvida”, relembra o treinador.

Ainda de acordo com ele, o Centro-Oeste brasileiro está em franca expansão no quesito provas equestres. “A cada ano com novos criadores e competidores surgem na região. Como o Haras Saquarema, que já é uma lenda em Brasília, conduzido pelo Sr Heleno Lima”.

Assim sendo, Abelardinho também cita o que viveu de perto vendo os núcleos de raça e modalidade. “Todo mundo sempre procurando fomentar o esporte, criando um calendário para que todos acompanhem. É comum a região agregar também os competidores de estados vizinhos como Bahia, Goiás, Minas Gerais”, reforça.

Do mesmo modo, o treinador enfatiza que essa união que os núcleos criaram é de extrema importância para raça Quarto de Milha e o esporte equestre. “Pelo período que atuei por lá, estive, por exemplo, em Rio Verde/GO em um evento muito bem organizado e o nível competitivo da prova muito elevado, com excelentes treinadores e animais”.

Abelardo Junior conta sua experiência no Distrito Federal Treinador de Três Tambores começou cedo na modalidade, segue os passos do pai e também já teve experiência nos Estados Unidos
Ao lado do proprietário do Haras Valente Campos

Carreira

Por sempre acompanhar o pai ao trabalho, desde muito cedo a modalidade Três Tambores faz parte da vida de Abelardo Junior. Filho de um dos maiores treinadores da modalidade no Brasil, Abelardo Peixoto, ele é extremamente grato aos pais por todo incentivo dado em sua carreira.

Como competidor ainda, destaque alguns momentos marcantes como em 2005, quando foi campeão Jovem do Potro do futuro ABQM, montando a ‘máquina do tempo’ Victory Fly VM. Logo depois, em 2007, Abelardinho foi para os Estados Unidos passar um tempo com treinando com Joyce Lommis-Kerneck e Dena Kirkpatrick. Conforme seu relato, período de aprendizado que refletiram bastante no retorno o Brasil, rendendo mais dois títulos de campeão nacional ABQM.

Desde sua primeira oportunidade como treinador de cavalos de Tres Tambores, no Haras HS, em Boituva/SP, ele se desenvolveu, aperfeiçoou suas técnicas e agora compartilha com alunos e clientes sua expertise nos Três Tambores.

Mas, ele não esquece de afirmar, tudo isso fruto da família, que sempre incentivou e apoiou da melhor forma possível. “Meu pai, Abelardo Peixoto, com toda sua experiência e sabedoria, é meu mentor. Estamos sempre juntos procurando aprimorar nossas técnicas de treinamento e buscando o melhor para nossos animais.”

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus