Ana Laura Savini e Eduarda Carrero também foram campeãs; ANTT se reinventou e conseguiu encerrar temporada 2020 com todo glamour que as atletas merecem
Quando a pandemia cancelou todos os eventos, a diretoria da Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT ficou apreensiva. Assim como todo mundo que acompanha o campeonato. Contudo, não ficou de braços cruzados. Entre as primeiras medidas, elaborou um protocolo se segurança para o retorno das competições e planejou. São 17 anos de história e a batalha para que a temporada 2020 fosse concluída sem prejudicar as competidoras seguiu seu curso.
Hoje, logo após realizar a grande final, a sensação é de dever cumprido: “Não há palavras para expressar a satisfação de realizar este evento. Acima de tudo, concluir uma temporada tão cheia de desafios como foi este ano. Esta final foi um grande sucesso, uma prova que entra para a história da ANTT. Não apenas por sua grandiosidade, as bem como por tudo que envolveu a sua realização. Nós da diretoria somos gratas a todos que colaboraram para que este evento acontecesse da melhor forma possível”, se emociona Flávia Cajé, presidente da ANTT.
Portanto, para fechar com ‘chave de ouro’ uma temporada de superação, a final nacional do Circuito RAM Rodeo ANTT aconteceu dias 25 e 26 de setembro. Sem público e com transmissão pela internet, as 25 finalistas deram show na arena coberta do Haras NSG, em São Pedro/SP. Aliás, a diretoria também. Programou um jantar de recepção para as competidoras e seus acompanhantes, entregou back numbers – algo inédito – e já fez o sorteio da ordem de entrada das passadas.
Ana Carolina Cardoso carimba o Tri
A final Organnact Gold Race reuniu as dez melhores do ranking da categoria Feminino. Ana Carolina Cardozo confirmou o favoritismo e conquistou o título nacional pelo terceiro ano consecutivo. Em conjunto com Cromo Down Jet WA, a competidora de Araraquara/SP manteve a regularidade nas três passadas. Entrou na disputa liderando o ranking e venceu novamente a etapa decisiva (50s211) para fechar a temporada com 900 pontos.
Emocionada ao se tornar apenas a segunda competidora na história da ANTT a vencer três campeonatos seguidos, Ana Carolina só agradeceu. Em primeiro lugar ao pai, Wilson Dante Jr., que é seu treinador. Em seguida a seu marido, a todos que a apoiam e torcem por ela. Por fim, dedicou a vitória a sua filha Maria Eduarda Cardozo, que é uma das jovens estrelas da ANTT.
A vice campeã da temporada na Gold Race foi Luana Lima Bastos. A amazona fez história ao se tornar a segunda melhor da temporada com apenas 14 anos de idade. Além disso, exatamente um ano atrás, ela conquistou o título nacional da categoria Mirim. A jovem promessa dos Três Tambores, que é natural de Bataguassu/MS, encerrou o campeonato com 620 pontos e era uma das favoritas quando tudo começou.
Laiz Leite saiu da nona para terminar em terceiro lugar. De Itapira/SP, ela somou ao todo 600 pontos. Em seguida, Donata Prata Volpon em quarto lugar, 550 pontos; Kelly Caroline em quinto, 545 pontos completaram o pódio. A classificação final teve ainda, nessa ordem, Fatiana Ferreira (520 pontos), Letícia do Valle (500 pontos), Lisandra Carvalho (500 pontos), Rafaela Slaviero (455 pontos) e Giovanna Lasmar (420 pontos).
Eduarda Carrero venceu de ponta a ponta
Entre as jovens estrelas da categoria Mirim, o título ficou com Eduarda Carrero. A amazona de Paraguaçu Paulista/SP somou ao todo 530 pontos. Duda, aliás, liderou a categoria durante toda a temporada e na final confirmou seu favoritismo. Em conjunto com Valente, ela também manteve a regularidade e venceu a Final Boots Horse Mirim. Foi campeã da etapa como menor soma de tempos (51s635) nas passadas pelo segundo ano consecutivo.
Maria Manuela Nogueira, de Cravinhos/SP, encerrou a temporada com 460 pontos. Enquanto o terceiro lugar ficou para Olívia Ianez, de Tabapuã/SP, com 380 pontos. O pódio ficou completo com Jullya Vicentini, de Jaguariúna/SP, em quarto lugar, 360 pontos, e Julia Pereira da Silva, de Vargem Grande Paulista/SP, em quinto, com 350 pontos.
Vitória apertada de Ana Laura Savini
Assim como em todas as temporadas, a disputa da categoria Silver Race foi bastante equilibrada. Competidoras classificadas entre 11ª a 20ª posição no ranking da Feminino, passada a passada, sem nada estar definido. Marcando o melhor tempo em duas das três rodadas, Ana Laura Savini foi a melhor da final Rodeio Play Silver Race (50s454). Ela chegou a 605 pontos e garantiu o título.
Em conjunto com B2B Noa Carat Rolls, a paulista de Botucatu tornou-se a mais jovem campeã dessa categoria, com apenas 15 anos. Ana Laura chegou a sua primeira final nacional em segundo lugar. Com a fivela na mão, não escondeu sua emoção e agradeceu a todos que a apoiam em sua carreira. A recordista de finais da ANTT, Thaís Munique, saiu da nona posição e terminou em segundo lugar. Em sua 17ª decisão, a amazona de Votuporanga/SP somou 455 pontos.
Brehna Bazanella (450 pontos ), Heloísa Sá Rezende (420 pontos) e Giovanna Morato (380 pontos), respectivamente, terceira, quarta e quinta colocadas, completaram as cinco primeiras posições. E a classificação final da Silver teve ainda Daniela Andreotti (380 pontos), Mariana Jubran (375 pontos), Gabriela Sávio (355 pontos), Eduarda Peres (340 pontos) e Ana Flávia Belumat (325 pontos).
Protocolo
Sem a presença de público, a ANTT seguiu rigidamente os protocolos de prevenção à Covid-19. Então, os fãs puderam acompanhar a final nacional através da transmissão para a internet. A exclusividade da transmissão foi do aplicativo Rodeio Play, das plataformas do Brasil Rural TV e também do canal Estrelas da ANTT no Youtube. Assim como nas duas outras provas realizadas pela ANTT durante a pandemia, essa também foi sucesso de audiência.
Na pista, as 25 melhores competidoras da temporada disputaram o título nas Categorias Gold Race, Silver Race e Mirim, com premiação garantida para todas as participantes de acordo com a sua colocação final. No total, foram distribuídos mais de R$ 85 mil em prêmios, outro marco importante que mostra o trabalho sério e a valorização que a ANTT dá a modalidade.
Para realizar a final nacional com segurança, a ANTT seguiu uma série de protocolos que fazem parte de uma cartilha desenvolvida pela própria entidade em conjunto com o NBQM. Entre eles, redução da equipe de trabalho e distanciamento social, uso de equipamentos de proteção, higienização e controle de acesso com medição de temperatura.
Temporada ANTT 2020/2021
Sem deixar a ‘peteca cair’, a nova temporada do Circuito RAM Rodeo ANTT terá início já nesta semana. Assim sendo, duas etapas simultâneas estão marcadas para 1° a 3 de outubro. Uma delas é a Live ANTT no Rancho Guadalupe, em Barretos/SP. E as meninas também pontuam em uma Etapa Bônus durante a Copa SGP, no Rancho Faria, em Apucarana/PR.
Todas as informações: www.antt.org.br | www.instagram.com/estrelasdaantt.
Colaboração: Agência PrimeComm
Crédito das fotos: Divulgação/ Adilson Silva – Foto Perigo
Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus