O documento servirá como instrução e apoio ao combate à COVID-19 em provas promovidas por ambas as associações
As provas e rodeios estão parados ainda no Brasil, contudo algumas associações e promotores de eventos do segmento continuam trabalhando. Por isso, a ANTT – Associação Nacional de Três Tambores, em parceria com o NBQM – Núcleo Bauruense do Cavalo Quarto de Milha, criou uma cartilha para aplicação das normas de combate a COVID-19 em provas de Três Tambores.
“Não ficamos paradas, estamos trabalhando muito nos bastidores a fim de retomar gradativamente o nosso esporte. Então, me reuni com diversos profissionais do segmento, entre eles a Sandra Carvalho do NBQM e com o Dr. Hélio Itapema, que fizeram comigo essa cartilha. Procuramos elaborar um manual com normas rígidas a ser seguido em etapas da ANTT e do NBQM”, explica Flavia Cajé, presidente da ANTT.
Antes de mais nada, é bom reforçar que os eventos ainda não foram liberados no Brasil. Porém, a cartilha procura seguir um modelo já adotado na reabertura das provas e rodeios nos Estados Unidos. Em primeiro lugar, sem público. Ademais, os itens presentes na cartilha discorrem sobre segurança, cumprimento de todas as normas sanitárias aplicadas pela OMS e a realização de eventos com responsabilidade. “Queremos manter o fomento dos Três Tambores nesse momento delicado, mas prezando pela segurança”.
Viabilização
A finalização da cartilha foi possível com o trabalho de Flavia, Sandra e Itapema, no entanto, para viabilizá-la da melhor forma, eles contaram com a ajuda de diversas pessoas, incluindo profissionais do meio. Todas as ‘bases foram cobertas’ para que, de fato, o documento englobasse os pontos necessários para que no momento certo haja a liberação de um evento nesses moldes.
Eles, acima de tudo, buscaram incluir um contato de cada modalidade e associação para que fosse uma cartilha abrangente. A ideia é que os demais esportes utilizem o documento como base para adaptar às suas realidades. “Contamos com o cumprimento dessas regras e esperamos obter a volta gradual dos nossos eventos até a tão sonhada reabertura total. Para todos os interessados, a cartilha encontra-se à disposição em nosso site. Usem como modelo, considerando que juntos somos mais fortes!”, finaliza Flávia.
As orientações foram desenvolvidas com base em quatro regras básicas a fim de conter a disseminação do vírus durante as competições:
- Utilização de materiais de segurança (EPIs)
- Distanciamento social com ação para evitar aglomerações
- Higienização pessoal e sanitização de equipamento e ambientes
- O controle de temperatura na entrada de todos os envolvidos no evento
Para ler na íntegra, clique aqui.
Por Luciana Omena
Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus