Essa etapa especial foi a última antes da grande final que acontecerá em setembro
No último fim de semana, a Associação Nacional dos Três Tambores realizou uma Etapa Especial em Araçatuba/SP, durante o 42° Campeonato Nacional da ABQM, a associação que regulamenta a raça Quarto de Milha, valendo pontos para o ranking nas categorias Feminino e Mirim.
Realizado entre os dias 20 e 28 de julho, o Campeonato Nacional da ABQM mais uma vez se consagrou como o maior evento equestre do Brasil. E o maior evento do QM já realizado no país, recebendo os principais animais e competidores da atualidade, batendo recordes de participação e premiação. Foram quase nove mil inscritos e mais de dois mil cavalos e mil competidores em 18 modalidades.
Este foi o segundo ano consecutivo em que a ANTT realizou essa etapa especial durante o evento, consolidando uma parceria de mais de seis anos com a ABQM. “Para a ANTT é uma honra poder realizar novamente uma etapa durante o Campeonato Nacional da ABQM. Agradecemos ao presidente Cicinho Varejão e a toda a diretoria de esportes da entidade, pela parceria em confiança em nosso trabalho”, declarou Silvana Bertato, presidente da ANTT.
Pela categoria Feminino, foram pontuadas as competidoras filiadas e inscritas na categoria Feminina da ABQM, em que a final aconteceu no sábado, dia 27 de julho. Quem pontuou em primeiro pela ANTT foi a atual campeã nacional, Ana Carolina Cardozo. Em conjunto com Cromo Down Jet WA obteve o tempo de 17s006.
Esta foi a segunda vitória consecutiva da competidora, que na terça-feira, apenas quatro dias antes, havia vencido a etapa de Catalão/GO. Com o título em Araçatuba, o quinto na temporada, Ana Carolina segue na liderança do ranking em busca do seu segundo título nacional consecutivo. Sua constância ao longo de mais uma temporada chama atenção.
Montando Mr Gray Zorrero, a paranaense Rafaela Slaviero terminou na segunda posição pela ANTT, com o tempo de 17s470. Ainda entre as cinco primeiras a ponturem para o ranking, Kelly Caroline, que marcou 17s535, com Elvis Ta Fame; Giovanna Balbo, com Game Boy EK, 17s771; e Letícia do Valle, com WV Boogie King Times, 22s595.
Pela categoria Mirim foram válidas todas as provas das categorias Jovens até 12 anos, onde foram pontuadas as melhores competidoras filiadas e inscritas na etapa da ANTT. Também vencendo pela segunda vez consecutiva em quatro dias, Luana Lima Bastos conquistou seu sétimo título na temporada e segue na liderança entre as jovens estrelas da ANTT.
A sul-mato-grossense garantiu a vitória ao marcar 17s881 em conjunto com Mr King Fame. Na sequencia do pódio pela ANTT na Mirim, Maria Fernanda Valentim, com Black Jet Dash, 17s956; Vitória Duarte com Sandy Top ZD, 18s340; Maria Fernanda Souza com Tari Top Cody, 18s504; e Olívia Ianez com Special Dash Leo, 19s781.
O próximo desafio agora será somente a decisão da temporada. Nos dias 13 e 14 de setembro, a ANTT realiza a final nacional durante o Jaguariúna Rodeo Festival. Serão distribuídos mais de R$ 100 mil em prêmios para as finalistas 2018/2019. E ainda um carro ‘zero’ km para a campeã nacional Feminino Gold Race.
A etapa decisiva irá reunir as melhores competidoras da temporada e além do titulo da Gold Race, que é o principal por ser disputado entre as dez primeiras do ranking, também irá definir o título nacional da categoria Mirim e o título da Feminino Silver Race, esse disputado pelas competidoras classificadas entre a 11ª e 20ª lugares no ranking.
A ANTT completa em 2019 16 anos de história, organizando, promovendo, valorizando e defendendo a modalidade Três Tambores nas arenas brasileiras. Fundada em 2003, por um grupo de competidoras, a ANTT se tornou referência no mundo equestre, realizando o campeonato que está a mais tempo em atividade no rodeio nacional.
Fique por dentro: instagram.com/estrelasdaantt.
Colaboração: Agência PrimeComm
Fotos: Divulgação