ATBPA: Superando barreiras em busca da excelência no Tambor e na Baliza no Pará

A ATBPA supera grandes distâncias entre cidades para promover as etapas do seu Campeonato Paraense, impulsionando o esporte no estado

A Associação de Tambor e Baliza do Pará (ATBPA) está fazendo história ao romper as barreiras da distância para fomentar as modalidades equestres em várias cidades do estado. Competidores apaixonados estão se unindo para participar das emocionantes etapas do Campeonato Paraense, apesar das longas jornadas entre as pistas de competição.

“Os competidores estão bem participativos em nossas etapas, apesar das grandes distâncias que percorremos entre uma cidade e outra. Algumas delas estão a mais de 900 km de distância, como é o caso da cidade de Redenção, onde tivemos a primeira prova deste ano de 2023, e a cidade de Castanhal, onde teremos nossa 5ª Etapa e entrega da premiação dos campeões do campeonato”, conta Breno Henry dos Santos, presidente da associação.

ATBPA

O Campeonato Paraense, que atualmente promove seis etapas por ano (oito no ano hípico), está cada vez mais fortalecido, com uma média de 653 inscrições por prova. A média de premiação do campeonato gira em torno de R$ 80 mil, com organizadores e patrocinadores oferecendo prêmios adicionais, como dinheiro e até mesmo motocicletas, tornando a competição ainda mais acirrada.

Ainda segundo o presidente da ATBPA, comparando-se a outros estados, os competidores paraenses estão se destacando no esporte, refletindo o aprimoramento constante de suas habilidades e da tropa. “A ATBPA também planeja expandir o esporte para diferentes regiões do estado por meio de núcleos locais, promovendo provas menores para incentivar aqueles que não podem percorrer grandes distâncias entre as etapas”, pontua.

Enfrentando o desafio das longas viagens devido à vasta extensão territorial do estado, a ATBPA está determinada a levar as modalidades de Tambor e Baliza a todos os cantos do Pará. Os interessados em conhecer mais sobre o esporte e participar podem entrar em contato com a ATBPA pelo WhatsApp (94) 99135-9300 e falar com Alanna ou seguir o perfil oficial da Associação no Instagram, @atbpaoficial.

Por Natália de Oliveira/Revista Tambor & Baliza
Fotos: Divulgação/ATBPA

Leia mais notícias aqui.