Barrel Racing Brasil abriu temporada em prova conceituada no RJ

No formato do campeonato, as etapas acontecem sempre em parceria com grandes eventos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro

Os Três Tambores é a prova mais charmosa do meio equestre e o Barrel Racing Brasil faz questão de enfatizar ainda mais essa alcunha. Realizado nas categorias Feminina adulta e mirim, o BRB se esmera a cada temporada para deixar as competidoras com status de estrela. Brindes especiais ao longo do ano e muitas novidades na grande final são a marca do campeonato.

E foi entre os dias 15 e 17 de fevereiro que aconteceu a etapa de abertura do BRB 2019, no Centro Hípico de Sapucaia, em Sapucaia/RJ. A parceria foi com a 2ª Prova R2L Ranch, que contou ao todo com mais de mil inscrições. “É uma prova que se tornou tradicional no estado do Rio de Janeiro e distribuiu mais de 100 mil reais em prêmios”, conta Débora Castilho, responsável por lançar e tocar o BRB com maestria.

Barrel Racing Brasil
Premiação

Só do BRB, foram um total de 62 passadas, entre classificatórias e final. Após definida parceria com uma determinada prova, o BRB entra na programação como uma categoria especial. Na sexta e no sábado acontecem as classificatórias, disputada entre todas as inscritas. O menor tempo de cada conjunto é levado em conta. Os dez melhores na Feminina e os cinco melhores tempos na Mirim fazem a final.

A final de cada etapa BRB abre sempre a programação do evento no domingo de manhã. E as classificatórias acontecem geralmente nas noites de sexta e sábado, com ares de rodeio. As meninas entram na pista central para uma abertura estilizada e cheia de emoção. “Foi muito legal estamos em parceria pela primeira vez com a Prova R2L Ranch”, ressaltou Débora.

Logo no primeiro dia, o melhor tempo da Feminina foi da competidora Raphaela Moutinho, da cidade de Juiz de Fora/MG, marcando 17s810 com Jamaica Tux Fly. Carine Gowman, que fez uma boa temporada em 2018, chegou perto das ponteiras no ranking final, foi a responsável pelo melhor tempo da categoria no sábado, 17s864 com Once Sana Doc.

Barrel Racing Brasil
Raphaela Moutinho

As duas acabaram sendo as protagonistas da Feminina. “A final bem apertada, a diferença entre as primeiras colocadas era de apenas 0s054, então tudo podia acontecer”. Mesmo marcando o segundo melhor tempo da final, Raphaela Moutinho ficou com a menor soma, 35s752, e levou o título da primeira etapa. Carina foi a melhor da final, o menor tempo 17s915, e assegurou a segunda colocação ao somar 35s779.

No BRB Mirim, o destaque das classificatórias de sexta e de sábado foi da competidora Luciana Motta. Ela montou Vibora Speed, cravando 18s043 no primeiro dia e 18s167 no segundo. Na final seu tempo foi de 18s720, que somado ao seu menor tempo na classificatória lhe deu média de 36s763. A menor soma entre a Mirins e título para ela! O segundo lugar ficou para Maria Eduarda Vaz, 36s955. Duda Vaz foi finalista ano passado, terminando em quinto lugar no ranking geral.

Por hora, Raphaela lidera a Feminina Adulta e Luciana o BRB Mirim. “As duas deram um show até a última passada, foi uma final aperta e bem bonita”, finalizou Débora. Todas as competidoras do BRB terão direito ao descarte de duas etapas para fins de pontuação do ranking geral. Essa é uma forma, segundo Débora, de deixar a disputa pelo título da temporada ainda mais acirrada.

Barrel Racing Brasil
Luciana Motta

A próxima etapa teve que ser remarcada e nova data ainda não foi fechada. Resultados completos no SGP Sistema. Fique por dentro de tudo e participe da temporada 2019 : www.circuitobrb.com.br | Instagram: @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil.

Por Luciana Omena
Fotos: Bruno Carvalho

Deixe um comentário