Brandon Cullins pela primeira vez no Brasil

Clínica de três tambores está sendo realizada pela NBHA Brazil com um grande nome da modalidade a nível mundial

Com o objetivo de trazer inovações e técnicas diferenciadas para a modalidade três tambores, a Nacional Barrel Horse Association (NBHA) Brasil está realizando uma clínica inédita com o treinador e competidor norte americano Brandon Cullins. O evento, que está acontecendo no Haras Raphaela, em Tietê/SP, começou dia 16 de junho e só acaba dia 23. Mas a clínica acaba hoje, dia 18, com 49 participantes no total, sendo 32 ouvintes e 17 montados.

Em entrevista exclusiva para o Portal Cavalus, Brandon Cullins disse que foi gratificante vir para o Brasil e está sendo uma grande experiência trocar informações durante a clínica. “Fiquei muito feliz com o convite da NBHA, eu realmente não esperava tanta gente e esse tipo de intercâmbio faz toda diferença. Treinadores americanos trazendo informações para o Brasil. Assim como os brasileiros levando técnicas e diferentes conhecimentos para os Estados Unidos, entre uma clínica e outra”, explicou.

Em relação à tropa do Brasil, Cullins disse que ficou impressionado com a qualidade dos cavalos. “Em todo lugar, existem animais com uma dificuldade ou outra, mas no geral os cavalos do Brasil são excelentes”, contou o treinador, dizendo também que ele começou a ministrar clínicas de três tambores recentemente e que a ideia é continuar com o repasse de informações. Nesse sentido, ele garante que será um prazer voltar no país.

Brandon Cullins
Tiago Camargo (Diretor de Esportes da NBHA Brazil), Aluísio Marins (UC e tradutor do curso), Brandon Cullins e Abelardo Peixoto (Presidente da NBHA Brazil)

Brandon destacou que a criação do cavalo de tambor foi aperfeiçoada de um modo muito positivo, onde as pessoas buscam genética e qualidade, com isso, as técnicas também inovam. “O cavalo de tambor não é mais o refugo da corrida ou o refugo do trabalho. Com a criação de qualidade com foco na modalidade, os profissionais passaram a buscar também novas técnicas, genética, novos equipamentos e cursos direcionadas para a modalidade”.

O norte-americano falou ainda que gostou bastante da doma feita no Brasil e que os animais além de muito bem trabalhados desde o início, mostram um flexionamento diferente do dele. E que a questão das técnicas utilizadas, valem para o perfil e o estilo de cada um.  “Gostei muito do trabalho desenvolvido com os cavalos de tambor do Brasil. Também admiro as criações, que mostram linhagens e cruzamentos interessantes”, comentou.

E em relação ao flexionamento dos animais, ele afirmou que aqui no Brasil viu que é um pouco diferente do que costuma trabalhar. “Mas não importa, pois cada um tem seu estilo e deve usar o que favorece seu animal, a ideia é sempre somar”, finalizou ele sorridente ao lembrar como adorou a comida brasileira.

Brandon Cullins NBHA Brasil

Brandon Cullins tem ganhos na carreira acima de um milhão de dólares. Já foi finalista duas vezes do The American, tem três títulos do BFA Derby, um do BFA Futurity, um reservado do BFA Juvenile, foi bicampeão do Fort Smith Derby, campeão do Kinder Cup $100,000 Slot, campeão do Lance Graves $50,000 Slot, ganhou suas vezes o AQHA Congress Sweepstakes e duas vezes o AQHA Congress Aberta Junior. E está entre os maiores vencedores de futurities dos Estados Unidos nos últimos dois anos.

O recordista mundial, Evelino Rocha, que marcou presença na clínica, disse estar satisfeito e que esse tipo de evento só contribui para o crescimento do profissional e da modalidade. “Gostei muito do curso, nossa linha de pensamento é bem parecida, sempre buscando acalmar o cavalo. É muito importante trazer novas formas de treinamento com foco principalmente nos bons tratos dos animais. Além de tudo, ele é um cara que monta muito e que com certeza, veio para enriquecer nossos conhecimentos”, confirmou Evelino.

O curso de três tambores com Brandon Cullins abriu a programação da 6ª Super Semana do Tambor, realizada pela NBHA Brazil. Antes das provas começarem, na quarta acontece a clínica de Ferrageamento, ministrada por Fábio Furquim. As competições terão início dia 19 de junho com o test horse, possibilitando o reconhecimento da pista pelos atletas. No dia 20 as demais disputas terão início. Pela primeira, o Brasil vai receber o Pan-americano de Três Tambores Juvenil, com a participação de sete delegações latinas.

Por Camila Furtado
Fotos: NBHA Brazil

Deixe um comentário