BRB chegou ao estado de São Paulo em parceria com o Regional Oeste

Após a realização de seis etapas, faltam apenas as duas últimas e a grande final

O Barrel Racing Brasil chegou ao estado de São Paulo. A sexta etapa da temporada 2018 aconteceu dias 29 e 30 de junho junto à programação da final do Campeonato Regional Oeste de Três Tambores e Seis Balizas, no Haras Raphaela, em Tietê/SP. Foi a primeira vez do circuito no Estado e algumas adaptações foram feitas por Débora Castilho, organizadora do BRB, para que tudo corresse bem.

Pódio da Feminina

“O BRB foi criado em 2012 e a cada ano buscamos melhorar e nos adaptar às organizações dos eventos. Esse ano fomos procuradas por algumas provas em São Paulo e acabamos fazendo essa etapa no Regional Oeste para conhecer e tentar uma adaptação melhor para um circuito completo no próximo ano. Para 2019, a ideia é trazer um circuito completo para o estado de São Paulo, onde as competidoras vão poder acompanhar as etapas durante as maiores provas da região”, disse a idealizadora, que hoje toca tudo sozinha.

Elaborado para fomentar os Três Tambores no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o BRB deu mais um passo na direção do seu crescimento, com toda certeza. Com sucesso nos três estados em que atua a quase seis anos, apresentar o circuito aos competidores paulista, definitivamente, foi algo bastante interessante.

Normalmente, o BRB se encaixa em provas com três dias de duração, mantendo seu esquema de duas classificatórias sexta e sábado e a final no domingo, para as categorias Feminina e Mirim. Como a etapa do Regional foi realizada em dois dias, o BRB mudou um pouco sua característica e funcionou da seguinte maneira: As duas classificatórias aconteceram na sexta-feira, dia 29. “Utilizamos as duas passadas do Tira-Teima para servir como as nossas duas classificatórias, dessa forma poupamos os animais. Quem estava inscrita pelo BRB e não correu o Tira-Teima, se apresentou logo após, na última bateria do dia”, explicou Débora.

Dessa maneira, conseguiu-se manter o descarte de tempos. No BRB, após as duas primeiras passadas, é descartado o maior tempo da competidora e ela tem a chance de ir para a final com o seu menor tempo. São dez vagas. Nessa etapa, descartou o maior tempo entre as duas passadas do Tira-Teima e pelo menor tempo definiu-se as dez finalistas na Feminina e as cinco na Mirim.

Laura Franzolin

Foram 26 passadas valendo pelo BRB, e o menor tempo da classificatória na Feminina foi do conjunto Rafaela Slavieiro com Billy Hexton, 17s359. A competidora é de Curitiba/PR, mas está sempre nas principais provas de São Paulo. No BRB Mirim, a jovem amazona Laura Franzolin, com Sweet Pepper Doc, foi a mais rápida na classificatória, cravando 18s041.

Para manter sua tradição e um dos grandes diferenciais do circuito, no sábado houve uma abertura especial antes da categoria Feminino e também final da etapa BRB. “Chamou a atenção de todos, com com fogo na pista escrito BRB, uma locução especial do Lobo e uma reza emocionante para as competidoras. A nossa característica principal, além de promover mimos especiais para as atletas a cada etapa, é levar o formato dos rodeios para as provas e quisemos manter isso também nessa etapa”.

A grande campeã da sexta etapa foi Rafaela Slavieiro, montando Billy Hexton. Já tinham feito o menor tempo da classificatória e com 17s299 na final somaram 34s658 e levaram o título. O segundo lugar ficou para a representante da casa, Caroline Rugolo, com a soma de 34s819. No BRB Mirim, título também ficou para a favorita, Laura Franzolin e Sweet Pepper Doc.

Em busca de pontos no ranking, as cariocas Thaisa Ribeiro e Ludimila Santiago viajaram para competir nesta etapa. Ludimila havia perdido a liderança após os resultados da quinta etapa e agora a recuperou. Lidera a Feminina com 560 pontos, seguida de perto por Andrea Bosi, com 530 pontos. Na Mirim, a líder é Maria Eduarda Barreiros, com 300 pontos. Laura, que foi a campeã da sexta etapa, aparece em quinto, com 80 pontos.

A disputa segue acirrada e a próxima etapa já está marcada. De 24 a 26 de agosto, durante a RJQM, no Centro Hípico de Sapucaia, em Sapucaia/RJ. Você pode acompanhar o ranking, fotos e todas as informações através do www.circuitobrb.com.br | Instagram @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil.

Por Luciana Omena
Na foto de chamada: Rafaela Slaviero. Crédito: Beto Negrão

Deixe um comentário