Campeonato, que leva o rodeio para dentro das provas, está prestes a encerrar sua temporada 2018
O Centro Hípico Sapucaia e suas ótimas instalações receberam as competidoras do Barrel Racing Brasil para a realização da sétima etapa da temporada 2018. A data das provas foi 24 a 26 de agosto, fazendo parte da programação da primeira etapa da RJQM, prova que teve mais de 1100 inscrições.
Ludmila SantiagoO município de Sapucaia, no Rio de Janeiro, já se tornou tradicional nos esportes equestres por conta da pista coberta, onde acontecem grandes eventos. A associação carioca do Quarto de Milha realiza suas etapas no local, parceira do BRB. “É sempre muito importante estar com a RJQM. E essa etapa contou com uma festa linda de entrega de premiação do campeonato anterior, reunindo as famílias de todos os competidores nessa comemoração”, comentou Débora Castilho, idealizadora e organizadora do BRB.
Criado em 2012, com o intuito de levar para a região de Minas – e que depois se estendeu para Rio e Espírito Santo – um formato diferenciado para as provas, o BRB se prepara para sua última etapa. Pelo circuito, acontecem duas classificatórias sexta e sábado e a final no domingo, para as categorias Feminina e Mirim.
O esquema de disputas do BRB é um diferencial nas provas. É a última categoria a entrar nas noites de sexta e de sábado, recebendo uma torcida muito animada do público presente. A ideia, desde que Débora lançou o campeonato, é levar o formato dos rodeios para dentro das provas. Ter essa vibração toda, abertura especial e uma passada separada das demais categorias. É algo que deixa a competição ainda mais próxima do estilo proposto, que é o rodeio.
E nessa sétima etapa os organizadores registraram, só no BRB, um total de 63 passadas nas classificatórias. Quem obteve o melhor tempo da Feminina na sexta foi a competidora Ludmila Santiago, com Lana San Roper, 17s648. No BRB Mirim, o destaque de sexta foi a competidora Maria Eduarda Vaz, com Mistico Fly, 17s863.
Carine GowmanJá no sábado, a competidora Carine Gowman, montanto Doc Sana Bee, marcou o menor tempo da Feminina, 17s707. E na Mirim, quem levou melhor na noite de sábado foi Maria Eduarda Marques, com Agilita Doc, marcando 17s909.
“Foi uma etapa muito apertada. As meninas fizeram tempos baixos, foi show. Entre as classificadas para a final, da primeira para a quinta colocada, a diferença era de apenas 0s109. E da líder para a décima, eram apenas 0s346 de diferença. O título de campeã da etapa estava ao alcance de todas as finalistas. Foi muito bom de ver”, reforça Débora.
Carine e a mãe após homenagemO sábado dessa etapa também ficou marcado pela homenagem do BRB à Carine Gowman. “O clima que tento dar ao BRB é de amizade. As meninas correram por prazer e pela valorização que procuro dar elas, os mimos, a atenção, todo carinho que eu tento passar para retribuir a fidelidade delas. Sempre que acontece algo que achamos que uma competidora precisa ser acolhida, fazemos uma homenagem a ela na abertura durante a oração”, explica Débora.
Não tem rivalidade que resista a tanto carinho. “Então, sempre que acontece algo ruim ou bom, fazemos uma homenagem para a competidora na hora da nossa oração. E nessa etapa todas as competidoras entraram numa abertura com uma rosa branca para acolher a Carine, que perdeu seu irmão recentemente”. Carine acabou fazendo o melhor tempo da noite e dedicando a vitória ao seu irmão e à toda sua família, com sua mãe presente representando a todos.
No domingo, o BRB abriu a programação do evento às 9h pontualmente com a grande final da etapa. “Como não podia deixar de ser, foi uma final muito apertada”. A grande campeã na Feminina foi Ludmila Santiago, do Rio de Janeiro, que vem fazendo uma boa temporada, com 35s385. Na Mirim, quem venceu foi Maria Eduarda Marques, 36s262.
Ludmila segue liderando o ranking, 690 pontos. Seguida de perto por Andreia Bosi, 640 pontos, terceira colocada nessa etapa, e por Priscila de Castro, 530 pontos, segunda colocada na etapa. Na Mirim, Maria Eduarda Marques também lidera, 380 pontos. Maria Clara Silva não se distancia. Segundo lugar na etapa, também é a segunda melhor no geral, 360 pontos.
“Aproveito o espaço para convidar todas as competidoras e admiradores a acompanhar a última etapa do BRB antes da final da temporada. Será uma etapa decisiva para as competidoras e, com certeza, muito disputada”, finalizou Débora. A data já está marcada: 2 a 4 de novembro, tendo como anfitriões a família do Haras Eternal Pep Dun, Paulo e Luciana, em Capim Branco/MG.
Maria Eduarda MarquesPara efeito de classificação para essa grande final, o regulamento do BRB versa que as competidoras têm direito ao descarte de duas etapas. Ainda, quem participou de 80% das etapas do campeonato 2018 terá 30 pontos de acréscimo ao ranking geral. Ou seja, nada está decidido!
Você pode acompanhar o ranking, fotos e todas as informações através do www.circuitobrb.com.br | Instagram @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil. Os resultados completos da etapa encontram-se no SGP Sistema.
Por Luciana Omena
Fotos: Bruno Carvalho e Miguel Oliveira