Final de semana foi recheado de emoções em busca de confirmação das finalistas da temporada 2019

“As competidoras estavam empenhadas em buscar os últimos pontos para a classificação geral e foi uma etapa bem apertada e disputada até a última passada”, conta Débora Castilho, idealizadora e organizadora do BRB – Barrel Racing Brasil.

A sétima e última etapa regular da temporada 2019 do BRB – agora só tem a grande final – aconteceu entre 1° e 3 de novembro, junto com a terceira etapa da Copa AMCT. Os competidores e seus cavalos aportaram no Haras Eternal Peppydun, em Capim Branco/MG.

No formato do campeonato, que esta prestes a concluir seu sétimo ano, as etapas acontecem sempre em parceria com grandes eventos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De acordo com o esquema de disputas do BRB, o diferencial para provas é que tudo acontece como nos rodeios.

Na sexta e no sábado, o BRB é a última categoria a entrar, com arquibancada lotada e uma abertura especial. Portanto, na programação das provas em que o circuito está inserido, acontecem duas classificatórias sexta e sábado e a final no domingo, para as categorias Feminina e Mirim.

Acompanhe mais do BRB no portal Cavalus

Marina Monteiro

Para chegar à final, após as duas primeiras passadas, é descartado o maior tempo da competidora. Tendo a ordem total com os menores tempos de cada uma, dez ganham vaga para a decisão na Feminina e cinco na Mirim. O resultado é definido em função da soma do tempo da classificatória e o da final.

Sétima etapa

Na sexta feira, 1°, a competidora de Sete Lagoas/MG Marina Monteiro se destacou fazendo o melhor tempo. Pela categoria Feminina ela se apresentou em sua égua Carolina Dashin ID e marcou 17s579. Marina, que não conseguiu acompanhar todas as etapas, estava em busca de pontos para ficar entre as cinco primeiras colocadas.

Já na Mirim, Luciana Motta, focada em se manter disparada na liderança do ranking geral, cravou o menor tempo da primeira noite. Com B2B Lady Opera cruzou a fotocélula em 17s685.

Rapahela Moutinho, que disputa o título de 2019, marcou o melhor tempo da noite de sábado, 2. Montando em Jamaica Tux Fly, anotou 17s527. Pela Mirim na segunda noite, o destaque foi da competidora Maria Eduarda Vaz, 18s115, em Mistico Fly.

No domingo, o BRB abriu o último dia de competição com uma final muito apertada e cheia de surpresas e reviravoltas no ranking geral. “As competidoras estavam super nervosas e ansiosas para fazer uma prova boa e sem erros”, reforça Débora.

BRB encerra temporada regular e parte para a final
Luciana Motta e Duda Vaz

“Qualquer erro naquele momento poderia atrapalhar a colocação no ranking geral. Era a última chance de carimbar vaga na final. Então, cada uma competiu não só para a disputa da etapa, como também tinham que pensar ns pontos que almejavam para a classificação final”.

Quem marcou o melhor tempo da Feminina foi Amanda Sales, em Designer Fedex, 17s892. M esmo não fazendo uma somatória para ganhar a etapa, conseguiu pontos significativos para um salto no ranking geral.

Nesse formato de etapa, o que vale é a constância, portanto a campeã foi Marina Monteiro, 35s653. Já no BRB Mirim, a disputa foi apertada, mas quem seguiu na liderança foi Luciana Motta com a somatória de 36s171.

Ranking

Com o título da sétima etapa, Marina passou de sétimo para terceiro no ranking geral da Feminina, com 380 pontos. Quem chegará à final liderando é Rapahela Moutinho, 600 pontos, mesmo tendo penalizado nessa etapa e ficado em oitavo lugar.

Raphaela Moutinho

A carioca Fernanda Ventura disputa ponto a ponto com Raphaela. Pelo segundo lugar na etapa, conseguiu se aproximar ainda mais da líder no ranking. Ela entrará na disputa da temporada em segundo lugar, com 570 pontos.

Só para ilustrar, Raphaela e Fernanda estavam empatadas em primeiro lugar. Entretanto, Raphaela acompanhou 80% do campeonato e ganhou uma bonificação de 30 pontos. Justamente o valor que as separa na classificação.

Luciana Motta tem 500 no ranking de Mirim e é a favorita ao título desse ano. Maria Eduarda Vaz vem em segundo, 350 pontos; com Maria Eduarda Marques em terceiro, 170 pontos. Classificaram para a decisão as dez melhores na Feminina e as cinco na Mirim.

Conforme Débora informa, a etapa final ainda não tem data marcada. “Estamos aguardando confirmação da RJQM, mas provável que aconteça em Fevereiro de 2020, no Centro Hípico de Sapucaia.”

BRB encerra temporada regular e parte para a final
Luciana Motta

Resultados completos no SGP Sistema. Fique por dentro: www.circuitobrb.com.br | Instagram: @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil. O ranking geral atualizado você também encontra nesses endereços!

Por Luciana Omena
Fotos: Bruno Carvalho e Beto Rocha

Escreva um comentário