Aos fieis competidores do circuito, mais uma boa etapa no templo do rodeio brasileiro
Não dá para falar de Barretos sem citar a Festa do Peão de Boiadeiro. O Campeonato Barretos, inclusive, é realizado dentro do Parque do Peão, na Hípica onde acontecem as eliminatórias das provas durante o rodeio. Por conta da rotatividade de eventos ao longo do ano, a cobertura da pista foi altamente comemorada. Faça chuva, faça sol, tudo em ordem por lá.
De 5 a 7 de abril, aconteceu a quarta etapa da temporada 2019. Segundo o SGP Sistema, foram feitas 660 inscrições, com 245 animais no evento e 157 competidores. A premiação distribuída para essa etapa foi de R$ 37.985,00. Bons números, considerando que a etapa aconteceu junto ao ZD EK em Avaré e às portas do Congresso Brasileiro da raça Quarto de Milha. Mostra a força do campeonato.
O menor tempo do final de semana foi marcado por Paulo Augusto Cavalheiro Junior, com Blacksmith Fame BG, 17s253 no GP ABQM, do qual foram campeões. Paulinho trabalha no São Raphael Ranch, de Giovane Barroti, que é de Barretos. Ou seja, correndo em casa. Ele voltou recentemente de uma experiência nos Estados Unidos, onde passou cerca de três meses em um rancho por lá e depois competiu no The American.
Claudio Muniz Pereira foi o campeão da Aberta Junior com o segundo menor tempo da prova. Montando ZD Sandy Ta Fame, cruzou a fotocélula em 17s296. De volta ao GP ABQM, o terceiro tempo mais rápido do final de semana foi de Henrique Pedroso da Silva, com Djay Lady. O conjunto anotou 17s351 e ficou em segundo lugar na categoria. Os campeões do Tira-Teima foram Marcio Fabricio Silva Ziglio e Lady Skip Tux, 17s253, superando 53 conjuntos.
Uma das categorias mais disputadas do campeonato, sem dúvida, é a Feminina. Além de reunir um contingente respeitável de competidoras e cavalos, ela leva as melhores classificadas para a final da temporada durante a Festa do Peão de Barretos em agosto. Pela segunda vez consecutiva, a vitória foi de Fernanda Cavalheiro, também representante do São Raphael Ranch. Montando Myfamous Made BG marcou 17s568 para subir ao lugar mais alto do pódio.
“Eu perdi duas etapas, as duas primeiras. A primeira, porque quebrei a costela, e a segunda porque estava chovendo muito e ainda não tinha a pista coberta, então optamos por não levar os cavalos. Então, não posso mais faltar e, graças a Deus, ganhei as duas etapas que fui”, conta Fernandinha. “Apesar de estarmos juntas há um tempo, estava errando minhas passadas com a Myfamous. Meu irmão ajustou o treinamento dela, até trocamos a embocadura, e deu certo”. Ela agora é a sexta do ranking na Feminina.
Natalia Cristina Balasteguin foi a campeã da Amador, montando Ripe Catch Zorreiro. A dupla cruzou a fotocélula em 17s812. Outra pessoa que também está feliz da vida é Maria Paula Wanderley Cavalcante Maia. Com White Wars Agae, 17s906, ganhou a categoria Amador Principiante, da qual foi reservada na etapa passada. Natural de Alagoas e moradora de São José do Rio Preto, ela divide sua aperta agenda entre os trabalhos como modelo, as provas e os rodeios.
Resultados completos, no SGP Sistema. A próxima etapa acontece de 10 a 12 de maio! O Campeonato Barretos também realiza provas de Seis Balizas, Team Penning, Working Penning e Ranch Sorting.
Por Equipe Cavalus
Fotos: Batata Bueno/Sporthorsetv