Clínica internacional no Brasil com Kim Miller Thomas

Evento aconteceu de 26 a 28 de abril, no Haras Raphaela, em São Paulo, organizado pela NBHA-Brazil

A quinta edição da Super Semana do Tambor da NBHA-Brazil começou com essa clínica internacional ministrada pela norte-americana Kim Miller Thomas, treinadora que tem no currículo diversos títulos de provas de potro do futuro e derby nos Estados Unidos, incluindo um campeonato mundial em Oklahoma, campeã WPRA, entre muitos outros. Tendo como intérprete Natasha Marcondes, Kim passou sua experiência para 25 participantes.

Assim que recebeu o convite para vir ao Brasil, ela ficou bastante empolgada, pois tinha muita vontade de vir conhecer o nosso País e ministrar uma clínica. Kim já conhecia o Brasil, pois seus amigos Joyce e David Stinson sempre falaram com ela sobre os Três Tambores daqui e também tinham apresentado a ela alguns brasileiros. Kim também já treinou cavalos nos Estados Unidos que depois acabaram sendo comprados e vieram para o Brasil, como a Rocket Ta Fame. Então o sonho de vir pessoalmente ela alimentava há algum tempo.

Para os alunos desse curso, ela trabalhou de tudo um pouco, mas focou mais em correção de problemas. “Eu os encorajei a trabalhar mais na correção de problemas do que na velocidade em si”, conta Kim. Poder ter seu cavalo ajustado por uma campeã com experiência no berço da modalidade com certeza foi uma oportunidade única.

A dica valiosa que Kim pode passar sobre o fator mais importante que um cavaleiro de Três Tambores precisa ter em mente para ser bem-sucedido, ela diz que cavalos dão muito trabalho e eles precisam confiar 100% na pessoa que os monta. “Penso que devemos ser cuidados com os nossos cavalos, eles precisam confiar em nós, não podem ter medo da gente. E isso requer muita paciência e consistência no seu treinamento”.

Kim ficou muito impressionada com a paixão que os brasileiros têm e também muito animada em ver a vontade que todo mundo teve em aprender. “Fiquei surpresa de forma positiva com a qualidade dos cavalos e a forma como eles foram domados e treinados”. Para encerrar, ela deixou uma mensagem: “Tenho um slogan – Smooth Is Fast – que sempre digo para todas as pessoas. E é essa mensagem que deixo aos brasileiros: quanto mais suave for a sua passada nos Três Tambores, mais veloz você vai ser!”

A programação da 5ª Super Semana do Tambor NBHA-Brazil, que teria ainda provas em diversas categorias e formatos, como Campeonato Brasileiro; Festival Jovem; Seletiva para o 2º Campeonato Mundial Jovem; NBHA Challenge Brazil; 1° Torneio Paraequestre, Clube dos 16 Segundos, dois leilões e um ciclo de palestras sob as temáticas Embocaduras, Bem-estar Animal e Selas e Desempenho no esporte, acabou sendo adiada na tarde desta segunda. O comunicado foi feito pelo presidente Abelardo Peixoto e visou o bem-estar dos conjuntos, que teriam dificuldade com o deslocamento pelas estradas, racionamento de combustível e ração para os animais.

“Foi uma decisão muito difícil de ser tomada, já que planejamos e executamos esse evento há meses, mas pensamos somente nos nossos competidores, na família do Tambor da NBHA-Brazil, no bem-estar dos atletas e seus cavalos, levando em conta o momento crítico que o Brasil vive”, diz o comunicado. Competidores de mais de 16 estados e até de fora do Brasil compreenderam a decisão e apoiaram a NBHA- Brazil. A nova data ainda será informada.

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: Alberto Guerra/Diretor de Marketing NBHA-Brazil

Deixe um comentário